IESI

Como acessar

Laboratórios

Enfermagem e Fisioterapia do IESI: MEC avalia os  Cursos da Saúde do IESI e destaca as  coordenações, estrutura laboratorial e corpo docente.

Os cursos de Enfermagem e Fisioterapia, do Instituto de Ensino Superior de Itapira – IESI, receberam nos  dias 18, 19 e 20 de novembro à visita de reconhecimento do Ministério de Educação e Cultura – MEC. Este procedimento ocorre em virtude da formatura das primeiras turmas do IESI, o que valida e consolida para Itapira e região a excelência em ensino superior do Campus da Saúde, localizado à Rua Comendador João Cintra, 546, Centro.

O relatório final emitido deu-se com louvor, uma vez que os destaques em notas de avaliação ficaram por conta do corpo docentealtamente qualificado, da estrutura única e diferenciada da região de laboratórios de práticas básicas, clínicas e de informática, bem como da grade curricular que favorece a progressão do auno ao contato com a profissão escolhida, por meio de atividades práticas supervisionadas e do programa de estágio totalmente inovador para os dois cursos. 

A missão do IESI

Reconhecendo a crescente importância do conhecimento para a formação de sujeitos e para o processo de desenvolvimento da sociedade, o IESI pretende produzi-lo articulando o ensino com a extensão a partir da análise da realidade social, econômica, política e cultural local, buscando compreender melhor e mais profundamente a realidade que seu egresso irá contribuir para transformar. Nesse sentido, esta Instituição tem como diretriz uma formação que combina e equilibra o desenvolvimento técnico e humanístico e que promove a visão sistêmica do estudante.

Não obstante, o processo de formação do profissional deve abranger uma série de compromissos com a realidade social enquanto sujeito partícipe de sua construção qualitativa, ao mesmo tempo em que assumirá o exercício profissional na direção da resolução dos problemas locais e regionais.

Para realizar essa missão, a Instituição também parte da necessidade de que, enquanto agência promotora de educação superior, deva ser possuidora de uma política de graduação rigorosa, sólida e articulada organicamente a um projeto de sociedade e de educação.

Enfermagem e Fisioterapia do IESI: Formação diferenciada

Os cursos de Enfermagem e Fisioterapia ministrados pelo IESI caracterizam-se por sua concepção moderna e abrangente em consonância com as mais recentes inovações e desenvolvimento da área, com o apoio de laboratórios modernos, que também darão apoio aos demais cursos da área de saúde ministrados pela instituição (Educação Fisica – Licenciatura e Farmácia, já aprovado), além dos específicos para estes cursos.

A formação do Enfermeiro e do Fisioterapeuta deve pautar por uma visão generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Detém visões amplas e globais, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade, capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

Os laboratórios do campus da saúde IESI

Como dito, de forma inédita, o Campus da Saúde do IESI, hoje, possui um conjunto de laboratórios que não deixa nada a desejar aos grandes Centros de Ensino Superior, até mesmo considerando aqueles já consagrados em todo o Estado de São Paulo. O aspecto mais positivo é que nossos laboratórios são liderados por professores doutores e mestres, com titulações de reconhecimento nas suas áreas de atuação.
São quatro laboratórios, com as peças e equipamentos de última geração. O Laboratório de Anatomia possui ambiente ergonômico, amplo e seguro. É adequado aos objetivos dos cursos, atende aos docentes, pois nele são realizadas as aulas práticas das disciplinas Anatomia Geral, Musculoesquelética e Neuroanatomia. As peças sintéticas utilizadas estão em sintonia com o que tem de mais moderno no mundo para o ensino da prática da Anatomia.

Contamos com o Laboratório de Fisioterapia (Cinesiologia) que é voltado para as disciplinas de Cinesioterapia, Cinesiologia, Reeducação Funcional, Avaliação Funcional e Neurologia, onde são disponibilizados todos os recursos necessários para a formação profissionalizante/específica do estudante. Também é voltado para as disciplinas de Recursos Terapêuticos Manuais, Eletroterapia, Termo e fototerapia, Ortopedia, Cardiologia e Pneumologia, onde são disponibilizados todos os recursos necessários para a formação profissionalizante/específica do estudante.

O Laboratório Multidisciplinar atende as necessidades das disciplinas básicas, tais como Biologia, Fisiologia, Histologia, Embriologia, Microbiologia, Bioquímica e Farmacologia. Os microscópios de última geração, integrados a câmeras e equipamento televisivo que possibilitam ao docente explicar em tempo real a prática desenvolvida e os espectrofotômetros para análises de procedimentos bioquímicos clínicos e farmacológicos são equipamentos diferenciais na formação dos nossos alunos.

A reprodução perfeita de uma unidade de atendimento hospitalar é um aspecto a parte que deve ser conhecida pela população. Este é o Laboratório de Enfermagem. Um conjunto de seis leitos, com todos os equipamentos reais que projetam a realidade de vários setores da rotina de um hospital. Os bonecos de procedimentos e segmentos corporais mecanizados dão toda a condição de treinamento e aquisição de confiança para os futuros enfermeiros atuarem nas situações práticas mais diversificadas.

Por fim, temos que falar da Clinica de Saúde de Fisioterapia e Enfermagem. A Clínica iniciou o funcionamento em Setembro de 2013, prestando serviços de atendimento de Fisioterapia individualizado ou em grupo, sem se onerar custos, ou seja, comunidade externa e interna composta alunos e colaboradores do instituto. Com atendimento em ortopedia e neurologia adulto e infantil. O acolhimento dos pacientes na Clínica de Saúde Fisioterapia é feito através de encaminhamentos médicos particulares e/ou através de encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde do Município de Itapira. Desde então foram atendidos 30 pacientes, somando em torno de 120 atendimentos.Os atendimentos são realizados de forma individual ou em pequenos grupos.

Visite o campus da saúde do IESI!
Venha fazer parte da nossa realidade de ensino superior vencedora!

Laboratórios

Multidisciplinar

Fotos Relacionadas

Anatomia

Fotos Relacionadas

Enfermagem

Fotos Relacionadas

Fisioterapia

Fotos Relacionadas

Pedagogia (Brinquedoteca)

Fotos Relacionadas