IESI

Como acessar

Links Relacionados

Eventos

Testes de Concreto Leve com Esfera de Isopor Reciclado

O curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Itapira – UNIESI, levando em conta a sustentabilidade na área da construção civil, promoveu na semana de 10 de outubro de 2018, com os alunos do 6º semestre da disciplina de Materiais da Construção Civil, sob orientação da Profa. Inara Camargo, a dosagem e confecção de Concreto Leve substituindo o agregado graúdo por material mais leve. No caso, os alunos utilizaram o EPS reciclado (Poliestireno Expansível, conhecido popularmente por isopor. Além da prática e do contato direto com o novo material, ressaltou-se que materiais reciclados podem ser incorporados ao setor da construção civil e trazer muitos benefícios como redução no peso da estrutura, baixa condutibilidade acústica entre os andares e melhor isolamento térmico, reduzindo os custos com condicionamento térmico de ambientes.

Além da dosagem e da confecção do concreto, os alunos realizaram o Slump Test e modelagem de corpos de prova para teste de Compressão do Concreto.

Fotos Relacionadas

Engenharia de Produção do UNIESI realiza dinâmica desenvolvida no MIT (Massachusetts Institute of Technology)

Os alunos do 8° semestre do curso de Engenharia de Produção do UNIESI realizaram no dia 05 de setembro uma dinâmica voltada à administração de materiais na gestão da cadeia dos fornecedores. Dinâmicas e jogos aplicados á Eengenharia de Produção são práticas modernas de ensino bastante utilizadas em universidades de renome internacional, a exemplo do “Beer Game” do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Segundo o Prof. Me. Valter Souza, esta é “uma maneira prática e aleatória que permite determinar qual item priorizar no controle de estoque e aproxima o aprendizado de sala de aula a um processo que ocorre na realidade das empresas”.

Fotos Relacionadas

Festa na Casa da Criança Celinda Caldas Sarkis

No dia 06 de outubro de 2018, os alunos do Curso de Direito do Centro Universitário de Itapira – UNIESI, com a colaboração dos alunos do curso de Engenharia de Produção, comemoraram o Dia da Criança promovendo uma festa na Casa da Criança Celinda Caldas Sarkis. O evento contou com o apoio da Associação dos Funcionários Públicos – AFPESP (Hotel Serra Negra), que doou todo o material para pipoca e algodão doce e intermediou a cessão dos brinquedos infantis: tobogã, futebol de salão e cama elástica, por parte da empresa Mundo Diversão. As crianças tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades, como o “concurso de dança” dirigido pelo monitor Vítor, da AFPESP, com a ajuda de alunos “cantores e coreógrafos” e apresentação de violão e saxofone pelo egresso do curso de Direito do UNIESI Adilson Araújo Lins.

O ponto alto do evento foi a atuação do palhacinho e sua auxiliar (ambos alunos do UNIESI). Houve ainda escultura com bexigas, pintura facial e distribuição de lembrancinhas. O evento foi planejado há mais de um mes e ainda nesta semana serão distribuídos brinquedos doados pelos alunos.

Fotos Relacionadas

Palestra sobre Saúde do Adolescente

No dia 04 de outubro de 2018, os alunos do 6º Semestre do curso de Enfermagem do UNIESI ministraram palestra relacionada à Saúde do Adolescente na E.E Júlio Brandão, na cidade de Jacutinga-MG, atendendo à convite da direção da escola e da aluna do UNESI, Fernanda Menogini. O projeto foi acompanhado pelo enfermeiro, Prof. Paulo Preto, responsável pela disciplina "Políticas de Assistência ao Adolescentes". Os alunos Márcio Martins, Valeria P.Vellozo e Estela A. Andrade organizaram o evento que possibilitou uma troca de experiências extremamente produtiva e reflexões sobre as possibilidades de prevenção da saúde do adolescente. A direção da escola elogiou o evento salientando a importância do tema e a qualidade com que foi abordado.

Fotos Relacionadas

Projeto de descarte de medicação correta

Os alunos do curso de Farmácia do UNIESI desenvolveram atividades de orientação à saúde voltadas ao bem-estar e qualidade de vida, tendo como foco o conhecimento e o uso de medicações, a forma de armazenamento e descarte.

Por meio da informação oferecida buscou-se conscientizar a população sobre a importância da adoção de hábitos corretos e saudáveis para obter uma boa qualidade de vida.

Para os alunos, a realização deste projeto propiciou a troca de experiências e a qualificação da formação profissional, abrindo horizontes para um mercado de trabalho dinâmico e ativo.

Para o enfermeiro Paulo Preto e a farmacêutica Jussara Aguiar, organizadores do evento, o sucesso do projeto relacionou-se à soma de esforços entre as instituições participantes e ao incentivo do coordenador do Curso de Farmácia do UNIESI, Professor Paulo Nogueira.

Fotos Relacionadas

Parceria com Entidade Jovem em Ação

Parceria entre o curso de Enfermagem do Centro Universitário de Itapira - Uniesi e Entidade Jovem em Ação qualifica a Prevenção e Promoção á Saúde do adolescente.

Fotos Relacionadas

Teste em Heliodon no curso de Arquitetura do Centro Universitário de Itapira – UNIESI - aproxima alunos da prática

No último dia 20 de setembro, a professora Ana Caroline C. Nogueira desenvolveu testes de conforto ambiental no laboratório do Centro Universitário de Itapira – UNIESI. Os testes proporcionaram conhecimento aos futuros arquitetos sobre como projetar aproveitando a luz solar, trazendo conforto térmico, pois, para tal, precisam entender a posição do sol e como medir as radiações.
O equipamento utilizado foi o “Heliodon”, que faz a simulação dos raios solares e os níveis, além de Teodolito, que auxilia nas medições de altimetria e de planimétrica.
Desta forma, os alunos puderam verificar como podem aplicar e executar tarefas para elaboração de um projeto arquitetônico.

Fotos Relacionadas

UNIESI realiza coleta seletiva e faz doação mensal à ASCORCI

O Centro Universitário de Itapira – UNIESI - realiza diariamente a coleta seletiva de lixo e mensalmente faz a doação para a ASCORCI, Associação de Coletores de Resíduos de Itapira. A separação facilita a reciclagem.​

Fotos Relacionadas

Curso de Engenharia de Produção desenvolve atividades práticas no campus

Os alunos do 7º e 8° períodos do curso de Engenharia de Produção utilizaram MS Project para elaborar um cronograma de um projeto. A atividade fez parte da disciplina Engenharia de Produção Interdisciplinar e seu objetivo foi revelar os conceitos introdutórios desta poderosa ferramenta, muito utilizada em planejamento e gerenciamento.

A ideia faz parte das iniciativas de modernizar o curso de Engenharia de Produção, fazendo com que o aluno seja desafiado a desenvolver atividades práticas em conjunto com a teoria da disciplina.

Também foi criado o desafio aos alunos do 9/10° semestres de Engenharia de Produção para desenvolverem uma ferramenta que os auxiliassem na seleção de materiais. A atividade envolveu pesquisa de materiais, cálculo de resistência, cálculo da soldabilidade; ao final, os alunos apresentaram uma ferramenta gráfica na qual é possível comparar as características mecânicas de diversas ligas

Fotos Relacionadas

Alunos desenvolvem testes em laboratórios do Centro Universitário de Itapira

Os alunos do UNIESI, desenvolveram através da matéria Mecânica de solos testes laboratoriais relativo aos ensaios de limite de liquidez para determinação do índice de plasticidade do solo. Este índice é essencial para cálculo de fundações, programação sob a atenção do professor Rodrigo Pietro Leite.

Fotos Relacionadas

Atividade Educativa Desenvolvida na Clínica de Saúde UNIESI por Acadêmicos do Curso de Enfermagem

No último dia 28 de agosto, foi realizada na Clínica de Enfermagem do Centro Universitário de Itapira - Uniesi - uma atividade sobre qualidade de vida, incluindo “Alimentação e vida saudável” aos pacientes atendidos na unidade.
A atividade foi idealizada e concretizada pelos alunos do sétimo e do oitavo semestres do curso de graduação em Enfermagem, sob coordenação e orientação da Prof. Msc Elaine Ribeiro e da Enfermeira Msc Raísa Camilo Ferreira.
Foram abordados “Os 10 passos para uma alimentação saudável”, que se referem à necessidade da ingestão de alimentos naturais e frescos para preparar as refeições.
Também foi abordada a necessidade de realizar atividades físicas regulares, aderir ao tratamento medicamentoso prescrito e mensurar a pressão arterial e a glicemia capilar com frequência. Os quase 20 participantes relataram que esse momento foi importante para sanar dúvidas e que a linguagem adotada pelos palestrantes foi simples e acessível. Ao final, todos se deliciaram com uma salada de frutas feita pelos próprios alunos.

Fotos Relacionadas

Inauguração de instalações do Campus Santa Terezinha com lançamento de quatro novos cursos superiores

Na noite de sexta feira dia 14 de setembro de 2019 o Centro Universitário de Itapira-UNIESI realizou a sessão de instalação do campus Santa Terezinha com mais de 900 pessoas presentes. O centro conta com 5.000 m2 de área construída, estacionamento, área de convivência, biblioteca, setor Administrativo, sala de Professores, 32 salas de aula climatizadas com lousa panorâmica e recursos áudio visuais, 17 laboratórios e gabinetes de coordenação e trabalho para professores. O evento contou com a presença do Deputado Estadual Barros Munhoz, do Prefeito Municipal Jose Natalino Paganini, da Dirigente de Ensino de Mogi Mirim Prof. Regina Navas Santos, do Presidente da Câmara municipal de Itapira, Sr. Mauricio Cassímiro de Lima, Presidente da Câmara Municipal de Lindoia Bruno Fischer Tardelli, empresários, coordenadores de escolas regionais, coordenadores de curso do Centro, professores e alunos. Também foi apresentado a nova equipe de reitoria do Centro Universitário que passará a ser comandado pela Magnifica Reitora Prof. Dra. Marilia Ancona Lopez, e pelo Vice Reitor Prof. William Antonio Zacariotto.
No mesmo evento foram lançados quatro novos cursos superiores iniciando em 2019: Biomedicina, Educação Fisica (Graduação), Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética e Curso Superior de Segurança de Trabalho .

Mini Curriculum Prof. Dra Marilia Ancona Lopez
Reitora Psicóloga pela Universidade de São Paulo - USP (1964). Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade de São Paulo - PUC.SP (1987). Membro da Comissão de Especialistas de Ensino - Psicologia - MEC (1999). Membro da Comissão do Exame Nacional de Curso - Psicologia -INEP (2000). Membro do Conselho Nacional de Educação - MEC (2002-2006, 2006-2010). Membro suplente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - gov. (2016, 2017). Membro da Academia de Psicologia de São Paulo. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984-2017). Vice-reitora da Universidade Paulista, UNIP, Reitora do Centro Universitário de Itapira (2018).

Fotos Relacionadas

Alunos de Engenharia Civil realizam ensaios em laboratório especializado do UNIESI

Os alunos do 6º Semestre de Engenharia Civil do Centro Universitário de Itapira - UNIESI, sob a orientação da Prof. Inara Camargo, realizam ensaios laboratoriais em agregados. Os ensaios de Massa Específica, Granulometria e Massa unitária são necessários para o cálculo do traço correto do concreto, evitando patologias futuras nas obras. Com esses resultados, os alunos elaboram seus próprios traços e executam o concreto para poder testar a resistência em nossa prensa hidráulica.

Fotos Relacionadas

Curso de Pedagogia do UNIESI realiza projeto em parceria com Museu de História Natural de Itapira

Os alunos do terceiro e quarto semestres do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Itapira - UNIESI participaram de atividades pedagógicas relativas ao projeto de parceria firmado com o Museu de História Natural de Itapira- SP. O projeto desenvolvido na disciplina de Pedagogia Interdisciplinar objetiva o enfoque na educação não formal. A temática abordada é “insetos na cultura popular”, tomando como ponto de partida a relação dos seres humanos com os insetos e a valorização tanto do conhecimento popular como do científico. As atividades estendem-se até dezembro, aos domingos, das 09h00 às 10h00. Seguem as próximas datas: 09 de setembro; 16 de setembro; 30 de setembro; 14 de outubro; 28 de outubro; 11 de novembro; 25 de novembro; 09 de dezembro.

Fotos Relacionadas

Engenharia de Produção do UNIESI promove seminários de metodologias

No dia 28 de agosto de 2018, os alunos do 10º semestre do curso de Engenharia de Produção apresentaram estudos de casos na forma de seminários referentes à disciplina Tópicos de Atuação Profissional. Os temas referiram-se à aplicação teórico-prática de diversos conceitos e metodologias de Engenharia de Produção. A atividade foi desenvolvida pelo Prof. Paulo Henrique da Silva.

As apresentações envolveram aplicação de metodologias de Análise e Solução de Problemas, PDCA, Ferramentas da Qualidade, Lean Manufacturing, Metodologia A3, Pesquisa Operacional e Teoria de Filas. “O trabalho realizado em grupo, além de proporcionar a possibilidade de discussões, debates e trocas de experiências, possibilita também expor ao aluno a vivência prática desses conceitos no dia-a-dia do Engenheiro de Produção”, explica o Prof. Paulo Henrique da Silva.

Fotos Relacionadas

Professora do UNIESI lança livro sobre didática da Língua Portuguesa

A professora Alessandra Gomes Varisco, professora dos cursos de Direito, Pedagogia, Administração e Recursos Humanos do UNIESI, lançou na noite de 28 de agosto de 2018 o seu livro ‘Didática da Língua Portuguesa’ que trata uma gama variada de assuntos acerca da língua portuguesa. O livro presta-se para consultas e estudos para exames em geral e concursos.

Alessandra atua na literatura desde os 13 anos de idade, sendo membro do conselho editorial da revista científica do Uniesi ee colunista semanal do jornal A Gazeta de Jacutinga. Este é seu segundo livro, publicado pela editora Artexpressa, que se esgotou rapidamente no local, mas ainda pode ser adquirido diretamente com a autora ou pelo e-mail alevariscorevisora@gmail.com.

Fotos Relacionadas

Curso de Nutrição realiza exposição em comemoração do dia do Nutricionista

Na semana de 27 à 31 de Agosto de 2.018 aconteceu na área de convivência do Centro Universitário de Itapira- UNIESI, a exposição sobre nutrição esportiva, nutrição clínica, nutrição hospitalar e unidade de alimentação na área de conveniência. As atividades foram desenvolvidas pelos alunos do curso de Nutrição sob a orientação das Professoras e nutricionistas Monica Costa, Thamires Candreva e da coordenadora dor curso Patricia Belini que destacou a excelência do trabalho.

Fotos Relacionadas

Alunos do 1º. e 2º Semestres de Ciências da Computação da Uniesi desenvolvem trabalhos sobre equipamentos eletrônicos e analógicos

Os alunos do 1º. e 2o. Semestres de Ciência da Computação do Centro Universitário de Itapira-UNIESI, apresentaram no dia 24 de Agosto de 2018 nos laboratórios da unidade trabalhos de comparação de componentes eletrônicos e memoria entre os equipamentos analógicos e digitais. O projeto desenvolvido pelo Profº Rodrigo Pietro Leite que permitiu aos alunos integrar a teoria e prática. O curso adota uma perspectiva prática em relação aos conceitos levando em conta as necessidades do mercado de trabalho.

Fotos Relacionadas

Presidente da OAB/São Paulo ministra palestra a alunos e advogados no Centro Universitário de Itapira

Mais de 350 pessoas estiveram presentes no último dia 28 de agosto de 2018, no Auditório do Centro Universitário de Itapira –UNIESI, participando da Palestra ministrada pelo Dr. Marcos da Costa (presidente da OAB-SP Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo). O presidente discorreu sobre a história do Direito e a importância dos advogados na sociedade Brasileira. Dentre os presentes, estavam Dr. Thomaz Antônio Moraes (presidente OAB/SP – Subseção Itapira), Profa. Dra. Denise de Souza Ribeiro (Coordenadora do Curso de Direito do Uniesi), Prof. Dr. Sergio Carvalho de Aguiar Vallim Filho, Prof. William Antonio Zacariotto (vice-reitor do Centro Universitário de Itapira), conselheiros da OAB/SP, professores, advogados e alunos de todos os cursos do Centro Universitário de Itapira. Agradecimentos ao advogado e ex-aluno do UNIESI, Adilson Araújo Lins, pela apresentação musical, que muito agradou aos alunos.

Fotos Relacionadas

Alunos de Direito do Centro Universitário de Itapira – UNIESI – desenvolveram a Cartilha do Idoso​

Cerca de quinze alunos, com a organização geral do aluno Rivael Domingos da Silva, desenvolveram, sob supervisão dos professores do curso de Direito e em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/SP, a Cartilha do Idoso, com base na legislação nacional, visando informar os direitos dos idosos junto à sociedade. Na noite de 28 de agosto, o boneco da Cartilha (pré-projeto de impressão) foi entregue à Comissão do Idoso e ao Presidente da OAB/SP, Dr. Marcos da Costa.

Fotos Relacionadas

Curso de Administração UNIESI divulga resultados das atividades práticas desenvolvidas a comunidade no primeiro semestre de 2018

O curso de Administração desenvolveu atividades práticas supervisionadas, sob a orientação do prof. Rômulo Ferrari e da coordenação do Prof. Bibiano Eloi Junior a qual realizaram parceria de ações entre alunos do UNIESI e as entidades assistenciais

Além de desenvolver uma análise administrativa das entidades sob os aspectos teóricos aprendidos na disciplina de Administração Estratégica, os alunos organizaram campanhas e ações conforme necessidades específicas das entidades escolhidas por cada grupo, utilizando para isto uma das ferramentas de gestão também estudada na disciplina.

Os resultados obtidos por cada grupo comprovam que há diversas maneiras de se ajudar a quem precisa:

  • Doação de 01 violino para a Casa das Artes
  • Doação de 167 quilos de ração para a ONG Anjos sem asas
  • Auxílio no processo de empacotamento e distribuição de 400 feijoadas e 135 sorvetes para a Casa da Criança
  • Doação de 50 litros de óleo e R$ 324,00 proveniente a venda de 18 pães recheados para a ADI (Associação Down de Itapira)
  • Doação de aproximadamente 70 pacotes de bolacha para o Asilo São Vicente
  • Doação de 12 kits de limpeza (detergente,sabão em pó, cloro e água sanitária) para o Reavida de Monte Sião. ​
Fotos Relacionadas

Curso de Arquitetura organiza recepção com título Masp

Após a visita do curso de arquitetura as obras do Masp e pinacoteca no semestre passado a Coordenadora Eliana Cristina Gallo, organizou uma exposição no saguão do Centro Universitário de Itapira sobre a temática MASP. A exposição foi a recepção aos novos ingressantes e a visibilidade de um curso em plena expansão do centro que conta com Laboratórios de última geração e professores altamente qualificados.

Curso de Arquitetura organiza recepção com título Masp


Jornada de Enfermagem

No dia 16 de Junho de 2018, das 08h às 14h foi realizado no campus I a “Jornada de Enfermagem 2018”, que teve como tema central neste ano “O Dia a Dia do Enfermeiro Nas Diversas Esferas da Saúde”.  Esta jornada científica foi promovida pelos docentes e discentes do curso de enfermagem, tendo como público alvo estudantes de enfermagem.

O evento abordou as perspectivas, tendências e desafios dos profissionais de enfermagem nas áreas de saúde coletiva, atendimento pré-hospitalar, atenção à saúde hospitalar, atenção à saúde hospitalar psiquiátrica, gestão de serviços e docência e pesquisa.  Assuntos estes que foram enfatizados através de seis palestras, e oficinas de atendimento pré-hospitalar, oferecendo aos participantes uma maior compreensão do que é “o fazer em saúde” das diversas áreas abordadas neste evento.

A Jornada de Enfermagem 2018, além de discutir temas pertinentes e atuais da profissão propiciou um momento de troca de experiências entre profissionais e alunos, estimulando o raciocínio crítico, além de contribuir com o aprendizado. Permitindo um maior vislumbre da indispensável contribuição de enfermagem no cuidado para com os pacientes, realizada através dos debates acerca dos temas mais relevantes encontrados no cotidiano da profissão. Surgindo a partir daí ideias que direcionam ações de promoção do cuidado, influenciando positivamente os graduandos para sua escolha profissional.

Fotos Relacionadas

Café Pedagógico UNIESI

O café pedagógico do mês de junho/2018  foi realizado pelos alunos do curso de Serviço Social que estão no estágio supervisionado e apresentaram a relevância no debate de  temas como a Saúde Mental e a interface que este profissional tem com as demais políticas na proteção de direitos.

A Importância do Centro Universitário no estimulo e no debate foi de garantir este espaço para fomentar a discussão com profissionais do Serviço Social que integram a rede regional tendo como convidados representantes de Campinas, Itapira, Mogi Guaçu e  Águas de Lindoia, permitindo aos alunos  conhecer a prática e principalmente integrar a formação profissional.

Fotos Relacionadas

Feira das Profissões do Colégio Objetivo de Itapira

O Centro Universitário de Itapira, participou no dia 26 de maio de 2018, da Feira das Profissões do Colégio Objetivo de Itapira- Sp. Mesmo com a greve a Uniesi esteve presente atendendo todos os setores da feira, aliás única faculdade presente.

O evento contou com exposições, roda de conversas, apresentação do curso de pedagogia, cotação de histórias, orientações jurídicas pelo EAJ- Escritório de Assistência Jurídica e orientações do curso de Serviço Social.  Estavam presentes ainda stands do curso de Administração, Arquitetura e Urbanismo e das engenharias Civil e de produção.  O curso de enfermagem, fisioterapia e Farmacia prestou orientações de saúde, descarte de medicamentos e estruturas físicas.O curso de Nutrição esteve presente com oficinas de rotulagem e alimentação.

Também aconteceu uma roda de Conversas sobre computação e uma roda viva para sanar as dúvida dos alunos.

Fotos Relacionadas

Café pedagógico teve mais de 120 presentes para debater Conciliação

No dia 05 de maio de 2018, no auditório do Campus I do Centro Universitário de Itapira-UNIESI, ocorreu mais uma edição do Café Pedagógico promovido pelo Curso de Pedagogia e coordenado pelo Prof. José Antonio Zago. A Prof.ª Cláudia Gamberini Mardones, advogada, mestra e mediadora, trataram sobre a relevância da mediação e conciliação como prática de cidadania e meio de diminuir os conflitos no Judiciário e na Gestão Escolar, para um público de cerca de cento e vinte pessoas, composto pelo Diretor do UNIESI, alunos da graduação e pós-graduação, ex-alunos e professores do Curso de Direito; alunos do Curso de Pedagogia e do Serviço Social; além de vários membros da sociedade civil.

Foi uma atividade muito relevante, e que suscitou diversos debates entre os presentes.

Fotos Relacionadas

Contábeis do UNIESI comemora dia do contabilista com evento

A Coordenação e Professores do curso de Ciências Contábeis do UNIESI – Centro Universitário de Itapira realizaram evento em homenagem ao Dia do Contabilista, comemorado em 25 de Abril. Durante o evento, os professores realizaram palestras relacionadas aos temas: Campo de Atuação, Responsabilidades e Ética do Profissional Contábil; Finanças Pessoais; e, Universo Contábil: Uma visão além do débito e crédito. Estiveram presentes alunos e convidados. No final, houve sorteio de livros e confraternização entre os presentes.

Fotos Relacionadas

Treinamento sobre imposto de renda

Nos dias 17 e 19 de Abril de 2018, os alunos do curso de Ciências Contábeis participaram de treinamento relacionado à Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda - Pessoa Física 2018, onde puderam observar as regras e mudanças apresentadas para este exercício, bem como acompanhar o preenchimento de algumas declarações.

Fotos Relacionadas

Seminário PCP

Na data de 27 de março de 2018 foi realizado o Seminário de Planejamento e Controle de Produção (PCP) dos alunos do 7º/6º semestre do curso de Engenharia de Produção. Com temáticas atuais como a sobretaxa do aço e alumínio dos Estados Unidos, os alunos apresentaram temas de artigos científicos e debate sobre PCP.

Os alunos também promoveram um comparativo do cenário atual, reportando fatos e dados influenciadores nas tomadas de decisões, como por exemplo, a recente sobretaxa nas importações de aço e alumínio anunciado pelos Estados Unidos que fez com que muitas siderúrgicas nacionais revessem a previsão de demanda, fato que atinge qualitativamente no posicionamento estratégico de sua cadeia de suprimentos.

O Seminário foi organizado pelo Prof. Wilkias e foi muito construtivos aos alunos, pois as apresentações geraram debates e discussão de ideias que, agregam cada vez mais para a composição da postura do profissional da área de engenharia diante do mercado.

Fotos Relacionadas

Topografia é na prática em Engenharia Civil

Os Alunos do 5° de Engenharia Civil realizam aula prática de topografia, os quais puderam fazer medições, aferições e verificações junto às mediações do campus Santa Terezinha com o auxilio da professora Ana Caroline Costa.

Fotos Relacionadas

Laboratório de MS Project no curso de Engenharia de Produção

No dia 08 de Março de 2018 os alunos de Engenharia de Produção realizaram uma oficina de MS Project, importante ferramenta que ajudam gestores a iniciarem e executarem projetos de forma rápida e fácil.

O MS Project ou simplesmente Project como é conhecido, é uma ferramenta onde profissionais conseguem gerenciar recursos, custos, criar cronogramas, medir desempenho e analisar toda a estrutura analítica do projeto.

O Professor Valter Silveira foi o responsável por introduzir os conceitos básicos desta ferramenta aos alunos do 9° Semestre de Engenharia de produção.

Fotos Relacionadas

Engenharia Civil realiza experimentos químicos em laboratórios

Os alunos do 5° semestre de ambos cursos, realizaram, no dia 01 de março de 2018, experimentos químicos colocando em prática toda teoria das primeiras aulas do semestre.

Além do bafômetro, que foi executado com a Oxidação de álcool com Dicromato de Potássio, também fizeram a avaliação de um processo de oxidação  pela redução de cobre com ferro.

Fotos Relacionadas

Pedagogia faz contação de história

No dia 27 de fevereiro de 2018, os alunos do 5º semestre de Pedagogia sob a orientação das Profas. Samira M. Schiavon e Alessandra Varisco recepcionaram os calouros do curso com uma atividade de contação de história.

Fotos Relacionadas

Docente do UNIESI realiza lançamento de Livro

No dia 07 de fevereiro de 2018, no auditório do Instituto de Ensino Superior de Itapira – UNIESI, campus Central, o professor do curso de Fisioterapia, Joaquim Antunes Neto, que é doutor em Bioquímica, realizou lançamento da obra “Mecanismos Moleculares das Microlesões Celulares e Adaptação ao Exercício Físico”, publicado pela ArtExpressa Editora. Na ocasião, estiveram presentes alunos do estágio da faculdade, ex-alunos do curso, além de docentes, familiares e convidados do autor.

O docente, na apresentação do livro, aponta que já se passaram vinte anos da defesa de mestrado, na Faculdade de Educação Física, Departamento de Estudos da Atividade Motora Adaptada, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e quinze anos da aprovação em sua banca de doutorado, realizado no Instituto de Biologia, Departamento de Bioquímica, também na UNICAMP. Lembra que, neste intervalo relativamente longo de sua carreira, dedicou-se à docência e às orientações dos muitos alunos que passaram pelas suas disciplinas e grupos de pesquisas. Leciona, ao longo destes vinte e dois anos, as disciplinas de Anatomia Humana, Neuroanatomia, Bioquímica, Fisiologia Humana, Biologia Celular e Molecular, Fisiologia e Bioquímica do Exercício, Patologia e Metodologia de Pesquisa. Publicou  sete capítulos de livros, setenta e quatro artigos e centro e trinta e um resumos de congressos nas mais respeitadas revistas científicas nacionais e internacionais da área de atuação – o estresse -, como The International Journal on the Biology of Stress, Free Radical Biology & Medicine, Journal of Science and Medicine in Sport, Journal of the International Society of Sports Nutrition, Medicine and Science in Sports and Exercise e Revista Brasileira de Medicina do Esporte.

Orientou mais de uma centena de trabalhos de conclusão de cursos e atividades de iniciação científica.

O livro apresenta quatro capítulos, organizados de forma a levar o leitor ao entendimento das estratégias moleculares da célula muscular, desde a instalação de fatores desencadeadores das microlesões, até aos eventos adaptativos que sinalizam uma nova reorganização positiva tecidual. O primeiro capítulo, Bases Moleculares das Microlesões Celulares, aborda a organização do tecido muscular e os agentes estressores mais relevantes para a indução das microlesões. Temas emergentes como o papel dos radicais livres nas ações deletérias celulares e a expressão de proteínas de estresse como indicadoras da magnitude das desordens celulares são destaque neste capítulo. O segundo capítulo, Adaptação Biológica e Treinamento Físico, reconstrói a influência da Teoria do Estresse, implantada por Hans Selye, e a forma como as Ciências do Exercício e Esporte incorporaram os argumentos conceituais sobre estresse na elaboração dos procedimentos metodológicos para melhoria das condições orgânicas frente aos ajustes regulatórios característicos de cada tipo de exercício físico. O terceiro capítulo, Adaptações ao Treinamento de Força, mostra como o estímulo gerado pela tensão nos elementos contráteis pode atuar tanto no desencadeamento das respostas lesivas como um agente fundamental para ativar a atividade do núcleo celular na síntese de proteínas. Por fim, o quarto capítulo, Treinamento Pliométrico: Otimização da Contração Excêntrica, retrata uma categoria de estímulo estressor extremamente utilizada para transformação de força muscular em potência muscular e como os mecanismos intracelulares lidam com um limiar tão tênue entre lesão e adaptação.

Ressaltou que o livro surge para contemplar um ciclo de sua vida muito próspero. O autor conta que já foi homenageado por oito turmas de graduação, como patrono e paraninfo, pelas instituições de ensino superior que passou. Recentemente, em janeiro de 2018, foi paraninfo da terceira turma de Fisioterapia formada pelo UNIESI.

Fotos Relacionadas

Colação de Grau das turmas 2017.2

No dia 12 de Janeiro de 2018, o Instituto de Ensino Superior de Itapira, realizou a colação oficial das turmas 2017.2 dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia, Pedagogia, Serviço Social, Cursos de Tecnólogos em Gestão em Recursos Humanos e Logística.

Foram inseridos 160 novos profissionais no mercado com um diferencial visando à formação pessoal, social, ética e profissional na área afirma o diretor do Instituto, William Antonio Zacariotto. 

Fotos Relacionadas

Alunos do UNIESI recebem prêmio pelo ótimo desempenho

Os alunos que se formaram em 2015 receberam nessa semana a premiação pelo ótimo desempenho. Os alunos que se destacaram pelo comprometimento e pela dedicação obtiveram ótimos resultados e receberam nesta semana prêmios pelo desempenho individual.

Foram premiados os seguintes alunos: Jerusa Bubola (Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos), Klecio José Caetano (Tecnologia Gestão Comercial), Nathalia Morom M Meiken (Direito), Rafael Pereira da Cruz (Tecnologia em Gestão Comercial) e Tatiane Feligatti (tecnologia em Gestão de Recursos Humanos).

Os alunos receberam um Ipod e uma pós-graduação em parceria com a Universidade Paulista-UNIP.

Fotos Relacionadas

Mesa Redonda – Família nos dias atuais

Graduandos de Enfermagem UNIESI - Itapira e Entidade Jovem em Ação Itapira organizaram Mesa Redonda para refletir a Família nos dias atuais.

Na noite do dia 4 de Dezembro de 2017, aconteceu no auditório do UNIESI Campus 1,o evento organizado pelos Graduandos de Enfermagem do sexto período do UNIESI junto com a Entidade Jovem em Ação, propôs através de uma Mesa redonda Refletir a Família em dias atuais.

A mesa foi composta pelos ilustres convidados, Padre Ademir Bernardelli, Pastor Vinicius da Igreja Presbiteriana, a Presidente do CMDCA Ana Maria Nascimento Brunialti, a Mestre e Professora em S. Social do UNIESI Polyana e ao Graduando de Enfermagem Marcio Rodrigues Cruz.

Os participantes que compuseram a Mesa nos deram o privilégio  tratar de um a assunto  delicado, intenso, sério e atual  o perfil da  "FAMÌLIA" em dias atuais
Muitas observações foram levantadas dentro da compreensão de cada um, porem o que ficou como mensagem foi de que “Amor" é o ingrediente principal dentro das relações familiares e o entendimento de que não existe uma Família ideal mais sim a Família real em  dinâmica de acontecimento.

O aprendiz Nicolas da Entidade Jovem em Ação também se em nome dos jovens presentes manifestou e fez algumas argumentações sobre a compreensão de família.

O projeto foi acompanhado pelo Prof. Enfermeiro Paulo Preto responsável pela Disciplina de Políticas de assistência ao Adolescentes ,e organizada pelos  os alunos do 6º semestre de Enfermagem do UNIESI.

Após o termino, o evento foi elogiado pela qualidade e importância, segundo o publico presente formado por pais e responsáveis e convidados presentes representando vários segmentos da sociedade. ​

Fotos Relacionadas

Engenharia de Produção desenvolve concurso de ratoeiras

Os alunos de Engenharia realizaram no dia 02 de dezembro de 2017, a segunda corrida de ratoeiras. A competição envolvia o projeto de carrinhos de corridas movidos pela energia fornecida pela mola de uma ratoeira.

Ao longo do semestre os alunos tiveram que projetar um protótipo de carrinho de corrida, onde a propulsão era fornecida por uma ratoeira. Os alunos tiveram que decidir quais materiais a serem utilizados, como ganhar eficiência alterando a massa do projeto, decidir o tamanho da roda, propulsão traseira ou dianteira e pensar em soluções de como dar maior torque no carrinho.

A ação ajudou a entender os princípios mecânicos que são vistos em sala de aula, além é claro de desenvolver a habilidade interpessoal de trabalho em equipe.

A equipe vencedora obteve 16,76mts de distância composta por Anderson Soares, Júlia Istella, Leticia Ataide da Silva e Wellington dos Santos; 2º colocado com 6,72 mts os alunos (Eduardo Silotto Munhoz, Paulo Sérgio Soares e Timóteo Franco Carvalho) e em 3º lugar com 4,62 Mts (Alex Luis Gnani, Eduardo Henrique, Jefferson Franco da Rocha, Rodrigo Barbosa e Luis Felipe Ribeiro)​

Fotos Relacionadas

Pedagogia do UNIESI discute Direitos Humanos e Prática

O 4º semestre de pedagogia em sua disciplina de Direitos Humanos realizou no ultimo dia letivo uma atividade prática onde os conceitos e Direitos Humanos, Ética, Moral, Liberdade, preconceitos e privilégios foram destaque em um trabalho de Paródia. As letras muito bem elaboradas e com expressões reais de tudo o que estudamos deu voz nas melodias já conhecidas como: Aquarela (Toquinho), Asa Branca (Dominguinhos), Poderosas (Anita), Cheguei (Ludmila) entre outras.

O clima foi de muita descontração e animação com as músicas cantadas por todos.

Fotos Relacionadas

Alunos de Direito do UNIESI apresentam trabalhos de conclusão com alta qualidade

Após terem sido aprovados em banca de qualificação realizada no final de outubro, cerca de vinte alunos do 10º Semestre do Curso de Direito defenderam seus trabalhos de conclusão de curso, tendo como examinadores, os Professores Antonio Carlos Ribeiro, Cláudio Henrique Bueno Martini, Cecília Nogueira Stefanini, Cristiane de Sousa, Fernanda Parentoni Avancini e Denise de Souza Ribeiro, os quais se dividiram em três bancas.

Com temas variados, envolvendo Direito Constitucional, Direito Previdenciário, Direito Penal, Direito de Família e Direito da Internet, dentre outros, os alunos demonstraram grande esforço de pesquisa e fizeram apresentações muito detalhadas, com destaque para o emprego de uma visão mais moderna do Direito e da defesa das minorias.

Fotos Relacionadas

UNIESI recebe visita de alunos

Alunos da EE Prof. Padre Longino de Mogi Guaçu, conheceram as instalações do novo campus do UNIESI no dia 29 de novembro de 2017.

Fotos Relacionadas

Alunos da EE Prof. Pedro Ferreira Alves de Itapira-SP, conheceram as instalações do novo campus do UNIESI no dia 21 de novembro de 2017.

Fotos Relacionadas

Alunos da EE Prof. Fenizio Martini de Itapira-SP, conheceram as instalações do novo campus do UNIESI no dia 20 de novembro de 2017.

Fotos Relacionadas

Alunos da  Escola Estadual Coronel Venâncio de Mogi Mirim conheceram as instalações do novo campus do UNIESI no dia 14 de novembro de 2017.

Fotos Relacionadas

Alunos da  ETEC João Maria Estevanato de Itapira-SP conheceram as instalações do novo campus do UNIESI no dia 14 de novembro de 2017.

Fotos Relacionadas

Alunos da  Escola Estadual Julio Brandão de Jacutinga-MG conheceram as instalações do novo campus do UNIESI no dia 14 de novembro de 2017.

Fotos Relacionadas

Alunos do Ensino Médio do Pedro Ferreira Cintra visitam o UNIESI no dia 13 de novembro de 2017.

Fotos Relacionadas

Alunas de Pedagogia desenvolvem brinquedos educativos para práticas em aula e doam brinquedos para UFBS de Salvador

Os alunos de Pedagogia fizeram um projeto nomeado: “Construindo o Brincar - Mãos que ajudam” dentro da proposta pedagógica da disciplina “Jogos e brincadeiras na infância” do 2º semestre do curso. Foram construídos brinquedos baseados na estrutura da teoria de Jean Piaget e suas fases do desenvolvimento infantil. Os brinquedos foram doados para as crianças quilombolas do sertão da Bahia em uma parceria com a UFBS/Salvador e uma cópia foi deixada na Brinquedoteca do UNIESI.

A elaboração e supervisão do projeto foram realizadas pela professora e coordenadora Mara Fernanda e da professora Tristana Cezaretto. O capricho e a elaboração dos grupos merece total destaque. ​

Fotos Relacionadas

Direito do UNIESI realiza novo simulado do Júri no fórum de Itapira

No dia 31 de outubro de 2017, os alunos do primeiro ao décimo semestre apresentaram no fórum local, mais uma edição do tradicional Júri Simulado.

O Júri Simulado tratou de uma tentativa de homicídio, em que um ex-marido, motivado por ciúmes, desferiu dois golpes de faca em sua ex-esposa.

A equipe de defesa composta por quatro advogados tentou alegar lesão corporal grave, mas a equipe de três promotoras conseguiu demonstrar que havia ocorrido a tentativa de homicídio, como também teria sido qualificada pelo feminicídio, o que levou após a decisão dos jurados, que as duas juízas proferissem uma sentença condenatória de onze anos e oito meses em regime fechado.

Agradecimentos à Juíza Dra. Hélia Regina Pichotano e a chefe da administração do fórum, Sra. Vânia da Rocha, pela cessão do salão do Tribunal do Júri, inclusive para ensaios; ao Presidente da OAB local, Dr. Thomas Antonio de Moraes, pela cessão das becas; aos funcionários do UNIESI, Nucilei e Sr. Raimundo pelo apoio para a realização do evento; e aos professores e demais alunos, que prestigiaram a apresentação, inclusive como jurados, com a usual e animada presença do Prof. Roberto.

Parabéns aos alunos pelo ano inteiro de dedicação para exercer brilhantemente o papel de testemunhas, escreventes, policiais, oficiais de Justiças, advogados, promotores e juízes.
Fotos Relacionadas

Seminários de Governança corporativa discutem pontos fortes e fracos no mundo

Os alunos do 8º. Semestre de Administração apresentaram no dia 20 de novembro de 2017 um seminário abordando os principais tópicos da governança corporativa no Brasil, nas Américas, Europa, Ásia e África.  Nas apresentações foram discutidos quais são os modelos adotados pelos principais países de cada continente, os pontos fortes e fracos, a cultura, a regionalidade e as formas de adoção e gestão da governança nos Países.

Fotos Relacionadas

Alunos do ESO visitam as dependências do UNIESI

Os alunos do 8º semestre de Administração apresentaram no dia 20 de novembro de 2017 um seminário abordando os principais tópicos da governança corporativa no Brasil, nas Américas, Europa, Ásia e África.  Nas apresentações foram discutidos quais são os modelos adotados pelos principais países de cada continente, os pontos fortes e fracos, a cultura, a regionalidade e as formas de adoção e gestão da governança.

Fotos Relacionadas

Atividades práticas de direito são audiências de instrução e julgamentos

No dia 01 de novembro de 2017, a turma dos 5º e 6º semestres do curso de Direito, dividida em seis equipes, apresentou suas Atividades Práticas Supervisionadas (APS).

Tratou-se de audiências de instrução e julgamento civis simuladas, que versaram de temas diversos, como alimentos, guarda de filhos, indenizações e relações de consumo. As equipes desenvolveram, de forma muito eficiente, os trabalhos que envolveram testemunhas, serventuários da justiça, advogados, promotores e juízes.

Tão relevante foi a prática, que uma das equipes repetiu a apresentação no Dia da Família, organizado pelo UNIESI, em 11 de novembro de 2017.

Fotos Relacionadas

Semana de Estudos Administrativos e Humanos do UNIESI

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2017 foi realizada a Semana de Estudos Administrativos e Humanos para os alunos dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos. O evento contou também com a participação dos alunos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil. O evento teve a participação de cerca de 300 estudantes por noite.

As temas abordadas foram: E-commerce no Brasil e no mundo, O Mercado Exterior, Marketing e Comunicação, Relações Interpessoais e Coaching.

Fotos Relacionadas

Não seja Bixo no trânsito 2017 – é UNIESI na campanha por respeito no Trânsito 

No último dia 11 de Novembro de 2017, aconteceu nas dependências do campus Santa Terezinha o Dia da Família, que contou com o evento "Não Seja Bixo no Trânsito", cujo foco foi desenvolver uma campanha em respeito à vida. Os alunos do curso de Engenharia de Produção e Engenharia Civil desenvolveram um circuito para crianças. Os alunos do curso de Pedagogia desenvolveram carrinhos e brinquedos para que as crianças pudessem simular um dia no trânsito.

A Campanha que é desenvolvida há anos no UNIESI busca uma melhoria no transito e no respeito ao pedestre e à vida. Este ano a campanha teve a participação da Etec João Maria Stevanatto da cidade de Itapira.

A palavra "bixo" se escreve com x mesmo pois é "bixo na faculdade". Significa a troca do trote por uma ação pedagógica.

Fotos Relacionadas

Dia da Família do UNIESI

No dia 11 de Novembro de 2017, foi realizado nas dependências do campus Santa Terezinha o “Dia da Família”. O evento contou com a celebração de um ato ecumênico e colaboração dos alunos de diversos cursos.

Fisioterapia apresentou aparelhos criados pelos alunos para auxiliar nas atividades de pacientes. Enfermagem realizou medição de pressão, campanha para banco de leite e amamentação. Farmácia indicou como deve ser realizado o descarte correto de medicamentos. Pedagogia desenvolveu brinquedos e uma exposição a respeito do curso. Direito realizou um simulado de audiência e práticas jurídicas. E Engenharia Civil e Engenharia de Produção realizaram um circuito de trânsito.

A Etec esteve presente participando em conjunto aos alunos do UNIESI nas atividades de campanha de trânsito.​

Fotos Relacionadas

Alunos da Escola Estadual Antonio Caio realizam visita no UNIESI

Fotos Relacionadas

Alunos da ETEC fazem estudo no laboratório de Bromatologia do Curso de Nutrição

Os alunos da Etec- João Maria Stevanatto da cidade de Itapira, estiveram no dia 08 de novembro de 2017 nas dependências do Campus Santa Terezinha do Instituto de Ensino Superior de Itapira-UNIESI, desenvolvendo atividades no laboratório multidisciplinar de Bromatologia acompanhados da Professora Juliana de Freitas, dos professores da ETEC e da Coordenadora do Curso de Nutrição Patricia Elaine Belini.  Com os conteúdos aprendidos em Química na Etec puderam fazer análises de leite, cenoura e farinha.

A coordenadora do curso de Nutrição ficou impressionada com o conteúdo aprendido pela escola e destacou os pontos positivos dos mesmos na interação, profissionalismo e dedicação aos quais a ETEC tem formado seus alunos.

Fotos Relacionadas

Jogos e Brincadeiras

No dia 31 de outubro de 2017, foram desenvolvidas atividade de práticas supervisionadas na disciplina Jogos e Brincadeiras do curso de Pedagogia.  Brincar é uma experiência, complexa, variada e de vivência. A importância do brincar está ligada ao desenvolvimento infantil e também para a formação do educador.

Por meio das Brincadeiras desenvolvemos capacidades importantes tais como, imitação, memória, imaginação, orientação espacial e outras?.

Fotos Relacionadas

V Jornada da Saúde da Fisioterapia: Ciência e Emoção

O curso de Fisioterapia do UNIESI realizou, de 25 a 28 de outubro de 2017, a sua V Jornada da Saúde, com o tema “Ensino e Ciência na Fisioterapia”. O evento teve organização da Profa. Mônica Furquim de Campos, coordenadora do curso de Fisioterapia, e do Prof. Dr. Joaquim Antunes Neto. A abertura do evento ocorreu com a palestra “Ciência na Sala de Aula e a Emergência da Complexidade”, proferida pelo Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Júnior, professor titular da pós-graduação da UNIMEP. Na sequência, a Profa. Ms. Thaís Delfino ministrou “Pilates e uma Visão Clínica: Raciocínio Clínico Fisioterapêutico”.

No dia 26, o início da noite foi de grande emoção, em virtude da homenagem póstuma ao professor Orlando Roberto de Campos Júnior, que atuou na Instituição entre 2012 e 2014. Professor Orlando faleceu de forma trágica em um acidente que deixou 22 vítimas fatais, no estado do Espírito Santo. Estiveram presentes sua mãe, irmã, sobrinha e cunhado, que foram recebidos pelo Prof. Dr. Joaquim Antunes Neto, o qual apresentou a trajetória do docente no UNIESI para os alunos que não o conheceram. Após, o Prof. Ms. Thiago Folador falou sobre o amigo, ressaltando as qualidades de um dos grandes profissionais de nossa região. Por fim, houve a homenagem da formanda Kaylayne Freitas, aluna da última turma na qual atuou o Prof. Orlando, recitando uma poesia de seu pai, do livro "Sintonia Cósmica", o também saudoso médico Dr. Sérgio de Freitas. A aluna da primeira turma de Fisioterapia do UNIESI, Laís Okamoto, encerrou a cerimônia cantando lindamente a canção “Hallelujah”, de Leonard Coen, levando os presentes às lágrimas.

Ainda no dia 26, deu-se continuidade às palestras “Métodos e Recursos Terapêuticos Utilizados na Encefalopatia Crônica da Infância (Paralisia Cerebral)” e “Benefícios da Equoterapia no Paciente com Encefalopatia Crônica da Infância (Paralisia Cerebral)”, ministradas de forma integrada pela Prof. Ms. Mônica Cristina Paulo Andrade e Fisioterapeuta Edgard Parreira Feresin, respectivamente.

No dia 27, foram mais duas palestras: “Marketing e Empreendedorismo para Profissionais da Saúde“, ministrada pelo empresário Antônio Carlos Fernandes, proprietário da empresa Fisio Fernandes. O Prof. Ms. Harlei Couto Paes finalizou a noite com a palestra “Uma Visão Global da Fisioterapia Esportiva”.

No sábado, dia 28, a Jornada foi encerrada com o Workshop “Estabilização Lombar Utilizando o Método Pilates”, com a participação da Fisioterapeuta Letícia Flávia Satin Rodrigues. As 60 vagas foram preenchidas, confirmando o sucesso do evento.

Fotos Relacionadas

Debates acirrados sobre guarda de adolescentes - É advocacia na pratica simulada

No dia 18 de outubro de 2017, alunos do 1º/2º Semestres do Curso de Direito fizeram a apresentação de suas Atividades Práticas Supervisionadas.

Sob a orientação da Profa. Alessandra Gomes Varisco, e mediados pelas Profa. Denise e pela Dra. Jaqueline Silva, a classe foi dividida em duas turmas para o debate em torno da guarda de um adolescente.

Enquanto uma equipe defendeu que após a morte da mãe do rapaz, a guarda deveria ser deferida ao avô materno; a outra entendeu que deveria permanecer com a companheira de sua mãe, que auxiliou em sua criação desde a mais tenra idade.

Usando de recursos de argumentação e objeções de uma tese a outra, cada equipe demonstrou grande preparo e potencial argumentativo.

Parabéns aos alunos e Profa. Alessandra; e agradecimentos especiais à Dra. Jaqueline da Silva, advogada militante e membro da OAB em Jacutinga, que veio especialmente para auxiliar na apresentação.

Fotos Relacionadas

III Estudos Pedagógicos com o tema Escola Democrática, patrono Anísio Teixeira

O curso de pedagogia do UNIESI desenvolve o trabalho visando contribuir com a formação de nossos alunos para a construção de profissionais responsáveis e inovadores. Tendo como temática “Anísio Teixeira” que acreditou   que a educação é o canal capaz de gerar as transformações necessárias para a realidade brasileira e sua modernização.

Segundo o autor: "Como a escola visa a formar o homem para o modo de vida democrático, toda ela deve procurar, desde o início, mostrar que o indivíduo, em si e por si, é somente necessidades e impotências; que só existe em função dos outros e por causa dos outros; que a sua ação é sempre uma transação com as coisas e pessoas e que saber é um conjunto de conceitos e operações destinados a atender àquelas necessidades, pela manipulação acertada e adequada das coisas e pela cooperação com os outros no trabalho que, hoje é sempre de grupo, cada um dependendo de todos e todos dependendo de cada um".

A semana aconteceu em outubro e todos os alunos do curso, professores, e a comunidade acadêmica participaram efetivamente afirma a coordenadora Mara Fernanda Alves Carvalho.

Fotos Relacionadas

Enfermagem realiza a “Sexta Feira da Saúde” com a temática “Ser Enfermeiro”

No dia 27 de outubro de 2017, aconteceu nas dependências do Campus UNIESI Santa Terezinha, o evento “Sexta Feira Saúde” organizado pelo Curso de Enfermagem. Na noite foram realizadas duas palestras discorrendo sobre a profissão, pensando no sentido e razão.

O evento iniciou com a palestra “ Quando a Escolha pela Profissão toca o Coração” ministrado pela Psicóloga Marina Caversan de Oliveira; após o Prof. Doutor Tiago Cristiano de Lima apresentou a temática “SER ENFERMEIRO” visando as perspectivas futuras da profissão.

A coordenadora Camila Parentoni finalizou completando a necessidade de ética, amor e dedicação total a profissão, uma das visões do curso que gerencia.

Fotos Relacionadas

Primeira semana de Saúde do Curso de Farmácia

A primeira semana de Saúde do Curso de Farmácia aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro de 2017, realizada nas dependências do Campus UNIESI Santa Terezinha.

O evento contou com palestras relacionadas a formação do profissional do Farmacêutico: 
Regulador Affairs - Regulamentação entre as Industrias Farmacêutica e a Agência Governamentais, ministrada pelo advogado Mestre Antônio C. Ribeiro e pela Farmacêutica e Cosmetologia Bruna Zangelmi Sartoreli; que discorreu sobre "Farmácia Estética".

Após realização do evento os participantes avaliaram a proposta da Semana de Saúde como um momento de aperfeiçoamento e aprendizagem significativa. O coordenador do Curso Paulo Nogueira discorreu sobre o envolvimento dos farmacêuticos e o trabalho realizado na comunidade.

Fotos Relacionadas

I Estudos Acadêmicos de Pedagogia do UNIESI

Os trabalhos apresentados pelos alunos do curso de pedagogia do UNIESI na semana de 18 a 22 de setembro de 2017, refletem pesquisas realizadas na área da Educação, produzidos por alunos de Pedagogia.

Todos os trabalhos, entretanto, têm em comum a contínua busca de respostas para as questões que afetam a Educação de nosso país, contribuindo, assim, para o amadurecimento do pensamento científico e acadêmico de nossos alunos. 

Fotos Relacionadas

14ª Semana Jurídica do UNIESI

Na semana de 28 de Agosto à 01 de setembro de 2017, foi realizada a 14ª Semana Jurídica do Curso de Direito do Instituto de Ensino Superior de Itapira.
Iniciou-se com uma palestra do Assessor Jurídico do Tribunal de Justiça de São Paulo e Prof. Rodrigo Pardal sobre o AS VELOCIDADES DO DIREITO PENAL, através da qual os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as novas tendências nesta área do Direito.

No segundo dia, o Prof. William Antonio Zacariotto, diretor do UNIESI, nos brindou com a palestra intitulada VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA APRESENTAR ALGO EM PÚBLICO, ocasião em que os alunos receberam noções básicas sobre apresentações em geral, as quais já têm sido utilizadas por eles nos trabalhos desenvolvidos em sala e certamente serão aplicados inclusive futuramente em entrevistas de trabalho.

Em continuidade aos trabalhos, a Dra. Adriana Maria de Fávari Viel, advogada e presidente da Comissão Estadual do Idoso da OAB/SP discorreu sobre as principais tendências nos cuidados com os idosos e seus reflexos legislativos, através da palestra denominada O SÉCULO DO ENVELHECIMENTO; ocasião em que mencionou a parceria realizada com os alunos do UNIESI para a elaboração de uma Cartilha sobre o Direito do Idoso a ser lançada em breve na sede da OAB/SP.

Nesta mesma data, fomos brindados com o lançamento do livro Bacia do Alto Paranapanema: Direitos Fundamentais ao Desenvolvimento Sustentável e Controle da Erosão do Solo pelo  Prof. José Antonio Tibúrcio, titular da disciplina Direito Processual Penal no UNIESI,  o qual doou um exemplar para a biblioteca.

Continuando a jornada de palestras, o Dr. Adib Kassouf Sad, advogado e membro da Diretoria da CAASP, fez uma palestra sobre COMPLIANCE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, através da qual em total interação com os acadêmicos discorreu sobre os limites éticos da gestão pública e privada. Nesta data contamos com a participação de alunos do Curso de Administração, acompanhados pelo Prof. Jonathas Tognolo.

Encerrando a jornada, tivemos pela terceira vez a presença do advogado e Presidente da XX Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP, Dr. Marco AurélioVicente Vieira, que discorreu sobre um tema bastante novo e polêmico que é a AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA,o que foi muito bem recebido pelos alunos, que ainda foram brindados com um exemplar do Estatuto da OAB/Código de Ética e Disciplina, que o palestrante carinhosamente distribuiu para os acadêmicos. De destacar-se que a composição da mesa nesta data foi realizada com a presença de ex-alunos, todos advogados militantes.

De destacar-se a presença de autoridades locais, em especial da 95ª Subseção da OAB, através de seu presidente, Dr. Thomaz Antonio Moraes, que muito auxiliou na divulgação; e do advogado e Coordenador-geral dos Cursos de Direito da Graduação e dos  Cursos de Pós-graduação⁄EAD, da Universidade Paulista (UNIP), Dr. Sérgio Carvalho de Aguiar Vallim Filho.

Agradecimentos especiais para o Judiciário local, que através da Juíza Dra. Hélia Regina Pichotano e da funcionária Sra.Vânia da Rocha  cederam o espaço do Tribunal do Júri para a realização dos trabalhos, bem como à Editora Habermann, através de seu representante Kalu,que doou diversas obras para sorteios todas as noites; bem como ao Curso Preparatório Damásio, através de seus representantes Fabiana Guarnieri Vedovello e Mário Vedovello Neto, pela usual parceria.

Também necessário agradecer os professores do Curso de Direito e funcionários do UNIESI, que muito trabalharam para a realização do evento, e em especial aos alunos da graduação e pós-graduação pelos comparecimento maciço e participativo a todas as palestras.
Fotos Relacionadas

Engenharia recebeu palestras de renomados engenheiros nacionais

No dia 13 de Setembro de 2017, o curso de Engenharia Civil recebeu dois importantes nomes da Engenharia para realização de palestras.

O Engenheiro Gunnar San Martin, há mais de 20 anos responsável por consultoria técnica da empresa ATEX do Brasil, ministrou palestra sobre Lajes Nervuradas, da concepção das formas até a execução em obra.

O Engenheiro Rafael de Faria, Diretor da TecPlaner, discursou sobre planejamento e controle de obra, atualizou os alunos quanto aos novos métodos de controle de prazo, custo e qualidade na construção civil. Explanou também sobre o Qualitab, aplicativo que vem auxiliando cada dia mais nas obras.

No final da palestra, foram sorteados aos alunos livros trazidos pelos engenheiros, e também distribuídos materiais de apoio para a palestra​.

Fotos Relacionadas

UNIESI participa de Feira de Profissões do Objetivo Itapira

No dia 19 de agosto de 2017, o UNIESI esteve participando da Feira de Profissões do Colégio Objetivo da cidade de Itapira. Na Feira os representantes do UNIESI apresentaram o Instituto e os alunos de Direito e Fisioterapia também participaram. O  Núcleo de Práticas Jurídicas falou sobre proteção e distribuiu cartilhas. Professores e coordenadores explicaram aos participantes da Feira sobre os principais cursos e profissões.

Fotos Relacionadas

Curso de Direito do UNIESI entrega cartilha a Presidente estadual dos direitos da Pessoa Idosa da OAB - SP

No dia 21 de agosto de 2017, a Presidente da Comissão Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/SP, Dra. Adriana Maria de Fávari Viel, acompanhada de mais dois membros da Comissão, Dra. Daniela Colli Luiz e Dra. Sandra Regina Rossi, estiveram no campus I do UNIESI para assistir a apresentação das pesquisas efetuadas por alunos voluntários do quarto e oito semestres do curso de Direito, que em parceria com a mencionada Comissão estão elaborando uma Cartilha sobre os Direitos dos Idosos.

Nesta ocasião ainda contamos com a breve presença dos Professores Antonio Carlos Ribeiro e Cláudio Henrique Bueno Martini, que passaram para cumprimentar a todos.

A Comissão fez várias sugestões e elogiou o trabalho dos alunos, que foram orientados pela Professora Fernanda Parentoni Avancini e ainda receberam grande material de pesquisa da Professora Cecília Nogueira Stefanini.

Haverá uma revisão geral e inclusão das sugestões recebidas, e em breve ocorrerá o lançamento da Cartilha na sede estadual da OAB, com a presença de todos os alunos colaboradores: Adauto Roberto Pinto, Alan Calixto de Souza, Alessandro Alves da Silva, Larissa Reis Cordeiro, Luiz Carlos de Souza, Luiz Soares, Marcos Tadeu Martuci Camargo, Mariana de Lima Alves, Tainan Martins da Costa, Vinícius C. de Moraes Fragoso(8ºsemestre) e Elisângela Simoneti de Lima Ferreira, Édina Aparecida Ferreira de Oliveira,  Maria Cláudia Zancan (4º semestre).

Destaque para o aluno Rivael Domingos da Silva (4º semestre), que além das pesquisas, fez lindas ilustrações.

Fotos Relacionadas

Deputado Barros Munhoz e Prefeito Jose Natalino Paganini visitam novo campus do UNIESI 

No dia 11 de agosto de 2017 no período da manhã, o Deputado Estadual Barros Munhoz, o Prefeito José Natalino Paganini e vereadores visitaram as obras do novo campus do UNIESI localizado na Rua Santa Terezinha no Bairro dos Prados. 

Fotos Relacionadas

UNIESI terá novo campus com mais de 5.000 m2 de área construída

“Os alunos estarão no novo campus entre agosto e setembro de 2017”

O Instituto de Ensino Superior de Itapira terá um novo Campus, com mais de 5.000 m2 de área construída, que abrigará grande parte dos cursos atuais e as futuras.  O local contará com 30 salas de aulas, 17 laboratórios de altíssima qualidade, área administrativa, biblioteca, sala de estudos, área de convívio, cantinas, Xerox e estacionamento próprio com acesso pela Rua Santa Terezinha ou pela Rodovia Sp. 147 km140, 7.  O Instituto manterá o campus I na avenida Rio Branco para um curso, cursos em modo a distância, pós-graduação presencial e semipresencial, clinica de Saúde, escritório jurídico e auditório para eventos.

O UNIESI foi fundado em 1999 mantido pelo Centro de Estudos Superiores de Campinas, e teve a sua primeira turma iniciada em 2.000 com o curso de Administração de Empresas,  tem como missão "investir em um processo de ensino e aprendizagem que capacite os seus egressos a atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência, para formular, sistematizar e socializar o conhecimento em suas áreas de atuação". O instituto conta hoje com 20 cursos, sendo 14 de Bacharelado (Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direto, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social e Turismo); 2 cursos de licenciatura (Pedagogia e Educação Física) e 4 cursos tecnológicos (CST Comércio Exterior, CST Gestão Comercial, CST Gestão Recursos Humanos, CST Logística) com 1.618 Alunos.  

O  Instituto detém duas outras parcerias com a Universidade Paulista , graduação semipresencial e a distância (120 alunos)  e pós graduações presenciais e semipresenciais (  59 alunos) nas modalidades de Administração e Negócios (Mba Controladoria em Empresas, MBA Planejamento Contábil e Tributário), MBA Gestão Recursos Humanos, MBA Gestão Empresarial e MBA Gestão da Qualidade e produtividade) ; Ciências da Saúde (Fisioterapia Dermatofuncional e Gestão em Saúde) ;  Ciências Exatas (Engenharia de Segurança de trabalho ); Ciências Jurídicas (Direito Empresarial , Direito Penal e Direito processual ); Ciências Multiprofissionais (Violência Doméstica contra crianças e adolescentes); Educação(Psicopedagogia Institucional e Docência em Ensino Superior) ; Enfermagem (Enfermagem em Uti ) , Fisioterapia ( Fisioterapia respiratória) e Tecnologia da Informação (Engenharia de redes e sistemas de telecomunicações e MBA em Desenvolvimento de Software Web), totalizando 1.528 alunos.  
O Instituto atualmente tem 87 professores e 45 colaboradores, conta com atendimento a população efetuado pela Clínica de Saúde (atendimento de fisioterapia), pelo Escritório de Advocacia Jurídica que desenvolve práticas Jurídicas, Empresa Junior de Administração e biblioteca com mais de 30.000 títulos. O Instituto conta com 1.486 egressos da região.

Ao longo do seu trabalho foram criados núcleos com a finalidade de aproximar alunos, corpo docente e sociedade. O Núcleo da revista institucional, já tem a revista on line e está na terceira edição sob o nome de CONSCIESI, contanto com trabalhos dos alunos, docentes e toda a comunidade acadêmica regional; o Núcleo afro descendente desenvolve atividades de valorização da cultura afro descendente; o Núcleo de apoio pedagógico e psicopedagógico vem desenvolvendo trabalhos de apoio aos alunos; Núcleo de atendimento ao Espectro autista cujo foco é a integração do autista junto ao instituo; Núcleo de extensão com cursos extra curriculares para alunos e comunidade; IAP Instituto de acompanhamento profissional do Egresso, permitindo a participação de ex alunos junto ao instituto; e o nivelamento que permite on line a integração dos alunos no ingresso a faculdade.

As políticas de afro descendência, meio ambiente, sustentabilidade, responsabilidade social  e acessibilidade são amplamente respeitadas e tratas em todos os projetos políticos pedagógicos visando a maior integração possível com a sociedade.  O Instituto está engajado ainda em projetos multidisciplinares de educação de transito junto a sociedade (Não seja Bixo no transito), ações de meio ambiente (projeto casa limpa e Mutirão de plantio e limpeza); simulações nas áreas de saúde e de direito (tribunal do júri e conciliações); eventos de discussões de educação; e seminários locais e regionais.

1618 Alunos Egressos do UNIESI:

  • Administração 605
  • Ciências contábeis 120
  • Ciências da computação 28
  • Direito 328
  • Enfermagem 28
  • Fisioterapia 36
  • Gestão Comercial 111
  • Gestão Em Recursos Humanos 173
  • Logística 12
  • Pedagogia 167
  • Serviços 9
  • Turismo 1
  • Pós Graduação em Administração: 73
  • Graduados pela UNIP EAD
Fotos Relacionadas

Projeto de TCC de aluno de Ciências da Computação usou  Arduíno em educação de Transito

O projeto de conclusão de curso de Ciências da Computação do aluno Dimas Neto do  Instituto de Ensino Superior de Itapira abordou a criação de um sinal de transito com o uso do Arduíno  e programação sob a orientação do Prof. Daniel Nicolini. O projeto foi iniciado em 2016 e testado com crianças na semana de transito de Itapira-SP e foi um sucesso.

Além do desenvolvimento do Hardware, foram desenvolvidos as rotinas de programação e o funcionamento como um todo.

Fotos Relacionadas

Alunos de Farmácia do UNIESI desenvolvem trabalho sobre descarte de medicamentos

Com o Tema: Logística Reversa sobre o Descarte Correto de Medicamentos em Locais Especifico e a Prevenção do Meio Ambiente, os alunos do primeiro Semestre de Farmácia 2017 do UNIESI   finalizaram  o trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas desenvolvendo uma Pesquisa, Tabulação e Interpretação de dados. O foco foi promover uma reflexão sobre o descarte dos medicamentos  que sobraram ou que estão sem uso.

Segundo o Coordenador do Curso o Professor Doutor Farmacêutico Paulo Nogueira, a motivação e o encantamento dos alunos foram contagiantes e superou a expectativa proposta, envolvendo vários segmentos da sociedade, levando a um pensar diferente sobreo assunto, e propondo uma mudança de postura relacionado a Qualidade de vida e saúde e preservação do Meio Ambiente.​

Fotos Relacionadas

Café Filosófico abordou É possível ensinar virtudes?

No dia 10 de junho de 2017,nas dependências da Casa da Cultura da cidade de Itapira-Sp, foi realizado o último café pedagógico do 1º semestre letivo de 2017 do Instituto de Ensino Superior de Itapira.  O tema desenvolvido foi: “É possível ensinar virtudes?“, e recebeu o Prof. Ms. Luis Marcos Ferreira.

O tema trouxe a oportunidade de refletirmos sobre nosso papel nas construções das virtudes e quais os fundamentos filosóficos.

Fotos Relacionadas

Alunos de Fisioterapia realizaram atividade junto a Casa de Repouso Allan Kardec

Os alunos do sétimo semestre do curso de Fisioterapia, que realizam estágio na área de Saúde Coletiva na Casa de Repouso Allan Kardec, organizaram uma festa junina na última segunda-feira, dia 19 de junho de 2017 para os residentes que lá são atendidos. Todos os comes e bebes foram levados pelos alunos, que contaram com a colaboração dos alunos do primeiro, segundo e terceiro anos, que também estiveram presentes para já se ambientarem ao campo de estágio.

Foi uma tarde maravilhosa, onde o encerramento de ciclo de estágio foi momento de agradecimento e festa. Coordenaram o evento a Profa. Dra. Suenimeire Vieira e a Fisioterapeuta Luciana Pielen.

Fotos Relacionadas

Trabalho - Ciclo de vida e a Alimentação

Os alunos do primeiro ano de Enfermagem do UNIESI- Instituto de Ensino Superior de Itapira desenvolveram um trabalho sobre o “Ciclo de vida e a Alimentação”, que contou com pesquisa, exposição de banners, vídeos e um debate sobre alimentação.  Em complemento os alunos receberam a nutricionista Leticia Sigolo que ministrou a palestra sobre a Importância de Conhecermos os Rótulos dos Alimentos.

Durante o evento também aconteceu a realização de uma “Salada de Fruta Comunitária” como objetivo de socializar o grupo e os saberes em relação à opção de uma alimentação mais saudável e de garantia na qualidade de vida e saúde.

Fotos Relacionadas

Enfermagem desenvolve atividades de simulação práticas

O curso de enfermagem do UNIESI Instituto de Ensino Superior de Itapira, desenvolveram atividades simuladas ao longo do semestre nos laboratórios próprios do Instituto.

Os simulados foram de prática clinica, atendimento a diabéticos, atendimento a pacientes hipertensos e obstetrícia.

Fotos Relacionadas

Dia Internacional em Memória às Vitimas de Doenças e Acidente de Trabalho

Exibição do Filme “O lucro acima da Vida” Faculdade UNIESI de Itapira

Assim como nos dias  8 e 9 de Maio de 2017, onde foi realizado um evento junto aos Graduandos de Enfermagem e Farmácia do IESI ,no dia 14 de junho de 2017 tendo como parceira a Faculdade UNIESI, Atenção Básica do Município através das ACS – Agentes Comunitária de Saúde e a VISAVigilância Sanitária.

O evento teve como objetivo de refletir a data do dia 28 de abril de junho, o qual hoje é reconhecido como “Dia Internacional em Memória às Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho”, onde  mundialmente este dia é dedicado a memória aos trabalhadores e trabalhadoras que perderam suas vidas em ambiente de trabalho penoso, insalubre e periculoso e os objetivos da VISAT – Vigilância do Trabalhador.

O Filme apresentado retrata  a história do crime ambiental cometido pelas multinacionais  Shell Brasil e Basf S.A. na planta industrial localizada no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia- São Paulo, propondo o entendimento através de uma linha do tempo onde expõe  o período desde antes da denúncia se tornar pública, o cotidiano dos trabalhadores, passa pelas manobras das duas empresas na tentativa de escaparem de responsabilizações e punições, e culmina com a vitória final dos ex-trabalhadores da Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas,e  também, de entidades e pessoas que se somaram a esta luta.

Após a apresentação do Filme foi realizado debate  e discussão sobre o Tema, relacionando a importância de campanha especificas junto as Comunidades com ênfase na promoção e prevenção a Saúde do Trabalhador.
Fotos Relacionadas

Pedagogia desenvolve projetos sobre educação infantil

As Alunas do 2º ano de Pedagogia sob a supervisão da Prof. Valquiria desenvolveram projetos para serem aplicados na Educação Infantil. Os projetos foram compostos de itens reciclados e aderiram as necessidades fluentes das crianças em higiene, meio ambiente e vida.

Fotos Relacionadas

Alunos de Direito defendem trabalhos de TCC

No dia 06 de junho de 2017, os alunos Aline Juliane Oliveira de Souza, Fábio Cristiano Delavia e Rodrigo Macedo de Oliveira, defenderam oralmente suas monografias, perante a Banca composta pelos Profs. Cláudio Henrique Bueno Martini, Fernanda Parentoni Avancini e Denise de Souza Ribeiro.

Já no dia nove de junho, os alunos Amanda Maris Martins, Maiara Rubim de Toledo e Luiz Otávio de Carvalho, defenderam oralmente seus trabalhos junto à Banca composta pelas Profas. Cecília Nogueira Stefanini,  Cristiane de Sousa e Denise de Souza Ribeiro.

Todos foram aprovados e merecem muito sucesso nesta nova etapa de suas vidas​.

Fotos Relacionadas

Palestra sobre Educação de Trânsito

UNIESI ministra palestra sobre educação de trânsito na ETEC João Maria Estevanatto na semana de Logística.

O UNIESI participou com palestras na semana de Logística da ETEC João Maria Estevanatto , ministrando palestra sobre educação de Trânsito, ministrada pelo Prof. William Zacariotto. Na palestra foram abordados as infrações de trânsito, as posturas na direção e a necessidade de mudança de cultura. Em um debate aberto com a participação dos alunos pode-se perceber o quanto são comprometidos os alunos da Etec ressaltou o palestrante.

William relatou ainda que se for necessário estamos a disposição das escolas para debater o assunto com os alunos uma necessidade real atualmente ​.

Fotos Relacionadas

Palestra sobre Atendimento em Primeiro Socorro agita e encanta Alunos de Farmácia

Uma palestra realizada pelo Enfermeiro  e Instrutor de Urgência e Emergência Marcos Andre Theodoro, finalizou com chave de Ouro as Atividades proposta pela disciplina de Primeiro Socorro aos alunos de Farmácia.

O evento aconteceu na noite do dia 6 de junho de 2017, contando com a participação ativa e o envolvimento dos participantes junto ás propostas interativa do palestrante e diante da qualificação do processo de ensino e aprendizagem através do exercício das praticas de salvamento, discussão e reflexão do atendimento em Suporte Básico de Vida. 

Fotos Relacionadas

Visita técnica na Base/Sede do SAMU de Itapira

Os graduandos do 5º. Período de Enfermagem realizaram visita técnica na Base/Sede do SAMU de Itapira, buscando ampliar o conhecimento Técnico através do contato prático e de troca de experiência com a equipe de profissionais que atuam na unidade.

A visita está vinculada a disciplina de Pratica Gerencial de Enfermagem, e tem como objetivo qualificar o profissional Enfermeiro em relação a Gerencia e Administração em Unidades de Enfermagem.

Segundo o Professor Enfermeiro Paulo Preto a escolha do SAMU ocorreu pela forma organizada e sistematizada com a qual hoje ele é reconhecido, e de como fez a diferença nas mudanças proposta no contexto de saúde e de como mudou a história dos APH -  Atendimento Pre Hospitar.​

Fotos Relacionadas

Alunos de Enfermagem realizam Visitas Técnicas em serviços de Saúde e Meio Ambiente em Itapira e Cidades da Região

Durante a segunda quinzena de Maio de 2017, os Alunos de  ENFERMAGEM  UNIESI ITAPIRA do Primeiro período, realizaram Visitas Técnicas em setores do Meio Ambiente, Estação de Águas e Vigilâncias em Saúde das cidades de Itapira, Socorro, Águas de Lindóia, Jacutinga e Monte Sião.

O evento esteve ligado à Disciplina de Saúde AMBIENTAL e Vigilância Sanitária e as visitas Técnicas  qualificou ainda mais o processo de ensino aprendizado através das praticas e rotinas especifica a cada serviço
Fotos Relacionadas

IV Semana do Serviço Social

O Instituto de Ensino Superior de Itapira promoveu a IV Semana do Serviço Social entre os dias 15 a 17 de maio de 2017 – Campus 1.

A convidada Prof.ª Carla Silva, Mestre em Serviço Social e Doutoranda pela PUC- São Paulo é docente da Universidade Paulista de Campinas e Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Ministrou no dia 15 de maio a palestra: “Costurando Saberes para Atenção a Violência Domestica”.

A convidada Maria Elisa Ranzatti é Assistente Social do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS de Itapira/SP ministrou  no dia 17 de maio a palestra: “Serviço Social Previdenciário: Desafios e Possibilidades.”

O evento  abordou reflexões para as diversas profissões que se inserem em campos de trabalhos que demandam os saberes mencionados, além de homenagear os profissionais de Itapira e Região pela data em que se comemora o Dia do Assistente Social, qual seja, dia 15 de maio.

Muito nos honrou as presenças de  profissionais do Serviço Social de Itapira e Região e também das Assistentes Sociais Supervisoras de Campo.

No dia 17 de maio, os discentes do Curso de Serviço Social apresentaram trabalhos científicos de intervenção profissional, bem como pesquisas de natureza bibliográfica reforçando o compromisso com a formação profissional. ​

Fotos Relacionadas

Curso de Direito do UNIESI visita TRT Tribunal Regional do Trabalho

No dia 18 de maio de 2017, cerca de trinta e cinco alunos do 1º ao 10º semestres do Curso de Direito fizeram uma visita técnica ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo.

Foram recepcionados por três servidores, membros do cerimonial, que os conduziram ao Salão Nobre para uma palestra institucional sobre a História e principais atividades do Tribunal, que abrangendo a grande São Paulo e litoral paulista, é o maior Tribunal Trabalhista do Brasil, em número de processos e em número de servidores.

Na sequência foram calorosamente atendidos pelo Presidente do Tribunal, Desembargador Wilson Fernandes, em seu gabinete.

Ele fez uma explanação sobre a importância daquela Corte para os acadêmicos e de forma muito gentil respondeu a todas as questões efetuadas pelos alunos, aos quais orientou  sobre o modo de estudar e que deveriam se dedicar para alcançar um cargo de desembargador, como o que ele ocupa.

Visitaram então, o salão do Órgão Especial e participaram de uma sessão de julgamento.

Foi certamente muito proveitoso para todos, que além dos ensinamentos práticos, ainda se conscientizaram de que podem ocupar qualquer cargo reservado aos operadores do Direito, desde que estudem e mantenham o foco em seus objetivos.

Nossos especiais agradecimentos ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região pela atenção e acolhimento.

Fotos Relacionadas

Engenharia realiza seminário de energia renovável

No dia 18 de Maio de 2017, os alunos do 1° Semestre de Engenharia realizaram o Seminário de Energia Renovável e Desenvolvimento Sustentável, organizado pela Profa. Msc Thabata Domingues.

Além de desenvolver os aspectos técnicos, esta atividade busca construir competências extraclasse, como trabalho em equipe, apresentação em público, proatividade. 

O ponto alto da apresentação foi a exposição das maquetes, onde os alunos puderam expor suas “Minis-produtoras de Energia”. Existiram, maquetes de energia eólica, termo elétrica, energia solar, energia hidráulica, todas funcionais.

Parabéns a Profa. Thabata e aos Alunos do 1° Semestre de Engenharia, que além de nos surpreenderem com a criatividade, responderam com muita competência o desafio lançado.

Fotos Relacionadas

Alunos do Curso de Fisioterapia do UNIESI são Premiados  em Congresso Científico

Entre os dias 11 e 13 de maio de 2017, alunos do curso de Fisioterapia do Instituto de Ensino Superior de Itapira – IESI participaram do I Congresso Multidisciplinar Integrado às Ciências da Saúde, na cidade de Campinas. No total, participaram das atividades do Congresso cerca de trinta alunos do curso. O Prof. Dr. Joaquim Antunes Neto e a Profa. Dra. Claudia Maria Peres, ambos docentes do IESI, integraram a Comissão Científica do Congresso.

O aspecto positivo foi a apresentação de trabalhos científicos no formato de pôster durante o evento. Foram dez trabalhos apresentados, decorrentes dos estudos desenvolvidos na disciplina “Atividades Práticas Supervisionadas”:
1.Infarto Agudo do Miocárdio e as Consequências da Vida Moderna. Alunos: Matheus Bernardes e Douglas Fernando de Oliveira Egídio.
2.Intervenção Fisioterapêutica na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: Estudo de Caso. Alunos: Douglas Fernando de Oliveira Egídio, Matheus Bernardes e Damaris de Lima Melo.
3.Evolução Funcional em Pacientes Portadores de Sequelas de Acidente Vascular Encefálico: Revisão Sistemática. Alunos: Damaris de Lima Melo, Matheus Bernardes e Hanna Karolina Silva Aguiar.
4. Hemiplegia e o Complexo Articular do Ombro: Revisão Sistemática. Alunos: Francielle Navi Moreira, Thais Eduarda Delgado e Matheus Bernardes
5.Esclerose Múltipla, a Relação da Doença com a Qualidade de Vida dos Portadores. Alunos: Suzi Machado, Matheus Bernardes e Patrícia Marcondes.
6.Entorse do Tornozelo em Atividades Esportivas: Revisão Sistemática. Alunos: Luis Antonio Carvalho, Matheus Bernardes, Douglas Fernando de Oliveita Igidio, Paulo Henrique da Silva Ferraz e Francielle Navi Moreira.
7.Estudo de Propagação de Doenças em Praças Públicas. Alunas: Camila Bueno, Lara Fuini, Joice Carvalho, Pamela Lacerda e Tassiana Baptista.
8.Pesquisando Parasitas no Solo de Centros Esportivos de Lazer. Alunas: Mayara A. Carmona, Beatriz de Cássia Ap. Bueno, Natasha J. K. Cescon, Rosemary Ap. Negri da Silva e Rubia Seccato Labegalini.
9.Parâmetros Bioquímicos de Monitoramento do Treinamento de Musculação. Aluno: João Pedro Expedito de Almeida.
10.Efeito da Kineiso Taping sobre a Função do Membro Superior Espástico. Aluna: Larissa Daiane Poletini.

O coordenador de graduação do curso de Fisioterapia do UNIESI, Prof. Dr. Joaquim Antunes Neto, recebeu com grande alegria a premiação dos trabalhos “Esclerose Múltipla, a Relação da Doença com a Qualidade de Vida dos Portadores” e “Hemiplegia e o Complexo Articular do Ombro: Revisão Sistemática”, dentre as dez melhores pesquisas apresentadas no Congresso. Ressaltou que a seriedade dos docentes nas práticas supervisionadas, em conjunto com o comprometimento dos alunos do curso, são os fatores que fizeram um sucesso a participação do UNIESI no Congresso e que têm projetado a graduação de Fisioterapia da Instituição. Agradeceu, ainda, o empenho da Profa. Ms. Mônica Furquim de Campos, Prof. Ms. Thiago de Sousa Folador e Profa. Dra. Simone Cardoso Leon nas orientações de todos os projetos de pesquisas.
Fotos Relacionadas

Atividade Ecopedagógica

Integração teórico-prática

No dia 7 de maio de 2017, 9 (nove) alunas do 4º e 5º semestre do curso de Pedagogia participaram de uma atividade ecopedagógica na reserva ecológica “Mundão das Trilhas” no distrito de Arcadas, município de Amparo, SP. A atividade consistiu de 2 etapas. Na primeira etapa as alunas reuniram-se em um antigo terreiro de café, onde foram propostas atividades lúdicas, teóricas e práticas sobre a biologia de minhocas e serpentes. Na segunda etapa, as alunas percorreram as trilhas em meio à mata nativa para vivenciarem na prática as características de um ambiente natural preservado.

Ao final foi montada uma roda de perguntas e respostas com o proprietário da reserva ecológica, em que as alunas puderam sanar dúvidas a respeito do contexto histórico-ambiental do local. Os resultados da atividade foram satisfatórios, visto que houve participação expressiva de todas as alunas.

Fotos Relacionadas

Desafio de Pascoa do UNIESI

Mais que Profissionais, nós Formamos Cidadãos

No dia 12 de Abril de 2017, alunos de Direito, Engenharias, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, do UNIESI entregaram as doações de ovos e chocolates arrecadados durante o desafio da Páscoa as Instituições: Lar Gracinda, Casa da Criança e Sepin.

O “Desafio de Pascoa do UNIESI” foi uma competição entre cursos, com o objetivo de ajudar instituições da cidade. No evento do dia 12 foram entregues 230 caixas de bombons e 100 ovos de pascoa para as instituições: Lar Gracinda, Casa da Criança e Sepin.
Além da formação profissional, o UNIESI também se preocupa em envolver os alunos com a sociedade, fazendo a diferença de forma ativa. Mais do que profissionais nós formamos cidadãos.

Agradecemos aos nossos Coordenadores, professores e alunos por contribuírem com a comunidade. ​

Fotos Relacionadas

UNIESI participou da 9ª. Feira de Saúde

No dia 08 de abril de 2017, sábado, a Santa Casa de Misericórdia de Itapira se uniu ao Rotaract Club para a realização da 9ª edição da Feira de Saúde.

O evento, em alusão ao Dia Mundial da Saúde (07/04), teve a Praça Bernardino de Campos como local da promoção da qualidade de vida da população itapirense. Todos que circulavam pela região central puderam participar, gratuitamente, das atividades desenvolvidas.

A programação começou logo cedo, às 7h30, com alongamento, aquecimento e uma caminhada de aproximadamente 2 quilômetros pela região central da cidade. Todos os participantes da caminhada ganharam uma camiseta do evento patrocinada pela empresa Conttrolpharma. Quem enriqueceu ainda mais o evento com a presença ilustre foi o pessoal muitíssimo animado do Grupo Alegria de Viver.

Às 8:30 iniciou a segunda parte do evento, onde profissionais e estudantes da área da saúde realizaram testes de glicemia, aferição da pressão, teste de IMC (Índice de Massa Corporal) e compartilharam conhecimentos e preciosas dicas para o aumento da qualidade de vida.

Os alunos do curso de enfermagem do UNIESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira) marcaram presença e desenvolveram diversas ações para a conscientização no combate ao mosquito Aedes Aegypti, Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela.

Com o apoio da Genuína Lyndoia, SAAE de Itapira, Supermercado Rofatto e Fruta Boa, foi oferecido aos participantes do evento isotônico, frutas e água.
Cerca de 430 pessoas foram contempladas pelos serviços oferecidos pelos mais de 80 voluntários que contribuíram para o sucesso da Feira de Saúde.

Fotos Relacionadas

Café Filosófico 2017

O UNIESI no dia 8 de abril de 2017,em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapira, Secretaria de Cultura aconteceu o 2º. Café Filosófico regido pelo professor José Antonio Zago. No café a Professora Dra. Cristina Pressagia Lucon apresentou a pedagogia hospitalar: quando a escola é no hospital. A professora fez uma apresentação de 25 minutos e após abriu-se o debate para discutir mais sobre o assunto. 

Fotos Relacionadas

Uma Noite no Museu - Animais Sinantrópicos: “Bichos do Lixo”

Museu Municipal de História Natural - “Hortêncio Pereira da Silva Júnior”

No século XX, a educação passou a ser reconhecida como uma das principais funções dos museus e foi até utilizada para justificar sua manutenção (ALMEIDA & LOPES, 2003). Atualmente, na primeira década do século XXI, os museus enfrentam novos desafios diante da infinidade de opções de cultura, lazer e educação existentes e do intenso desenvolvimento tecnológico, reprodução e comunicação de textos e imagens. Apesar destas várias opções, os horários de atendimento nem sempre atendem a todos os públicos.

Tendência no cenário internacional, as “noites nos museus” têm ganhado espaço no Brasil. Na sua terceira edição, o Museu de História Natural de Itapira em parceria com o Instituto de Ensino Superior de Itapira (UNIESI) desenvolveu uma ação pedagógica que teve por objetivo buscar a inclusão do público na cidade e no ambiente social em que estão inseridos e proporcionar um horário alternativo para conhecer as dependências do museu e seu acervo.

Como metodologia, a ação educativa abordou a biodiversidade de animais sinantrópicos. O público alvo foram os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), população em geral e alunos do Ensino Médio das escolas estaduais. O desenvolvimento da ação foi com a exposição dos animais em bancadas e explicações sobre hábito e ciclo de vida, importância para a saúde, medidas preventivas, contação de histórias e dinâmicas pedagógicas.

Todas as ações foram realizadas no espaço externo do museu com a parceria do 5º semestre do curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior de Itapira (UNIESI) e ocorreu no dia 29 de março de 2017 das 19:30 às 22:00.

Fotos Relacionadas

Contábeis e Administração fazem Trote Solidário

No dia 25 de março de 2017, os alunos do Curso de Administração e Ciências Contábeis do UNIESI realizaram a entrega do Trote Solidário ao Lar São Vicente de Itapira. Foram doados 538 pacotes de macarrão, 261 litros de leite, 15 pacotes de arroz, 133 pacotes de feijão e 176 litros de óleo. Total de 1136 itens.

O objetivo da campanha além de integrar os alunos do primeiro ano às demais turmas, por meio de uma ação social pode contribuir com o Lar São Vicente. A próxima ação Páscoa Feliz já teve sua largada.

Fotos Relacionadas

Aula Inaugural de Pedagogia

No dia 22 de fevereiro de 2017 às 21h no Campus I aconteceu a aula inaugural do curso de Pedagogia. O Prof. Ms Luis Marcos Ferreira apresentou aos alunos o tema Ética na profissão.

Fotos Relacionadas

Audiência Simulada

No dia 01 de dezembro de 2016, alunos do 5º/6º Semestres do Curso de Direito, realizaram quatro audiências simuladas cíveis, como forma de avaliação das Atividades Práticas Supervisionadas.

Parabéns as quatro equipes pelo empenho e dedicação no desenvolvimento das atividades. ​

Fotos Relacionadas

Inauguração Nova Sede do EAJ

No dia 5 de dezembro de 2016, foi realizada a inauguração da nova sede do Escritório de Assistência Jurídica do Instituto de Ensino Superior de Itapira, localizado na Rua Saldanha Marinho, nº 161 – Itapira – S.P.Contando com instalações mais amplas e confortáveis, inclusive com gabinetes individuais de trabalho para os estagiários, a nova sede tem condições de oferecer mais conforto para a população carente atendida. Além disto, sendo um anexo do Campus I da Faculdade propicia aos atuais sete estagiários um acesso mais fácil à biblioteca e outros meios eletrônicos de pesquisa, o que melhora ainda mais a qualidade das petições.

O evento, aberto com as palavras incentivadoras do Prof. William Antonio Zacariotto, Diretor da Instituição, contou com a presença de diversas autoridades como o Dr. Sérgio Carvalho de Aguiar Vallim Filho, ex- Conselheiro Estadual, Presidente da Comissão de Relacionamento da OAB/SP com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, e Coordenador Geral dos Cursos de Direito da UNIP; e o Dr. Thomaz Antonio de Moraes, Presidente da 95ª Subseção/Itapira, da OAB/SP.

Ambos destacaram a importância deste Escritório para o aprendizado dos alunos e integração com o meio social, e acima de tudo, renderam homenagens ao Dr. Luiz Arnaldo Alves de Lima, em cuja homenagem foi nomeada a nova sede. Homenagem bastante merecida, eis que o Dr. Luiz Arnaldo Alves de Lima, já falecido, em muito dignificou a advocacia Itapirense, tendo sido Presidente da OAB local por diversas gestões, além de fundador do Escritório de Assistência Jurídica, bem como professor de Direito Penal do Curso de Direito do Instituto de Ensino Superior de Itapira. Esteve representado por sua família, em especial por seu filho, Dr. Benedito Alves de Lima Neto, atual Orientador dos estagiários do mencionado Escritório, e responsável pelos cerca de cem processos em curso.

Um agradecimento especial à presença dos Professores do Curso de Direito, Antonio Carlos Ribeiro, Aderbal Miguel Ferreira, Fernanda Parentoni Avancini e Cecília Nogueira Stefanini, que teve uma excelente atuação como Mestre de Cerimônias.

De destacar-se ainda a presença dos Coordenadores Joaquim Maria Ferreira Antunes Neto (Fisioterapia), Daniela Cristina Sandy Turole (Enfermagem), Jonathas Tognolo (Administração) e Denise de Souza Ribeiro (Direito); além dos Professores Thuê C. Ferraz de Ornellas e Paulo Roberto de Oliveira Preto (Enfermagem), Monica Furquim de Campos (Fisioterapia) e Maria Rosa Sequeira de Velardez(Administração de Empresas); Coordenadora Geral  Marisa Caversan da Silva e  Gerente de Campus Patrícia Baumann Poli.

Enorme satisfação com a presença da primeira Secretária do EAJ, Maria Cândida Ziliotto; bem como dos atuais e muitos ex- estagiários do Escritório.

Agradecimentos especiais ao Duo Mistura Fina, composto por Rafael Favero Martins (aluno do primeiro ano do Curso de Direito) e Luís Giovelli, cuja apresentação musical tornou o encontro muito mais agradável; bem como aos funcionários que deram suporte para a realização do evento, como a equipe de limpeza, aqui representada por Ciomara Cândido e Shirley Oliveira Gomes; equipe técnica –Sr. Raimundo Luiz Apolinário e Patrick Rodrigues Barbeta; decoração – Daiana de O. Alberti e organização – Nucilei de Sales Silva, atual Secretária do EAJ, que em muito colaborou para que o evento se realizasse.

Fotos Relacionadas

Fisioterapia participou do evento Beleza Solidária

No dia 20 de novembro de 2016, o curso de Fisioterapia do UNIESI participou do evento "Beleza Solidária" na Escola Cândido Moura, em prol do SEPIN. Alunos e seus familiares tiveram diversos serviços à disposição em troca de um litro de leite, tais como cortes de cabelo, manicures, design de sobrancelhas e massagem.

Os alunos de Fisioterapia disponibilizaram informações sobre DST/AIDS, relacionando a temática com o projeto que vem sendo desenvolvido na Escola. Além dessa ação, aferiu-se pressão arterial, calculou-se IMC e aplicaram técnicas de massagem e terapias aprendidas ao longo da disciplina de Recursos Terapêuticos Manuais, de responsabilidade da Profa. Thaís Fernada Casellato Leitão. O Prof. Thiago Folador de Sousa, juntamente com o coordenador do Curso, Prof. Joaquim Antunes Neto, estiveram orientando os alunos nas atividades.

O resultado foi positivo, sendo o curso convidado a participar das ações do programa Escola da Família, desenvolvido todos os sábados e domingos. Estiveram presentes os alunos Gisele, Tiago, Maria Júlia (primeiro ano), Suzi e Rhaife (segundo ano) e Kaylayne, Lívia, Rafaela e Rita (terceiro ano). ​

Fotos Relacionadas

Parceria UNIESI, Usina Virgulino e Prefeitura plantam mais de 400 árvores para Reflorestamento

No dia 12 de Novembro de 2016 , os alunos do Instituto de Ensino Superior de Itapira , plantaram mais de 400 árvores no bairro Barão de Ataliba Nogueira , com o foco de reconstrução da mata ciliar . A parceria se deu no fornecimento das mudas pela Usina Virgulino de Oliveira, a abertura e escolha do local pela Prefeitura de Itapira e com a participação dos alunos de todos os cursos do UNIESI.

Estavam presentes no evento mais de 300 alunos que plantaram e recolheram todo o lixo do local , o evento é parte integrante das matérias multidisciplinares de meio ambiente e permitiu a discussão no local de diversas temáticas abordadas pelos cursos de direito , logística , administração , serviço social  e engenharia Civil e de produção da necessidade permanente de recuperação da mata ciliar. Os alunos discutiram as temáticas na prática, afirmou a direção do UNIESI e ainda foram orientados pelos profissionais da Prefeitura sobre formas e manuseio de plantio, abordado também a formação dos corredores ecológicos, redução de processos erosivos e assoreamento, favorecimento da área verde e uma melhor qualidade de vida da população​

Fotos Relacionadas

Fisioterapia na prevenção de diabetes atua em UBS 

No dia 07 de novembro de 2016 ocorreu uma palestra em Fisioterapia Preventiva com tema: Prevenção de Diabettes Mellitus, com os alunos do 6°semestre do Curso de Graduação em Fisioterapia para o Grupo HiperDia na UBS/Vila Ilze. Logo após, atendimento fisioterapêutico para 6 pacientes na área de abrangência (em anexo as fotos). Ficha de avaliação fisioterapêutica. Ficha de evolução. Entrega de trabalhos acadêmicos. 

Fotos Relacionadas

Semana de Administração do UNIESI foi um sucesso 

Nos dia 31 de outubro, 01  e 03 de novembro de 2016 os alunos do curso de administração do UNIESI tiveram a oportunidade de participarem de uma rodada de palestras sobre temas atuais e interessantes. 

No dia 31/10 - A professora Maria Rosa S. Velardez proferiu palestra sobre um tema muito importante no dia a dia dos alunos como profissionais, o tema abordado foi Ética, estética e etiqueta nas relações pessoais, o tema abordou as questões éticas vividas e vivenciadas pelos alunos nas empresas onde atuam e também as questões de estética e etiqueta dentro das organizações. 

No dia 01/11 - O professor Rômulo J. Ferrari proferiu palestra sobre "O mundo corporativo nas redes sociais", o palestrante abordou questões referente com as empresas estão se comunicando com os consumidores por meio da redes sociais e como o comportamento dos usuários (consumidores) influencia nas decisões das empresas em relação a tipos de propagandas direcionados a perfis específicos. 

No dia 03/11 - O professor Rachid O. R. Kalil proferiu palestra sobre Ferramentas da Qualidade e Seis Sigmas, o palestrante abordou questões referente à implantação de políticas de qualidade por meio de ferramentas da qualidade diversas, muito bem destacado que o processo de qualidade nas empresas na grande maioria das vezes não demanda muito custo, mas sim vontade das empresas em implementá-la e que os gastos com prevenção são muito menores do que os gastos com detecção dos problemas. 

A semana da Administração foi uma ótima oportunidade para os alunos discutirem através das palestras e com isso aumentarem seu conhecimento sobre temas atuais e muito importantes para o mercado de trabalho. 

Fotos Relacionadas

Alunos de Direito do UNIESI apresentam Trabalhos de Conclusão de Curso 2016

No último dia vinte e nove de outubro, cerca de cinquenta alunos do 10º semestre do Curso de Direito, distribuídos em quatro bancas, compostas respectivamente, pelos Profs. Cláudio e Cecília; Fernanda e Cristiane; Antonio e Neto; Roberto e Denise; defenderam seus trabalhos de conclusão de Curso.

As defesas prosseguiram no dia trinta e um de outubro, ocasião em que mais dois alunos fizeram suas respectivas defesas perante a banca composta pelos Profs. Cecília e Aderbal.

Os alunos e seus respectivos orientadores são merecedores dos mais altos elogios ante o esforço e dedicação para a ocorrência do evento.

Fotos Relacionadas

Fisioterapia do UNIESI Participa do “Outubro Rosa/Novembro Azul: Um Elo de Amor à Vida” da FATEC – Itapira

O curso de Fisioterapia do UNIESI marcou presença efetiva no primeiro evento de extensão voltado a área da saúde da FATEC de Itapira: “Outubro Rosa/Novembro Azul: Em Elo de Amor à Vida”.

O Prof. Dr. Joaquim Antunes Neto, também docente da FATEC e coordenador do curso de Fisioterapia do UNIESI, participou da comissão organizadora do evento e possibilitou a ação conjunta das duas instituições de ensino superior da cidade. Foi um evento de grande porte, que contou com o envolvimento de grupos e empresas importantes da cidade, como a Associação Pétalas de Rosa, Laboratório São José, Cristália – Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda., Casa de Festas, Progenos - Analysis by Touch, Vitrine Folheados, Rofatto Supermercados, Frutas & CIA Supermercado, L.A. Bijoux, R.A. Brindes e Estrela Brinquedos.

A Profa. Ms. Mônica Furquim de Campos, docente do UNIESI, conferiu a palestra “Saúde do Homem e da Mulher”. Na sequência, os presentes puderam circular pelos espaços organizados, tendo ainda participação da Profa. Ms. Thaís Fernanda Leitão Casellato e dos alunos formandos João Pedro Expedito Almeida e Larissa Daiane Poletini, que mostraram toda a competência ao apresentarem ações preventivas e educativas sobre a temática.

Fotos Relacionadas

Fisioterapia do UNIESI Encerra a sua IV Jornada da Saúde

A IV Jornada da Saúde, evento que já se consolidou no Instituto de Ensino Superior de Itapira – UNIESI, ocorreu ao longo da semana de aniversário da cidade de Itapira, de 25 a 28 de outubro de 2016, no histórico anfiteatro da Escola Estadual Elvira Santos de Oliveira.

Neste ano, o tema foi “Fisioterapia – Novos Rumos da Atuação Profissional”. O coordenador do curso, Prof. Dr. Joaquim Antunes Neto, salientou que a temática foi escolhida entre docentes e alunos, com o objetivo de discutir os novos procedimentos fisioterapêuticos que ganham os cursos de especialização nos grandes centros: a acupuntura, a microfisioterapia, a osteopatia e a ergonomia.

As palestras foram:
25/10 – Palestra 1: “Acupuntura na Fisioterapia”. Profa. Esp. Karen  Cristina Pires Oliveira (Fisioterapeuta, Especialista em Acupuntura e pós-graduada em Ciências Clássicas Chinesas pela Universidade de Tianjin-China).
Palestra 2: “Saúde ou Doença? Quais Conceitos Precisam ser Modificados?”. Prof. Dr. José Antônio Martins (Químico, Doutor em Química – UNICAMP; Empresa Progenos -  Analysis by Touch).
26/10- Palestra: “O Absenteísmo Laboral nas Mãos do Fisioterapeuta”. Prof. Ms. André Luís Oliveira (Fisioterapeuta, Educador Físico e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional - UNITAU).
Palestra: “Ergonomia e o Papel do Fisioterapeuta”. Prof. Esp. Orlando Roberto de Campos Júnior (Fisioterapeuta e Especialista em Ergonomia - UGF).
27/10 - Palestra: “Microfisioterapia e Intervenção no Estresse”. Profa. Esp. Juliane Sandi (Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional - Universidade Estácio de Sá, Especialista em Fisioterapia em UTI – FAMERP e Microfisioterapia Avançada pelo Instituto Salgado de Saúde Integral – Londrina/PR).
28/10 - Palestra: “Osteopatia: História, Conceitos e Aplicabilidade”. Prof. Esp. Rodolfo Amoroso Borges (Osteopata C.O. pela Escuela de Osteopatía de Madrid, Professor e Supervisor de estágio do Colégio Brasileiro de Osteopatia, Fisioterapeuta osteopata na Clínica Tratha, Fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Badminton).

Fotos Relacionadas

Alunos do curso de Direito do UNIESI visitam o TRT-Campinas

No dia 26 de outubro de 2016, alunos do 1º ao 10º Semestre do Curso de Direito do UNIESI, fizeram uma visita técnica ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, onde tiveram a oportunidade de participar de uma sessão de julgamento, precedida de esclarecimentos efetuados por diversos desembargadores; além de uma palestra com a Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann e ainda de uma visita ao Centro de Memória do Tribunal.

Fotos Relacionadas

Alunos de Engenharia realizam competição de Dinâmica

Os Alunos de engenharia do UNIESI realizaram no dia 29 de outubro de 2016 uma competição de dinâmica, o projeto envolvia a construção de um mecanismo conhecido como carrinho de ratoeira, também chamado de “mouse trap car”. O objetivo principal foi utilização de conceitos aprendidos em sala, além de treinar competências interpessoais como trabalho em equipe.

Durante o a execução da atividade prática os alunos tiveram que usar conceitos discutidos em sala, responder e discutir questões: Como a massa interfere na aceleração e velocidade do carrinho? Como devo maximizar o torque que acontece nos eixos?  Melhor tração traseira ou dianteira? De que forma a energia é armazenada e liberada na propulsão?

Entretanto o objetivo do projeto também foi trabalhar questões interpessoais. O engenheiro deve ser capaz de saber trabalhar em equipe, participar de discussões técnicas, analisar possibilidades e decidir quais são as melhores opções para um determinado problema.

Existiram diversos modelos de carrinho, 3 rodas, 4 rodas, tração traseira, tração dianteira, aplicação de vários materiais. Enfim não faltou criatividade na elaboração. Parabéns a todos os alunos do 3° e 4° Semestre de engenharia pelo empenho, em especial aos vencedores:

1º Colocados:
Luis Gustavo Vieira
Eriton Leandro Silva
Rodrigo Passarela
Francisco Martins

2° Colocados:
Izabelle Carrion de Carvalho
Hugo Henrique da Silva
Wender Jr. Oliveira Nicoleti
Carlos Eduardo Crivelaro

3° Colocados:
Bianca Xavier Nogueira
Isabel Cristina Nogueira
Ana Paula Faria Castro
Wellington Lopes da Silva

Fotos Relacionadas

Engenharias do UNIESI realizam visita técnica na IMBIL

No dia 17 de outubro de 2016 os alunos do 3° e 4° semestre de Engenharia Civil e Engenharia de Produção tiveram um dia especial, onde puderam realizar uma visita técnica na IMBIL.

A IMBIL é uma empresa situada em Itapira desde 1982 e é especializada em soluções de bombeamento. Os discentes além de conhecerem os produtos e aplicações dos produtos da empresa, também puderam entrar em contato com o ambiente fabril, conheceram as sistemáticas, procedimentos, e entenderam um pouco mais sobre processos de fabricação.

Desde cedo nossos alunos têm contato com a prática e já nos primeiros anos conheçam a se familiarizarem com o dia a dia da profissão de engenharia. Este é um ponto importante e um diferencial do UNIESI. As visitas e atividades práticas têm sido rotineiras nos cursos de engenharias.

Agradecemos a IMBIL, aos senhores Edson Xavier gerente de RH, e a Mateus Borges instrutor de treinamento, pela parceria e por contribuírem com a formação dos nossos alunos.

Fotos Relacionadas

II Estudos Pedagógicos

O II Estudos Pedagógicos teve como objetivo oferecer aos participantes uma visão mais ampla de temas importantes relacionados a Educação. Também promover a interação entre os alunos e professores do UNIESI e de outras Instituições de Ensino.
Este ano escolhemos como patrono “Paulo Freire”, educador que viverá eternamente influenciando a Educação por meio de seus ideais, estudos e críticas à Educação. 
*Profa. Mara Fernanda Alves Ortiz

Fotos Relacionadas

Outubro Rosa no UNIESI 2016

A Enfermagem do UNIESI Itapira participou através de Palestra e de uma Exposição de caráter Preventivo e Educativo  do evento alusivo ao OUTUBRO ROSA na Usina N. S. Aparecida Grupo Virgolino de Oliveira.

O evento contou com a participação de 150 funcionarias de diversos setores da empresa, sendo desenvolvido Atividades culturais, preventivas e recreativas, especifica ao Universo Feminino e a forma do Auto cuidado e da promoção á  Saúde.

O destaque ficou pela formação do  “Laço Símbolo da Campanha Outubro Rosa” pelas funcionarias da empresa e pelas alunas graduandos de Enfermagem.

Um laço de Solidariedade com a campanha preventiva ao Câncer de Mama formada pela S​ER MULHER. 

Fotos Relacionadas

Seminário de Educação Inclusiva

Aconteceu no dia 24 de setembro de 2016 o Seminário de Educação Inclusiva.

Com o objetivo de divulgar e socializar o conhecimento da área de Educação Especial/ Educação Inclusiva com vistas a fomentar e conhecer as políticas públicas, disparar práticas pedagógicas mais democráticas e promover o intercâmbio entre profissionais da educação e áreas afins, que o curso de Pedagogia organizou juntamente com o curso de Direito e Serviço Social o Seminário de Educação Inclusiva do Instituto de Ensino Superior de Itapira.

Segundo a coordenadora Mara Fernanda Alves Ortiz, a expectativa é que neste primeiro evento inicie uma prática de formação para nossos alunos e profissionais e colabore com a construção da história da Educação/Educação Especial na perspectiva da inclusão de crianças, jovens, adolescentes e adultos com Necessidades Educativas Especiais em nosso município e região.

Participaram do evento nas mesas de discussões Anhdreia Stevanatto (Escola Ativa), Fernanda Avancini (Curso de Direito do IESI), Cristina Lucon (Curso de Pedagogia do UNIESI), Flavia Rossi (secretária de Educação de Itapira) e  Maria Cristina Martins (CaheK), além dos alunos dos cursos de Direito , Serviço Social e Pedagogia .

Fotos Relacionadas

Evento não seja Bixo no Trânsito foi um sucesso novamente

O evento que ocorre anualmente na Praça Central de Itapira aconteceu no dia 24 de setembro de 2016, das 08hrs às 12hrs. Cercado de atividades o projeto tem como base a substituição do trote por ações solidarias de educação de Trânsito voltadas a comunidade. Neste ano, houve orientações jurídicas de trânsito fornecido pela turma de Direito, multas morais, explicações da bebida e direção como fator de risco para direção e para vida pelo curso de Fisioterapia, medição de pressão e orientações de saúde do Curso de Enfermagem, um mini circuito desenvolvido pelo curso de Pedagogia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Ciências da Computação, Show de Fantoches com histórias de educação pela pedagogia, e muita felicidade regado pela banda lira com uma apresentação incrível. A logistica e o controle do pessoal ficaram ao cargo dos alunos do curso de Logística, Administração e Gestão comercial e Recursos Humanos. 

O evento trouxe à tona a necessidade de respeito ao trânsito e a união de pessoas em busca da melhoria da qualidade de vida.

O evento contou ainda com o Apoio da Guarda Municipal, do setor de trânsito da Prefeitura de Itapira e do SAAE. 

Fotos Relacionadas

XIII Encontro dos Enfermeiros dos Hospitais

Alunos do Curso de Graduação em Enfermagem e professores do UNIESI apresentam cinco trabalhos no XIII Encontro dos Enfermeiros dos Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo- ENFHESP.

O estímulo ao desenvolvimento científico na prática da enfermagem vem sendo cada vez mais trabalhado pelos docentes do curso, foram apresentados nos dias: 20; 21 e 22 de Setembro de 2016 durante o XIII Encontro dos Enfermeiros dos Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo ENFHESP, cinco trabalhos apresentados pelos alunos são produtos finais das Atividades Práticas Supervisionadas dos anos de 2015 e 2016. Os títulos apresentados foram:

- Oficina de Nutrição Aplicada a Enfermagem: relato de experiência;
- Conhecimento e Adesão dos Enfermeiros que Atuam em um serviço de atendimento móvel sobre o uso dos EPI’s.
- Simulação Realística: uma ferramenta para o aprimoramento da equipe de enfermagem;
- Pós-graduação Stricto Sensu: mestrado profissional em enfermagem;
- Simulação Realística no Ensino de Graduação em Enfermagem: relato de experiência.

Fotos Relacionadas

Qualidade de Vida no Trabalho e Preservação do Meio Ambiente

No dia 23 de Setembro de 2016,  início nas ações voltadas a Saúde do Trabalhador, como sugestão dos organizadores da SIPAT 2016 UNIESI: Cristiane; Priscila; Daiana; Jussara; Vanessa; Raimundo e Thais. Com eixo temático: “Qualidade de vida no trabalho e preservação do meio ambiente”.

Como proposta para atender a temática, os alunos e professores do curso de Graduação em Enfermagem, realizaram a coleta de sangue dos colaboradores do UNIESI para os exames (Colesterol; Triglicérides, Glicemia), em parceria com Laboratório de Análises Clínicas Qualy Vita, Dra. Laís Helena R. Tarrasqui realizará as análises e para o dia de abertura da SIPAT (28/09/2016), os colaboradores receberão os resultados e passarão por consulta e orientações acerca das doenças cardiovasculares e ações para melhoria da qualidade de vida e no trabalho.

Fotos Relacionadas

UNIESI participa de Feira de EAD Nacional

O Instituto de Ensino Superior de Itapira participou da Feira de Ensino a Distância que aconteceu em Águas de Lindóia. Durante a Feira foi possível discutir o tema e trocar experiências com parceiros e livrarias.

Fotos Relacionadas

Debate de Direito - Medidas Socioeducativas

A professora Fernanda Parentoni Avancini realizou dia 14 de setembro de 2016 um debate com os alunos do 9º e 10º semestres do curso de Direito acerca do tema: A efetividade das medidas socioeducativas, com objetivo de mostrar a importância do assunto na atualidade perante seu contexto social.

Fotos Relacionadas

UNIESI na Semana de Estudos dos cursos de Gestão, RH, Comercial e Logística

Data 20 de setembro de 2016
Tema: Relacionamento Humano e Comportamento Organizacional. Oportunidade de trocar ideias com pessoas comprometidas com a carreira.
Palestrante: Jose Ricardo Gomes 

Fotos Relacionadas

Estudantes de Direito do UNIESI de Itapira /SP Conhecem o TRF3

Visita técnica mostra como funciona a Justiça Federal da 3ª Região

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, na última terça-feira (13/9), quarenta e dois alunos e dois professores do curso de Direito do Instituto de Ensino Superior de Itapira (UNIESI) em mais uma edição do programa “TRF3 de Portas Abertas”.

O projeto é uma visita monitorada organizada pela Ouvidoria do TRF3, coordenada pelo desembargador federal Hélio Nogueira. O objetivo é apresentar aos alunos a organização e o funcionamento de áreas técnicas do Tribunal, assim como a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região, que engloba os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Na abertura, eles assistiram a palestras sobre os temas “Justiça Federal no Brasil”, “Juizados Especiais Federais” e “Conciliação”. Para o estudante Adauto Roberto Pinto, o conteúdo abordado agrega informações ao curso. Ele se interessou bastante pela conciliação. “É um assunto recente e de grande valia para a solução dos conflitos”, ressaltou.

A cidade de Itapira está localizada no interior do estado de São Paulo e fica a 159 quilômetros da capital. Pela segunda vez, estudantes do município visitam o TRF3.

A professora Denise de Souza Ribeiro, coordenadora do curso de Direito do UNIESI, afirmou que os alunos aprendem a teoria durante a graduação, mas necessitam conhecer o funcionamento da Justiça. “É interessante para eles verem isso na prática”, disse a docente.

Os universitários participaram de uma sessão de julgamento da 1ª Turma. A aluna Larissa Angeline Bonacordi vivenciou a experiência pela primeira vez. “É uma maneira de estar mais próxima do conhecimento”, assinalou.

Na sequência, os estudantes conheceram a rotina das secretarias das 2ª e 3ª Turmas, do gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni, do gabinete do desembargador federal Gilberto Jordan e do Plenário.

Para a universitária Jéssica Carolina Delfino, ver o trabalho da magistratura e dos servidores é interessante. “Quero conhecer tudo e a partir daí definir a área que mais me identifico”, disse Jéssica.

O desembargador federal Nelson Porfirio encerrou o dia com uma palestra sobre a carreira de magistrado na 3ª Região. Para ele, o projeto “TRF3 de Portas abertas” aproxima o Tribunal e o próprio Poder Judiciário da população.
“Conhecer é desmistificar. Muitas vezes, o juiz não tem noção de como é desconhecida ou pouco conhecida a sua atividade e nessa interação ocorre esse feedback”, afirmou o magistrado.

A professora do UNIESI Cecília Nogueira Stefanini agradeceu a oportunidade de poder visitar novamente o TRF3. “Os alunos ficaram muitos satisfeitos. Para eles é uma grande oportunidade de aprendizado“, finalizou Cecília.

Programa “Conhecendo a Justiça”

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do Programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao cidadão, em escolas ou quaisquer espaços públicos, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Desde o início do programa, o Tribunal já recebeu 850 alunos de todo o estado de São Paulo. As instituições que tiverem interesse em conhecer o TRF3 podem entrar em contato pelo e-mail: ouvidoria@trf3.jus.br.
*Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Fotos Relacionadas

Atuação da Clinica de Fisioterapia tem ajudado Munícipes de Itapira

A clinica de Saúde tem sido ponto chave para o sucesso do curso de Fisioterapia do UNIESI, lá estão equipamentos de ultima geração, professores capacitados e alunos comprometidos em ajudar as pessoas. Semanalmente são atendidos aproximadamente  de 5 a 10 pacientes, os quais são acompanhados pelos fisioterapeutas e pelos alunos. 

Além da clinica são atendidos o Asilo Alan Kardec, a UBS Vila Ilze, o Programa Saúde da Família, o Grupo de Ginástica UBS e Hospital Municipal.

É o UNIESI mais próximo da comunidade desenvolvendo o papel da Universidade e da sociedade. 

Fotos Relacionadas

Semana Tecnológica das Engenharias

De 12 a 17 de setembro acontece no UNIESI , a Semana Tecnológica das Engenharias , com palestras todas as noites . 

Dia 12 de  Setembro 
- Responsabilidade Civil e Criminal dos acidentes de trabalho:
  Eng Roberto Baptistella

Dia 13 de setembro 
- Orçamento como ferramenta de tomada de decisão:
  Eng. Rosangela Castanheiras
- Seis Sigma e Ferramentas da Qualidade:
  Eng. Rachid Kalil

Fotos Relacionadas

Alunos do Direito participam da Caminhada pela Justiça em Itapira

No dia 28 de Agosto de 2016, cerca de sessenta alunos do Curso de Direito, sob a supervisão da Profa. Fernanda Parentoni Avancini, participaram da 3ª Caminhada pela Justiça organizada pela 95ª Subseção da OAB/Itapira.

A inscrição foi feita através de uma lata de lei em pó destinada a entidades assistenciais locais e encerrou a programação pelo mês do advogado na Cidade.

Fotos Relacionadas

Relatório 13ª Semana Jurídica

Na semana de 22 a 26 de Agosto de 2016, foi realizada a 13ª Semana Jurídica do Curso de Direito do Instituto de Ensino Superior de Itapira.
Os temas foram variados e a semana iniciou-se com uma palestra de Direito Penal, intitulada o “Princípio da Presunção de Inocência”, ministrada pelo advogado e professor, Dr. Yuri Félix.

Na segunda palestra, o Prof. Flávio Martins fez uma brilhante exposição sobre o “Neoconstitucionalismo” e na terceira noite, a advogada e professora Dra. Juliana Caramigo Gennarini fez uma abordagem sobre o exercício da democracia e a questão da representatividade.

Encerrando o ciclo de palestras, o advogado, professor e Presidente da 6ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/S.P., Dr. Marco Aurélio Vicente Vieira explanou sobre a questão da “Maioridade Penal”, que muitos debates gerou entre os presentes, em especial os professores e alunos do Curso de Serviço Social, que abrilhantaram ainda mais o evento.

Também relevante a atuação de vários alunos do primeiro ao décimo semestre do Curso de Direito, para a realização do Tribunal do Júri Simulado, no quarto dia da Semana Jurídica, em uma excelente apresentação, que teve como Jurados, o Prof. Roberto Batista de Souza e alunos do  quarto semestre do Curso de Fisioterapia, graças ao empenho do Prof. Joaquim M.F. Antunes Netto, coordenador do referido curso;  bem como a presença de alunos do sexto semestre do Curso de Administração na plateia, acompanhados pelo Prof. Carlos Roberto Gomes Júnior.

Cada uma das cinco noites da semana contou com a presença de cerca de duzentos e cinquenta pessoas, dentre alunos, advogados (muitos deles ex alunos do Curso de Direito), com destaque para o Dr. Ariovaldo Rizola e Dr. Luiz Arnaldo de Lima Filho, bem como da população em geral; que tiveram a oportunidade de serem agraciados com o sorteio de mais de vinte livros cedidos pela Editora Habermann, que através de seu representante, Kalu, ainda realizou uma exposição de obras jurídicas.

De destacar-se a presença de autoridades locais, inclusive do Prefeito Municipal na abertura da semana; além da 95ª Subseção da OAB, através de seu presidente, Dr. Thomaz Antonio Moraes, que muito auxiliou na divulgação e na cessão de becas para o Júri Simulado.

Agradecimentos especiais para o Judiciário local, que através da Juíza Dra. Hélia Regina Pichotano e da funcionária Sra.Vânia da Rocha  cederam o espaço do Tribunal do Júri para a realização dos trabalhos, bem como para os professores do Curso de Direito e funcionários do UNIESI, em especial a auxiliar de coordenação Nucilei, que organizou toda a parte administrativa do evento, auxiliar de coordenação Cristiane pela elaboração de certificados e organização das lembranças aos palestrantes, funcionários Milton, Raimundo e Patrick pela instalação e montagem do equipamento técnico, funcionárias Ciomara e Jussara pelo apoio no transporte e limpeza.  

Fotos Relacionadas

Fisioterapia do UNIESI atuando em palestras nas Unidades de Saúde de Itapira

Os alunos do 6°semestre do Curso de Fisioterapia do UNIESI realizaram palestras preventivas e atendimento fisioterapêutico à 8 pacientes acamados na Vila Ilze vinculado a Estratégia de Saúde da Família. No primeiro atendimento foi realizado avaliação fisioterapêutica, com objetivos e condutas de tratamento.

Também, foi realizada uma palestra preventiva no Grupo Hiperdia: Prevenção à Hipertensão Arterial e Diabettes Mellitus. Com, a participação de 25 usuários da Unidade Básica de Saúde.

Fotos Relacionadas

Fisioterapia Realiza Curso de Extensão Nas Férias

Foi oferecido, entre os dias 25 e 28 de julho, com a parceria do Núcleo de Extensão do IESI, mais um curso de férias da Fisioterapia. A ministrante e Fisioterapeuta do estágio supervisionado, Gislaine Maria Zago, desenvolveu o conteúdo "Introdução ao Conceito Neuroevolutivo Bobath" para doze alunas do primeiro ao quarto ano, que se mostraram muito satisfeitas com o conhecimento apresentado ao longo da semana.

O coordenador do curso de Fisioterapia, Prof. Joaquim Antunes Neto, explicou que o objetivo desta técnica é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas ditos anormais, sendo uma abordagem para a avaliação e tratamento do indivíduo com distúrbios de movimento, função e controle postural, devido a uma lesão do sistema nervoso central.

Fotos Relacionadas

Alunos de Engenharia de Produção do UNIESI Realizaram Visita Técnica a Açoplast

Os Alunos de Engenharia de Produção do UNIESI no dia 19 de maio de 2016 realizaram uma visita técnica a Açoplast. Empresa metalúrgica, fabricante de filtros, peças de plástico injetado. O objetivo foi familiarizar os alunos ao ambiente fabril, conhecer novas tecnologias e processos, além de despertar no aluno a visão prática dos conhecimentos aprendidos em sala.

Nesta oportunidade os alunos tiveram contatos com diversos processos de fabricação como conformação, soldagem, injeção. Inicialmente o Eng. Fausto fez uma apresentação aos alunos sobre o funcionamento dos equipamentos fabricados pela Açoplast, explicando os processos básicos das operações dando aos discentes a visão dos processos industriais.

A visita incluiu um tour fabril onde os alunos puderam conversar com o Eng. Rafael, responsável pela caldeiraria e conheceram de perto como os processos de fabricação soldagem e conformação mecânica são realizados. No setor de injeção a Sra. Vanessa explicou o processo e cuidados com o plástico, mostrou como são fabricadas as peças.

O Sr. Marcos, Gerente de Vendas, também compartilhou de sua experiência, explicando e dando a visão de negócios e gerenciamento aos alunos.

Agradecemos ao Sr. Rinaldo por permitir a visita técnica abrindo as portas da Açoplast ao UNIESI e a Sra. Julia por seu empenho em viabilizar a visita.

Fotos Relacionadas

Fisioterapia Atua na Corrida e Caminhada das Estações

Os alunos do curso de Fisioterapia e seu coordenador, Prof. Joaquim Antunes Neto, participaram no suporte à Corrida e Caminhada das Estações, um evento da Associação Amigos do Esporte, que ocorreu no último domingo, dia 26/06. O trajeto de aproximadamente 5 Km foi desenvolvido nas imediações do Centro Esportivo do Bairro Humberto Passarela. A procura por aferir a pressão arterial e a saturação de oxigênio, antes e após a prova, foi enorme, o que proporcionará aos alunos analisar os dados e desenvolver um trabalho científico. Também foram apresentados os trabalhos das Atividades Práticas Supervisionadas, cuja temática era a dengue e demais doenças associadas.

O coordenador agradece aos alunos formandos: Carolina, Larissa, João Pedro e Eliane e os do primeiro ano: Tiago e Ferreira, pelo suporte ao evento e comprometimento.

Fotos Relacionadas

CRC-SP Ministrou Palestra e Entrega Prêmio aos Alunos do UNIESI

Aconteceu no dia 23 de Junho no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Itapira, a palestra com o Conselheiro do CRC-SP, Paulo Cesar Adorno, que discorreu sobre Contabilidade para pequenas e médias empresas.

O evento realizado pelo UNIESI em parceria com o CRC-SP também prestou homenagem ao aluno Ivan Alessandro da Silva, que obteve a melhor média do curso concluído em 2015. A premiação foi entregue pelo Sr. Marcos Antonio Cestari, Delegado Regional do CRC de Itapira.

O evento contou ainda com a presença de professores e colaboradores do UNIESI.

Fotos Relacionadas

Alunos do curso de Serviço Social e Professores apresentam trabalho no Congresso de Médicos em São Paulo

Alunos, professores e coordenação do curso de Serviço Social  apresentaram cinco trabalhos no Congresso SOCESP em São Paulo no mês de maio de 2016. 

Fotos Relacionadas

Curso de Pedagogia realiza Contação de Historia para crianças

A professora Valquiria M. Pereira realizou dia 10 de junho de 2016 a Contação de História no Campus III – UNIESI. Este trabalho foi realizado com as alunas de Pedagogia com objetivo de mostrar a importância da história para as crianças e a contribuição para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na área da Leitura e Escrita e demais conteúdos.

De acordo com vários estudiosos, a contação de histórias é um auxílio precioso à prática pedagógica de professores na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A contação de história instiga à imaginação, a criatividade, a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo.

Profa. Mara Fernanda Alves Ortiz

Fotos Relacionadas

Colaboradores do UNIESI participam de curso de Capacitação

Os colaboradores do UNIESI participaram do curso de Capacitação em Atendimento, Primeiros Socorros, Gerenciamento e Qualidade de Vida proporcionado pelo professor Roberto Batista de Souza e teve duração de 2 meses às sextas-feiras.

O projeto com os colaboradores busca a melhoria no atendimento.

Fotos Relacionadas

Alunos e Professores de Graduação em Enfermagem UNIESI no maior evento de saúde das Américas - Hospitalar 2016

Maior evento de saúde das Américas, a HOSPITALAR 2016 - Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios 23ª edição, consolidada como o mais importante ponto de encontro do setor médico-hospitalar. Além da presença de empresários e profissionais de todo o Brasil, os acadêmicos e docentes do Curso Graduação de Enfermagem do Instituto de Ensino Superior de Itapira – UNIESI marcaram presença conferindo as novidades de produtos, equipamentos e serviços de saúde apresentadas por empresas de vários países.

Fotos Relacionadas

Enfermagem em Ação: Atividade Prática Supervisionada - APS dos alunos de Graduação em Enfermagem envolve os colaboradores do UNIESI

No dia hoje 9 de junho de 2016, finalizando a terceira etapa de um projeto iniciado em março de 2016 os alunos de enfermagem realizaram uma ação educativa com os colaboradores do UNIESI em seu ambiente de trabalho. Foram visitados os quatro campus do instituto com o objetivo de trabalhar junto à comunidade. Os alunos esclareceram dúvidas sobre o vetor e a doença da dengue, que vem causando muitas mortes. O projeto contribuiu para a preservação da saúde e incentivou atitudes de prevenção a proliferação do mosquito da dengue.

Fotos Relacionadas

Semana da Enfermagem - 2016

A Semana de Enfermagem 2016 teve como eixo temático: “A construção Histórica da Enfermagem: saberes e práticas do cuidar”.
O evento contou com o apoio do professor William Zacariotto, diretor do UNIESI e do professor José Francisco Martinez, coordenador pedagógico e a organização foi realizada pela professora Daniela Cristina Sandy Turole, coordenadora do curso de Enfermagem do UNIESI.

Com o apoio de instituições parceiras como Santa Casa de Misericórdia de Itapira, Instituto Bairral de Psiquiatria, Secretaria Municipal de Saúde e Associação Comercial e Empresarial de Itapira, os docentes e alunos do curso de Enfermagem pesquisaram e elaboraram vídeos sobre o resgaste histórico de enfermagem e linha do tempo sobre Florence Nightgalle.

Fotos Relacionadas
10 de maio de 2016
Palestra: “A Construção Histórica da Enfermagem no Cuidado em Saúde: Do Ensino a Assistência” - Dra. Ariadne Silva Fonseca - Presidente ABEN-SP
Fotos Relacionadas
Desfile dos trajes de época
Fotos Relacionadas
Trajes:

1º Traje: Amanda Teodoro Gomes Brito - muito parecido com traje de freira. Uniforme das Irmãs de Caridade, 1892. Início da caracterização das roupas de enfermagem e a grande participação das irmãs de caridade no cuidar, deixaram para todos, a marca do uniforme das religiosas.

2º Traje: Tais Elizangela Rosa - com a camisa azul utilizada nos anos de 1940 pelas nurses. Para os anos 1950, algumas permanências são identificadas no vestuário da enfermeira. Sob os vestidos, que eram com corte “godê”, as “anáguas” serviam para dar volume à roupa, deixando-as meio rodadas. A cintura era marcada por cintos ou faixas que modelavam o corpo. Sob o vestido branco, sem mangas e com gola V, usava-se uma camisa de cor cinza ou azul com o mesmo corte das golas do início do século XX, imitando as camisas masculinas com colarinho desabotoado. A touca/chapéu permaneceu prendendo os cabelos com coques, conforme vinha sendo usada nos anos anteriores.

3º Traje: Miriam Ariel Bulgareli Tonon - com a capa azul utilizado pelas ladies nurses nos anos de 1945 - as influências das roupas militares na moda feminina também se fizeram observar na indumentária da enfermeira. Sobre o vestido que tinha mangas compridas e gola fechada, as enfermeiras usavam um sobretudo ou capa, com abotoaduras na parte do busto, deixando aberta uma parte que dava a ver o vestido. “Esta capa era de tom azul escuro, cor predominante dos uniformes militares”. Vale destacar que essas capas eram usadas pelas enfermeiras para circularem pelas ruas entre idas e vindas dos locais de trabalho.

4º Traje: Camila Nascimento Ramos - de Florence Nightingale. Quando surge a enfermagem moderna onde inicia novos conceitos sobre cuidados precisos de infecção, com conceitos bem definidos dados por Florence Nighthingale, que caracterizam o momento da reorganização da enfermagem. Florence participou da guerra no seu país e ficou conhecida com a “Dama da Lâmpada”.

Fotos Relacionadas
Cerimônia de Passagem da Lâmpada
Fotos Relacionadas

José Augusto da Silva, ex-aluno da turma de 2010 de Enfermagem do UNIESI, enfermeiro especialista em resgate, remoção e transporte aeroespacial, entrega a lâmpada para a aluna Lillian Nascimento, representando os novos alunos (turmas 2015 e 2016). Sua luz simboliza o conhecimento e os preceitos profissionais da Enfermagem para que se perpetuem, conforme o juramento profissional.

Esse é um dos momentos mais importantes e simbólicos do curso, sendo essa uma forma de homenagear Florence Nightingale, precursora da Enfermagem. A chama de fogo de sua lâmpada, utilizada para iluminar os soldados feridos na guerra da Criméia, contém simbolismo milenar e a passagem da lâmpada de um enfermeiro para outro demonstra a continuidade da assistência de Enfermagem.

A responsabilidade dos profissionais, não apenas com o pleno exercício dos aprendizados técnicos, é acima de tudo acolher, cuidar e ajudar o próximo na sua integralidade. “Que o simbolismo da luminosidade da lâmpada de Florence trilhe esses novos caminhos que vocês terão na busca de uma atuação profissional comprometida com a qualidade na saúde”.

Fotos Relacionadas
11 de maio de 2016
Mesa Redonda

“A HISTÓRIA E OS AVANÇOS DA ENFERMAGEM NO HOSPITAL MUNICIPAL DE ITAPIRA” – Rosa Angela Iamarino - Enfermeira, pós-graduada em Administração Hospitalar e Pediatria e Secretária Municipal de Saúde de Itapira.

“A EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL” - José Alex Vicente - Enfermeiro, pós-graduado em Saúde Mental pela Atualize Pós-Graduações e em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atuação: Responsável Técnico e Coordenador de Enfermagem do Instituto Bairral de Psiquiatria - Unidade Hospitalar, Residências Terapêuticas e CAPS II.

“A ENFERMAGEM ATUAL E A VISÃO DO ENFERMEIRO NA ÁREA DA QUALIDADE” - Aparecido Vágner Custódio Jorge - Enfermeiro do Departamento de Qualidade da Santa Casa de Itapira e Ana Carolina Silveira - Diretora da Qualidade da empresa HD Saúde e Tecnologia.

Fotos Relacionadas
12 de maio de 2016
Grupo Teatral Essência do Cuidar - Florence Nightingale: a dama da lâmpada

O grupo atua desde 2002 com trabalho reconhecido na comunidade itapirense, sempre resgatando personagens históricos que buscaram mudanças sociais com ênfase no cuidado.

Equipe é formada por:

  • Zuleica Silva - técnica de enfermagem, atriz, diretora cênica e contadora de história.
  • Alexandre Cesaretto - empresário, ator, artista plástico e contador de história.
  • Cleusa Monezzi - empresária, atriz e cantora do coral de Itapira.
  • Paulo Preto - enfermeiro, professor em Enfermagem, autor, diretor e ator de teatro.
  • Ed Márcio Damião - músico, ator e diretor de teatro. Participação de alunos de graduação em Enfermagem do UNIESI no processo de pesquisa e elaboração de vídeos sobre o resgate histórico da enfermagem e linha do tempo sobre Florence Nightgalle.
Fotos Relacionadas
Exposição de Materiais e Equipamentos antigos e os avanços tecnológicos
Fotos Relacionadas

Curso de Engenharia visita exposição "Arquitetura e arte de Victório Coppos"

No dia 29 de abril de 2016, alunos e professores do curso de Engenharia visitaram a exposição "Arquitetura e Arte de Victório Coppos" no Museu Municipal Histórico e Pedagógico "Comendador Virgolino de Oliveira".

Segundo o professor Junior, o objetivo da visita era conhecer e identificar resquícios do desenvolvimento sustentável na obra de Victório Coppos.

Fotos Relacionadas

7º Semestre de Administração visitou o Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais em Campinas

No dia 13 de maio de 2016, professor e alunos do 7º semestre de Administração visitaram o CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), que engloba vários laboratórios de pesquisa. O LNLS (Laboratório Nacional de Luz Sincrotron) é o principal e há 20 anos deu início a esse enorme centro de pesquisa e desenvolvimento, localizado em Campinas próximo da UNICAMP.

O convite para a visita foi feito por Marcelo Cristiano Rodrigues da Costa, aluno do UNIESI que trabalha no CNPEM como projetista na construção do novo SIRIUS, que irá substituir o LNSL. O equipamento de primeira geração passará para um equipamento de quarta geração. A previsão de inauguração do SIRIUS é 2018.

A visita ocorreu nos principais laboratório do CNPEM e foi acompanhada pelo Marcelo e pelo engenheiro Milton César Rocha, que mostrou todo o projeto, explicou o que ele significa para o Brasil e para o mundo, além de apresentar o projeto SIRIUS, que será um dos laboratórios de Luz Sincrotron mais avançado do mundo.

Fotos Relacionadas

Alunos do 7º Fisioterapia do UNIESI atuaram em ações preventivas em Unidade Básica de Saúde de Itapira

Ocorreu entre os dias 10 de fevereiro e 11 de maio de 2016, o "I Ciclo de Palestras Preventivas" com os seguintes temas: Prevenção contra Diabettes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Prevenção de Quedas em Idosos, Dicas de Postura Corporal, Prevenção de Algias na Coluna Vertebral para Gestantes na Unidade Básica de Saúde na Vila Ilze no município de Itapira em São Paulo. As palestras foram proferidas pelos alunos do 7° semestre do curso de Fisioterapia sob a supervisão da professora mestre Thaís Fernanda Leitão Casellato. Foi criado um grupo de Cinesioterapia para os usuários do setor de Fisioterapia da UBS, sob supervisão da fisioterapeuta Luciana Pielen.

Fotos Relacionadas

Alunas de Pedagogia visitam o CAHEK

Alunas do 5º semestre do curso de Pedadogogia do UNIESI visitaram a instituição CAHEK, que atende deficientes visuais de todas as idades na cidade de Itapira. As alunas tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de inclusão desenvolvido na instituição. Conheceram também todo o trabalho realizado nas áreas de Assistência Social, Música, Natação, Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional. As alunas observaram e concluíram que o trabalho desenvolvido facilita a inclusão social, respeitando as necessidades individuais e sociais, por meio de produtos e serviços especializados oferecidos aos deficientes visuais.

Fotos Relacionadas

II Compeonato de Catapultas

No dia 7 de maio de 2016, os alunos de Engenharia do UNIESI tiveram uma manhã agitada. Eles foram desafiados a projetar e construir catapultas para o “II Campeonato de Catapultas”.

O evento começou logo cedo e o destaque foi a criatividade e empenho dos alunos para construir bons projetos. A ideia da atividade era aplicar no projeto o conteúdo desenvolvido na disciplina “Cinemática dos Sólidos”. Além da construção, os alunos tiveram que refletir sobre as grandezas físicas envolvidas como ângulo, velocidade e distância.

A ideia era capacitar os alunos para atividades em grupo, desenvolver a criatividade, liderança, resolução de conflitos e relacionamento interpessoal.
O conhecimento adquirido em aula é vital, mas sabemos que um profissional competente também envolve as dimensões de habilidade e atitude. Por isso, os alunos são desafiados a irem além da sala de aula.

Parabéns aos alunos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção pela dedicação.

Fotos Relacionadas

O UNIESI participa do evento "Fatec Portas Abertas"

O UNIESI participou, no dia 06 de maio de 2016, do evento "Fatec Portas Abertas" que contou com a presença de coordenadores, professores e alunos de todos os cursos do UNIESI. De microscópios com células, foguetes, jogos e brinquedos da brinquedoteca, massagem e recuperação pela fisioterapia, experimentos, e o crime da mala, retratado brilhantemente pelo direito.

Uma experiência única com os alunos do Ensino Médio e a participação da cidade Mogimiriana.

Fotos Relacionadas

Aluna e Professores de Enfermagem se apresentam em Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização em Saúde - CONTIC

O estímulo ao Desenvolvimento Científico na prática da Enfermagem, vem sendo cada vez mais trabalhado pelos docentes do curso do IESI. Algumas das produções de 2016 foram submetidas a Comissão Científica, sendo aceitos cinco trabalhos realizados pela aluna Andrea Carriço e docentes Daniela Cristina Sandy Turole, Thuê Camargo Ferraz de Ornellas, Elaine Ribeiro, Paulo Preto e Simone Aparecida Cardoso. Esses trabalhos foram apresentados nos dias 2 e 3 de maio de 2016 durante o “Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização em Saúde” – CONTIC.

Fotos Relacionadas

UNIESI participa da Feira das profissões da ETEC

O IESI participou da "Feira das Profissões da ETEC" e pode mostrar todos os cursos e orientar alunos na área de saúde, administração, humanas e direito.

Fotos Relacionadas

Alunos de Fisioterapia participam de ação em comemoração ao Dia Mundial da Saúde no SEPIN

O SEPIN (Serviço de Proteção à Infância e Adolescência) de Itapira abriu suas portas no dia 10 de abril de 2016, para um evento em comemoração ao “Dia Mundial da Saúde” (celebrado no dia 7 de abril). As atividades começaram às 9h, na quadra poliesportiva da instituição. A recepção foi marcada com o café da manhã para toda a comunidade, seguida pela ação desenvolvida pelos alunos do primeiro ano do curso de Fisioterapia do IESI, que mostraram resultados parciais das Atividades Práticas Supervisionadas do curso, enfocando a temática do momento: “Prevenção e Tratamento da Dengue, Zyka Vírus e Chikungunya”. No final da ação, os alunos entregaram doces para todos os presentes.

Além do UNIESI, houve apresentação dos “107 anos” da Banda Lira Itapirense, bem como da peça teatral “Dengue, o Fim da Picada Continua”, encenado pelo grupo Renovarte Produções Culturais de São Paulo.

Fotos Relacionadas

Palestra sobre Direito e Psicanálise

Os alunos do 1º e 5º semestres do curso de Direito, participaram no dia 4 de abril de 2016 da palestra sobre “Direito e Psicanálise” ministrado pela doutora Adriana Rotelli Resende Rapeli, Médica Psiquiatra. A palestra foi uma complementação das atividades do professor José Antônio Zago que ministra aulas no curso de Direito voltadas a Psicologia Jurídica.

Fotos Relacionadas

Movimento do Orgulho Autista TDAH e DA

O Núcleo Autista e os alunos do curso de Pedagogia participaram da caminhada realizada pelo Movimento do Orgulho Autista TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e DA (Déficit de Atenção) promovida no dia 2 de abril de 2016.

O evento foi realizado em comemoração ao Dia Mundial do Autismo e teve saída em frente ao IESI Campus III. Além de faixas e balões, os membros do grupo distribuíram panfletos à população.

Fotos Relacionadas

Alunos do UNIESI participam de "Rapa Tudo" de Itapira com Trote Cultural

Mais de 400 alunos do UNIESI participaram da ação “Rapa Tudo” em diversos bairros de Itapira. A ação realizada com o apoio da Prefeitura de Itapira tinha como objetivo o combate e prevenção a Dengue.

Os alunos fizeram um batalhão e distribuíram em diversos pontos da cidade, sob orientação da Prefeitura, panfletos com informações sobre o combate e prevenção a Dengue.
Coordenadores, professores e colaboradores do UNIESI também participaram da ação. “Ano passado cada aluno havia feito a vistoria em casa e este ano eles se juntaram a Prefeitura e realizaram essa mobilização”, contou a professora Denise Ribeiro, coordenadora do curso de Direito.

Os alunos dos cursos de Serviço Social, Direito, Administração, Pedagogia, Recursos Humanos, Gestão Comercial, Logística, Fisioterapia e Enfermagem participaram da ação, que contou como Atividade Complementar e foi o “Trote Cultural” proporcionado pela faculdade.

Fotos Relacionadas

Alunos do curso de Engenharia Civil realizam visita técnica na Cerâmica Canella

O dia 2 de abril de 2016 foi especial para os alunos do curso de Engenharia Civil do UNIESI. Os alunos acordaram cedo para realizar uma visita técnica na Cerâmica Canella, indústria com 40 anos de tradição.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as etapas de fabricação de blocos cerâmicos, desde a sua mistura, secagem e queima. Ainda puderam acompanhar de perto como são fabricadas as primeiras matérias primas que são utilizadas na área de Engenharia Civil.

Esse tipo de atividade é parte importante na formação dos alunos, pois integra o conhecimento aprendido em sala de aula com a prática, agregando conhecimento e inserindo-os no mercado de trabalho.

No final da visita técnica, a gerente administrativa Valeria Marcatti, gentilmente distribuiu Manuais Técnicos sobre blocos estruturais. Um guia completo de execução, layout e aplicação de alvenaria estrutural.

A equipe do UNIESI agradece a Cerâmica Canella por contribuir com o aprendizado e parceria que permitiu aos alunos aprimorarem seus conhecimentos técnicos.

Fotos Relacionadas

1º Seminário de Empregabilidade de Itapira

O Instituto de Ensino Superior de Itapira participou no dia 30 de março de 2016 do “1º Seminário de Empregabilidade de Itapira”, na Fatec.  UNIESI se uniu a Fatec, Prefeitura, Associação Comercial e SENAC com o objetivo de auxiliar a empregabilidade local.

O professor Roberto Batista de Souza, docente do UNIESI, ministrou palestra sobre “Marketing Pessoal” e apresentou sugestões para melhorias na busca de emprego. A união das faculdades, escolas, associação e município é ponto chave para dar novas condições de emprego na cidade. “Em breve teremos novas ações em prol da busca de novos empregos neste momento de crise”, afirmou William Zacariotto, diretor do UNIESI.

Fotos Relacionadas

Parceria entre Enfermagem UNIESI e Entidade Jovem em ação qualifica a Prevenção e Promoção a “Saúde do Homem voltada ao jovem adolescente

Na última semana de março de 2016 foi desenvolvido um trabalho entre o curso de Enfermagem do UNIESI, representado pela coordenadora Daniela Turoele e a entidade “Jovem em Ação”, representada pela pedagoga Fabiele Dorta.

O objetivo do trabalho foi “Promover a Prevenção e a Promoção de Saúde do Homem” relacionado às questões cotidianas do jovem adolescente.

Foi realizado um bate-papo, onde os jovens puderam tirar dúvidas e buscar conhecimento de forma específica, levando-os a ter uma consciência mais crítica sobre a condição de ser ou estar, cuidados e responsabilidades com a saúde.

O enfermeiro Paulo Preto, um dos apoiadores do projeto, cita a importância de um momento como este, onde o jovem verbalizar suas dúvidas e dificuldades buscando conhecimento.

Preto ressalta também o apoio e estímulo recebido pela equipe de trabalho da Faculdade UNIESI, na pessoa do dinâmico diretor William Zacariotto e da psicóloga Elisei Lamari, responsável pela entidade Jovem em Ação.

Fotos Relacionadas

Curso de Enfermagem realiza Projeto itinerante relacionado ao Dia Internacional da Mulher

Foi realizado pelo curso de Enfermagem do UNIESI um projeto itinerante relacionado ao “Dia Internacional da Mulher”. O evento teve palestra informativa sobre a condição de ser mulher no contexto de saúde, exposição de matérias lúdicas alusivas ao tema, entrega de folhetos explicativos com informações sobre a saúde da mulher e os serviços disponíveis neste setor em nosso município.

O projeto levou o evento para a empresa Grupo Virgolino de Oliveira, ASCORSI, alunos e funcionários da Faculdade UNIESI, entidade “Jovem em Ação” e escolas do município de Itapira.

O trabalho contou com a organização e apoio dos graduandos de Enfermagem de 2016, com a coordenadora de Enfermagem Daniela C.S.Turolle, enfermeiros e professores Simone Cardoso e Paulo Preto, toda a equipe de funcionários do UNIESI e do sempre apoiador e incentivador diretor William Zacariotto.

Fotos Relacionadas

Alunos do curso de Gestao Comercial do UNIESI realizam visita técnica ao Supermercado Rofatto de Itapira

No dia 15 de março de 2016, o curso de Gestão Comercial visitou o Supermercado Rofatto na cidade de Itapira. No local os alunos foram recebidos pelo senhor Marcelo, que deu dicas preciosas sobre a exposição de produtos para aumentar o ticket médio dos clientes em um supermercado, informações sobre a organização da loja para uma melhor experiência dos consumidores, análise de custos e margens de lucros de produtos, negociações com fornecedores e clientes, gestão de funcionários e estoque, entre tantas outras técnicas para fidelizar clientes.

Fotos Relacionadas

Candidatas premiadas no concurso de Bolsas do UNIESI

Seis meninas foram destaque dos concursos de bolsa do Instituto de Ensino Superior de Itapira, realizados nos dias 19 de dezembro de 2015 e 16 de janeiro de 2016.

Barbara Aparecida Vieira foi a primeira colocada e recebeu bolsa de 100% na primeira edição do Concurso de Bolsas. Renata Porcelli Peliser ficou em segundo lugar e recebeu bolsa de 50%. Gabriela de Souza ficou em terceiro lugar e obteve desconto de 40%. Na segunda edição, a primeira colocada foi a candidata Pamela da Silva Ferreira Lacer que recebeu bolsa de 100%. Elienay Cristina Marcelino ficou em segundo lugar e recebeu bolsa de 50%. Victoria Helena de Oliveira ficou em quarto lugar e recebeu desconto de 40%. Além dessas candidatas, outros candidatos receberam descontos de 30, 20 e 10% nas duas edições do concurso.

Fotos Relacionadas

Fisioterapia do UNIESI realiza ação de combate a Dengue em Lindoia

No dia 5 de dezembro de 2015, o curso de Fisioterapia do UNIESI em parceria com a Secretaria de Saúde de Lindoia e o Consórcio Regional de Saúde das Águas realizou ação conjunta de orientação e informações sobre prevenção e combate a Dengue. Os alunos do curso de Fisioterapia apresentaram banners de projetos de saúde e esclareceram as dúvidas da população a respeito do assunto, junto aos agentes locais.

Fotos Relacionadas

Núcleo Afrodescendente do UNIESI realiza semana da Consciencia Negra

O Núcleo Afrodescendente do Instituto de Ensino Superior de Itapira realizou entre 17 e 20 de novembro de 2015 a “II Semana da Consciência Negra” na cidade de Itapira. O evento contou com exposição de fotos do fotografo Fábio Zangelmi, roda de música com Luciano Bola, apresentação teatral da peça “João Firmino” apresentado pelo Grupo Teatral “Essência do Cuidar”, formado por Paulo Preto, Alexandre Cesaretto, Zuleica Silva e Cleusa Monezi. O evento contou ainda com as apresentações do tradicional grupo de congadas da Rg Eventos e capoeira pelo Grupo Muzenza, gerenciado pelo mestre Régis Pit Bull. A organização do evento foi realizada pelo curso de Serviço Social através da professora Eliana Antonia de Castro e da coordenadora Patrícia da Fonseca. A palestra “Brasil Afro” ministrada por Roberto Batista de Souza, encerrou o evento.

Fotos Relacionadas

Enfermagem do UNIESI encerra a Sipat da Empresa IMBIL

Representantes da CIPA da empresa IMBIL convidaram as alunas do oitavo período do curso de Enfermagem com a orientação e coordenação dos professores enfermeiros Simone Cardoso e Paulo Preto a realizarem projeto e atividades relacionados a “Saúde do Homem e Reflexão sobre o Novembro Azul”. O objetivo do evento foi promover o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT 2015.

Foram entregues fitas azuis que simbolizam a campanha, folhetos educativos com material idealizado pelas graduandas de Enfermagem do IESI, dinâmicas com uso de balões e mensagem de prevenção a saúde e palestra relacionada ao tema.

Os participantes responderam positivamente às atividades e isso fez a diferença no desenvolvimento do projeto realizado pelas alunas.

“O objetivo proposto pelo grupo, superou as expectativas. A parceria com a empresa IMBIL qualificou ainda mais o processo de formação das graduandas de Enfermagem, nesta fase final do curso. Agradecemos o apoio da equipe da CIPA.”, declarou o professor enfermeiro Paulo Preto.

Fotos Relacionadas

Discentes do Fisisoterapia fazem campanha de prevenção contra Hipertensao Arterial

Os alunos do Curso de Graduação em Fisioterapia realizaram uma palestra "Prevenção contra Hipertensao Arterial" para os usuários da Unidade Básica de Saúde na Vila Ilze, no dia 10 de novembro de 2015. Segundo a Profa. Ms. Grazielle Fraga: "O estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa r preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituiçoes de educação superior". Foi realizado atendimento fisioterapeutico domiciliar sob supervisao da fisioterapeuta Vanessa Custódio e Profa. Ms. Thaís Fernanda Leitao Casellato.

Fotos Relacionadas

Discentes do 2s. Ano de serviço social participam do I Café filosófico do Curso

Na data de 11 de novembro de 2015, foi realizado o I Café Pedagógico do Curso de Serviço Social, o qual vislumbrou o encontro entre supervisao academica, corpo discente e supervisores dos campos de estágios dos estudantes do 4s Período.

Com o tema ”Construção de Conhecimentos e Socialização de Experiencias Profissionais em Serviço Social”, o café pedagógico foi uma oportunidade de trocas de experiencias e percepçoes sobre o estágio, fortalecendo, portanto, as Diretrizes Curriculares que atualmente norteiam a prática de Estágio Curricular.

Fotos Relacionadas

Discentes do Serviço Social realiza visita técnica junto ao Incor(Instituto do Coração)

Na data de 13 de novembro de 2015, a docente Eliane Antônia Castro em complementação a ementa da disciplina de Observação Orientada (Supervisao de Estágio) viabilizou aos estudantes do 4s período do Curso de Serviço Social a participação na palestra realizada na SOCESP ( Sociedade de Cardiologia do Estado de Sao Paulo) com o tema: Instrumentos Técnicos Operativos da Intervenção do Assistente Social na Saúde.

Com o intuito de finalizar a aludida disciplina, os estudantes do UNIESI também tiveram oportunidade de fazer uma visita técnica ao INCOR (Instituto do Coração), conhecendo mais de perto a atuação do Serviço Social Médico na Instituição.

A referida visita é de expressiva importância para os estudantes, haja vista tratar-se de um Hospital de Alta Complexidade e Hospital Escola, integrante ao complexo Hospitalar do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da USP.

Finalizando o roteiro do dia, os graduandos visitaram a Editora e Livraria Cortes (editora de referencia na produção do conhecimento em Serviço Social).

Uma das finalidades da referida visita técnica é possibilitar aos estudantes a articulação com o Campo de Estágio Supervisonado, nos diferentes processos de trabalho desta profissao.

Fotos Relacionadas

Todos discentes do Curso de fisioterapia receberam livros da Dra. Bankoff

A Profa. Dra. Antonia Dalla Pria Bankoff, professora aposentada da UNICAMP e atual titular da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, ex-docente de graduação do coordenador do curso de Fisioterapia, Prof. Joaquim Neto, realizou a doação de cento e vinte e cinco exemplares de sua nova obra, intitulada " Morfologia e Cinesiologia Aplicada ao Movimento Humano", publicado pela Editora Guanabara Koogan. A responsável em estabelecer o contato com a referida docente foi a Profa. Claudia Maria Peres, que também atua no curso de Fisioterapia do IESI. Todos os alunos receberam os exemplares durante a Jornada da Saúde do UNIESI, sendo que dez obras também serao doadas para a Biblioteca da Instituição. A contribuição foi de enorme importância, uma vez que a obra engloba conhecimentos da Anatomia, Histologia, Cinesiologia e Biomecânica.

Fotos Relacionadas

Alunos do Fisioterapia do UNIESI aprendem na prática “Shantala” em bebes

Os alunos do quarto semestre do curso de Fisioterapia tiveram aula especial nesta sexta-feira. Houve, pela primeira vez, a realização da prática de Shantala conduzida pela Profa. Ms. Thaís Casellato. Os benefícios da Shantala em bebes prematuros sao importantes, se destacando o ganho de peso, diminuição de internação, ajuda a gerar maior capacidade de termorregulação promovendo maior estabilidade de temperatura corpórea, alivia e prevenção de cólicas, melhora do sono e principalmente a amamentação. A massagem é uma expressao de amor através de toques.

Fotos Relacionadas

Discentes do Serviço de Social relatam a experiencia junto aos alunos do ensino médio

Os Discentes do Curso de Serviço Social contaram a sua experiencia do curso de Serviço social junto aos alunos do ESO- Elvira Santos de Oliveira e Prof. Pedro Ferreira Cintra. No local o aluno Matheus e as Alunas Rhandara, Pollyama , Bruna e Senir do 1s. Ano de Serviço Social puderam falar sobre a expectativa do curso , os trabalhos e projetos desenvolvidos por eles junto ao Instituto.

Também formularam um convite para conhecer o Instituto e a estrutura física.

Fotos Relacionadas

Professora Maria Rosa Velardez é coautora do Livro de Gestao de Relacionamento com o Cliente

No mes de setembro de 2015 foi lançada no mercado a terceira edição do livro “Gestao do relacionamento com o Cliente”, de uso didático pelos alunos dos cursos de Administração e gestao. O livro foi Organizado pelo Coordenador Pedagógico da UNIP e o Coordenador do Curso de MKT da UNIP e tem, desde a primeira versao, a co-autoria da Professora Maria Rosa Sequeira de Velardez do UNIESI.

Fotos Relacionadas

Alunos do 8s Semestre de Administração realizam pesquisa de marcas

Como parte de sua preparação para o mercado de trabalho, os alunos do 8s semestre de administração realizaram ao longo do segundo semestre de 2015, uma pesquisa “in loco” nos supermercados locais , para entender a evolução e aquisição das marcas de produtos conhecidos como por exemplo o chá mate leao adquirido pela Coca Cola.

O trabalho também visou compreender a formação de oligopólios e as estratégias de precificação bem como a movimentação do mercado local.

Fotos Relacionadas

Alunos de Direito do UNIESI realizaram Juri Simulado no Palácio da Justiça- Sp

Cerca de 50 estudantes do curso de Direito do Instituto de Ensino Superior de Itapira – UNIESI/UNIP estiveram no dia 6 de Novembro de 2015, no Palácio da Justiça, sede administrativa do Judiciário paulista, para realizar um júri simulado.

A coordenadora do curso, professora Denise de Souza Ribeiro, atuou como juíza, e os alunos participaram como promotores, advogado, testemunhas, jurados, escreventes, serventuários e escolta policial na composição de um caso fictício, em que o réu cometeu o crime de homicídio contra sua ex-exposa, com golpes de faca, por nao aceitar a separação.

O Conselho de Sentença – formado por seis mulheres e um homem – reconheceu que o réu cometeu homicídio doloso duplamente qualificado (motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima). O ex-marido foi condenado a 14 anos de reclusao em regime inicial fechado.

Denise Ribeiro se mostrou satisfeita com o desempenho do grupo e disse que “o esforço de todos os alunos foi exemplar. Agradeço ao Tribunal de Justiça, que todos os anos nos franquia a possibilidade de promover experiencia aos estudantes”, disse.

Os alunos do 10s semestre do curso, Rodrigo Andrei Poletini e Mikhael Marins Dias, aprovaram a experiencia. “Nunca havia presenciado um júri, foi uma experiencia muito interessante para o nosso futuro profissional”, disse Rodrigo.

Fotos Relacionadas

Enfermagem UNIESI Realiza Projeto Alimentação Saudável na ASCORSI – Itapira

Graduandas de Enfermagem do oitavo período desenvolveram o Projeto Alimentação Saudável na ASCORSI

O projeto contou com a participação da Nutricionista Leticia Maria Nogueira Sígolo profissional que desenvolve projetos na UNICAMP, e teve como objetivo levar informaçoes e refletir sobre os hábitos errados de alimentação assim como doenças que possam ser controladas através da boa alimentação como: Diabetes, Hipertensao e a Obesidade mórbida.

Foram entregues folhetos educativos com orientação especificas idealizado e confeccionado pelos alunos de Enfermagem do Segundo Período – Enfermagem 2015 na Disciplina de Nutrição Aplicada a Enfermagem.

Após discussao e atendimentos direcionados, foi servido pelas Graduandas uma Salada de Fruta Comunitária promovendo a interação e socialização do grupo e exemplificando de forma concreta uma opção de Alimentação Saudável.

Fotos Relacionadas

Projeto NOVEMBRO AZUL “SAÚDE DO HOMEM” desenvolvido pelo grupo de estágio de Enfermagem da UNIESI – Itapira atende trabalhadores da ASCORSI

O Projeto Itinerante novembro azul “SAÚDE DO HOMEM” desenvolvido pelo grupo de estágio de Enfermagem da UNIESI – Itapira visitou e atendeu através de orientaçoes especificas os trabalhadores da ASCORSI Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira.

O projeto consta de Palestra sobre Prevenção a Saúde do Homem, entrega de Folhetos com temas relacionados ao: Câncer de Próstata e exames específicos, Doenças Cardiovascular, Álcool / Drogas, DST / AIDS e sobre a Dengue.

Também sao distribuído “ laço azul” como símbolo da campanha NOEMBRO AZUL sinalizando o cuidado que o Homem tenha que estabelecer em relação a sua própria saúde e a prevenção vencendo o medo e o desconhecimento.

Fotos Relacionadas

Enfermagem UNIESI Encerra Outubro Rosa em Encontro de Funcionárias da Usina G.V.O

No dia 29 de outubro de 2015, o Grupo de Estagio de Enfermagem encerrou as atividades do Projeto Outubro Rosa na Usina Grupo Virgolino de Oliveira.

O convite foi feito pelas Profissionais Enfermeira Patrícia Antunes e a Nutricionista Ana Carolina Medeiros do Ambulatório de saúde da Empresa, que acompanharam todo o trabalho do grupo de Estagio Enfermagem UNIESI durante o mes de outubro ,e buscaram qualificar o trabalho realizado com as mulheres que prestam atividades na USINA GVO através de um encontro onde as graduandas de Enfermagem junto com o Enfermeiro Professor Paulo Preto e Simone Cardoso puderam desenvolver uma palestra reflexiva sobre o papel da mulher na sociedade, e oferecer informaçoes especificas relacionado ao cuidado e prevenção ao Câncer de Mama.

Fotos Relacionadas

Semana de Engenharia do UNIESI 2015

Aconteceu na semana de 2 a 7 de Novembro de 2015, a 1S. Semana de Engenharia do Instituto de Ensino Superior de Itapira-SP, a qual teve como foco palestras , apresentação de trabalhos academicos e a primeira competição de foguetes da regiao .

Além de palestras de Qualidade de Vida( William Zacariotto ) e componentes e acabamento residencial interno , realizada por Douglas Casalta da Basf e Sulvinil , foram realizados diariamente a apresentação de trabalhos dos alunos do 1s. E 2s. Semestres dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção .

Fotos Relacionadas

Competição de Foguetes do UNIESI surpreende a todos com alto estudo de engenharia

No dia 07 de novembro de 2015, foi realizado no CAI (Clube de Aeromodelo de Itapira) a “1S. competição de Foguetes do UNIESI “ com a participação dos alunos do 3°/4° semestre dos cursos de engenharia civil e engenharia de produção do Instituto de Ensino Superior de Itapira.

As Atividades foram desenvolvidas através de um projeto de propulsao água/pressao, sendo avaliado nos seguintes fatores: Mecanismo de lançamento do Foguete; solução de engenharia; alcance do Foguete e Estabilidade de vôo. O Objetivo da competição foi de aproveitar os conhecimentos da disciplina dinâmica dos sólidos e fenômenos do transporte, desenvolvendo pesquisa, desenvolvimento e trabalho em equipe e composição de foguete mais o estudo academico transformado em artigo.

Os pontos que mais se destacaram foi a criatividade e "engenhocas" dos alunos, que nos surpreenderam com projetos nos diversos níveis da engenharia. Analisando a qualidade, pode-se dizer que os alunos superam as expectativas.

A equipe do Clube de Aeromodelismo, também estava presente e aproveitou para explicar alguns conceitos de aeromodelos, expuseram alguns drones e demostraram o voo de aeromodelos.

Os vencedores foram:
Primeiro Lugar: Leandro j Pereira / Gabriel D. Faria / Bruno Bonassa / Caio Tudisco / Rafael Magalhaes
Segundo Lugar: Patricia M Florencio / Julia Pompeu / Vagner Laquer / Marcio Theodoro /Ana Katherine
Terceiro Lugar: Lupercio Cavenaghi / Alex Demate / Rodrigo Gattei / Valdemir Galli /Helio Almeida

Fotos Relacionadas

Alunos do sétimo semestre de fisioterapia realizam visita técnica na Penha Papel e Papelao

Os alunos do sétimo semestre do curso de Fisioterapia realizaram visita técnica na Fábrica de Papel e Papelao Nossa Senhora da Penha S/A, no dia 03 de novembro de 2015. A vista fez parte da estratégia pedagógica da disciplina Ergonomia e Ginástica Laboral, sob responsabilidade do Prof. Paulo Rogério Cavenaghi. O objetivo foi o desenvolvimento de análise do posto de trabalho dos colaboradores, bem como das adaptaçoes realizadas para a redução de riscos de acidentes de trabalho e da incidencia de doenças ocupacionais. Estiveram presentes, além do docente, os alunos Lucas Elias de Andrade, Alexandra da Silva, Joao Pedro Expedito de Almeida e Eliane Avelino.

Fotos Relacionadas

Alunas de Fisioterapia do UNIESI realizam estágio na Casa Repouso Allan Kardec

As alunas do curso de Fisioterapia do UNIESI reaizaram atendimento fisioterapeutico em idosos residentes na Casa de Repouso Allan Kardec. No dia 28 de outubro de 2015, teve uma Confraternização para os Aniversariantes do mes de Outubro. Participaram as alunas: Carolina, Maiara e Eliane do 8s semestre do Curso de Fisioterapia sob supervisao da Profa. Ms. Thaís Fernanda Leitao Casellato. As atividades fazem parte do estágio supervisionado e a parceria com a comunidade.

Fotos Relacionadas

Direito do UNIESI realiza a 9S. Edição do júri Simulado no Forum Itapirense

No ultimo dia 27 de Outubro de 2015, aconteceu no Fórum de Itapira , a 9S.  edição do Júri Simulado do Curso de Direito do UNIESI, que abordou um homicídio, em que um marido(representado pelo aluno Márcio do 10s Semestre) matou sua ex-mulher, mediante golpes de faca.  Atuaram na acusação  os alunos Gabriel e Ronaldo – 10s Semestre) que sustentou a tese de homicídio duplamente qualificado (impossibilidade de defesa da vítima e motivo fútil), enquanto a defesa  foi realizada  pelo aluno Daniel- 8s Semestre) sustentou o homicídio culposo.

Após a oitiva das testemunhas (alunos Gislene (10s Semestre), Mariana (4s Semestre) e Yslan e Fernanda (2s Semestre)), o corpo de jurados (alunos Luan – 8s Semestre; Luiz Henrique, Pedro, Daiane e Joao Paulo – 2s semestre; e Antonio Daniel e Leonardo (convidados) acataram integralmente a tese da acusação.

Participaram como oficiais de Justiça, os alunos: Caroline (10s Semestre);  e Paola, Edmilson, Jéssica, Cristina, Alice, Fernanda e Marcos (2s semestre).

Como escrevente de sala, tivemos a aluna Tatiana (2s semestre) e como escolta para o Réu, os alunos Fernando e Rafael (2s semestre). A coordenadora de Direito relatou o agradecimento r Dra. Hélia Regina Pichotano (Juíza Diretora do Fórum), e Sra. Vânia da Rocha por nos conceder a utilização das dependencias do Fórum local, inclusive para o ensaio geral. Abordou ainda que a OAB Itapirense representada pelo Dr.  Thomaz Antonio Moraes – Presidente da  OAB de Itapira e suas funcionárias, foi ponto chave ao evento cedendo as becas  e as cadeiras do evento.

Fotos Relacionadas