IESI

Como acessar

Links Relacionados

Destaques

Grupo de estudo de Arduíno

Parceria entre Ciências da Computação e Engenharia de Produção criam grupo de estudo de Arduíno no Centro Universitário de Itapira – UNIESI

Uma parceria firmada entre os cursos de Ciências da Computação, coordenado pelo Prof. William Antonio Zacariotto, e Engenharia de Produção, coordenado pelo Prof. Daniel Marcus Giglioli de Oliveira, do Centro Universitário de Itapira- UNIESI, criou o Grupo de Estudos de Arduíno. Para quem não conhece, Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão que tem origem em Wiring e é essencialmente C/C++,. O foco é aprender a programação, integrar ações de robótica e conhecimentos que poderão auxiliar os futuros profissionais no mercado de trabalho. A prototipagem é o cerne para o desenvolvimento humano e estudos de alto padrão nas empresas e indústrias.

O grupo, integrante do Núcleo de Projetos de Extensão do Centro Universitário de Itapira – Uniesi, terá encontros quinzenais às quartas feiras das 18h30 as 19h10 no campus Santa Terezinha, Rua Santa Terezinha, 1381 – Jd Guarujá Itapira.

A participação é gratuita, aberta aos interessados no assunto. Caso necessitem de mais informações encaminhem um e-mail ao Prof. Daniel – projetos.oliver@gmail.com.


Dia das Mulheres na Praça Bernardino de Campos em Itapira

Uniesi participou do Evento dia das Mulheres na Praça Bernardino de Campos em Itapira

O Centro Universitário de Itapira – UNIESI foi convidado pela Procuradoria da Mulher a participar do evento de comemoração do DIA DAS MULHERES, localizado na Praça Bernardino de Campos, nesta data, 08 de março de 2019, pela manhã.

A participação envolveu coordenadores, professores e alunos que apresentaram projetos dos cursos de Biomedicina, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Pedagogia, Nutrição e Serviço Social. Os trabalhos foram desenvolvidos com foco no atendimento e orientação à população. Os alunos expuseram cartazes e banners indicativos, executaram medição de pressão arterial, avaliação de glicemia capilar, deram orientações sobre prevenção de câncer de mama, câncer de colo, incontinência urinária e uso de métodos contraceptivos. Avaliaram também a composição corporal e divulgaram histórias de mulheres que marcaram e impactaram o mundo. O escritório de Assistência Jurídica efetuou plantão de atendimento às mulheres em questões relacionadas ao Direito.

Os alunos dedicaram-se à execução das atividades em prol da saúde da população, principalmente das mulheres, sem nenhum envolvimento com as questões relacionadas à política, reforma da previdência e sindicatos que ocorriam em paralelo. A vice-reitoria e as coordenações de cursos e, principalmente, a população atendida, elogiaram a qualidade do trabalho dos alunos, seu envolvimento e cuidado com a saúde da mulher.

Fotos Relacionadas

Calouros 2019

Centro Universitário de Itapira- UNIESI recebe os calouros 2019 com novo projeto de interdisciplinaridade e integração

No próximo dia 19 de fevereiro, o Centro Universitário de Itapira recebe os novos ingressantes de 2019 dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Curso Superior de Tecnologia de Estética e Cosmética, Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Pedagogia.

Com a mudança de status de Instituto para Centro Universitário, o UNIESI implementou um projeto de ensino moderno e arrojado que contempla a multidisciplinaridade existente no mercado de trabalho, desde o início do curso. Alunos dos cursos de cada área trabalharão em conjunto desde o início, conforme acontece na vida profissional. Os professores das disciplinas comuns estão orientados para discutir as questões do ponto de vista de cada profissão de forma a que haja complementariedade de opiniões sobre os assuntos levantados, cada profissão trazendo a sua contribuição.

Esta integração, presente nas Universidades de ponta nacionais e internacionais, visa desenvolver um perfil de aluno parceiro, capaz de entender e considerar projetos e soluções multidisciplinares e interdisciplinares. É mais uma forma adotada pelo UNIESI para preparar o aluno para trabalhar em equipes, compreender as diferenças sem perder a sua identidade profissional e estar pronto para atuar no mercado.


Novo curso de BIOMEDICINA

Novo curso de BIOMEDICINA do Centro Universitário de Itapira –UNIESI começa dia 19 de fevereiro

O novo curso de Biomedicina do Centro Universitário de Itapira- UNIESI, iniciará as aulas no dia 19 de fevereiro de 2019. O curso de Biomedicina oferece ao futuro biomédico o conhecimento teórico adequado, assim como toda a instrumentalização técnica para a prática profissional. É com a atividade interdisciplinar constante que o aluno se torna apto para assumir as responsabilidades técnicas da profissão, além de planejar e executar estudos, projetos e pesquisas científicas utilizando tecnologia avançada e reconhecendo as possibilidades de ampliação do mercado de trabalho. O futuro biomédico encontra a infraestrutura para o desenvolvimento do seu conhecimento, desde as referências mais atuais dos estudos científicos até laboratórios equipados com o que há de mais moderno.

O Centro Universitário de Itapira- UNIESI oferece bolsas em parceria com as empresas Quero Bolsa, Educa Mais Brasil, Mais Bolsas, Catho, Prouni, Fies e desconto ENEM de acordo com a nota obtida no exame. Também é possível utilizar o programa de financiamento Pra-valer e há descontos para segunda faculdade, transferências e indicação de amigos (a partir do segundo semestre letivo).


Uniesi tem novo curso de Educação Física e Prof. Marcos. Schmidt é o coordenador

O Centro Universitário de Itapira – UNIESI iniciará as aulas da sua primeira turma de Educação Física – Graduação Plena no dia 19 de Fevereiro de 2018 no campus Santa Terezinha. As atividades do curso serão coordenadas pelo Prof. Marcos Schimidt . O prof. Marcos é Especialista em Gestão do Esporte pela Faculdade Unyleya de Brasília-DF (2018). Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (2005). Atualmente é Secretário Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Itapira. Tem experiência na área de Gestão de Esportes e na área de Educação Física, com ênfase em Gestão Pública.

A coordenação do prof. Marcos permitirá a integração do curso de Educação Física do UNIESI com os demais órgãos de esporte da região. Os novos cursos de Biomedicina, Estética e Cosmética também iniciarão as aulas no dia 19 de fevereiro de 2019.

Uniesi tem novo curso de Educação Física e Prof. Marcos. Schmidt é o coordenador


Jogos de Verão

Uniesi encerra participação nos Jogos de Verão com balanço positivo e sentimento de vitória coletiva​

O Centro universitário de Itapira – UNIESI encerrou ontem a participação nos Jogos de Verão da cidade de Itapira com balanço positivo: foram 24 partidas, 11 modalidades, 350 pessoas envolvidas (reitoria, funcionários, coordenadores, professores, alunos, egressos e amigos). “Ingressamos nos jogos de verão no final das aulas e muitos de nossos alunos já haviam se comprometido com as outras equipes. Começamos com uma torcida pequena - 50 pessoas. Duas rainhas,  meninas brilhantes, dançaram como ninguém. Praticamente não houve treino mas nossos atletas jogaram de igual para igual com  equipes que treinam a anos. Podia-se ver a vontade e o brilho nos olhos de cada jogador. A torcida cresceu em cada jogo, muitos pediam as nossas camisas e gritavam UNIESI. Nenhum atleta machucado, nenhuma briga, ofensa ou problema, a disputa foi limpa, competitiva e pregamos a alegria plena. Todos puderam jogar, bons, médios e ruins competiram com o envolvimento típico dos nossos aluno que levam o nome UNIESI na raça. Agora, em 2020, com treino e com o novo curso de Educação Física (bacharelado) certamente teremos uma equipe mais forte.  Estou muito feliz pelos resultados e pelo empenho de todos “ afirma o vice-reitor.​

Fotos Relacionadas

Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética

Jussara Aguiar é a coordenadora do Curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário de Itapira –UNIESI

A professora Jussara Aguiar, farmacêutica Industrial, especialista em Cosmetologia é a coordenadora do novo curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário de Itapira.

O curso superior de tecnologia em Estética e Cosmética  foi autorizado a funcionar no Centro Universitário UNIESI pela Resolução Consuni nº 20 de 14 de agosto de 2018. O curso tecnológico terá duração de 3 anos e será realizado no período noturno. O profissional que se forma no curso de Estética e Cosmética  trabalha associando saúde, beleza e bem-estar. A área de Estética e Cosmética encontra-se em amplo desenvolvimento e o aluno recebe uma formação completa contando tendo a sua disposição no curso  os recursos mais modernos para aprender a desempenhar suas atividades profissio­nais em centros e clínicas de estética, spas, academias, indústrias cosméticas, domicílios em atendimento home care, e outros estabelecimentos. O curso proporciona, também, a troca de informações com outros profissionais da área de saúde que, direta ou indiretamente, atuam na área da estética humana e interagem nos tratamentos específicos de forma a capacitar o profissional para atuar em equipes multiprofissionais.

Nova  Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética


Concurso de Maquetes

Fábio Forte de Andrade vence o Concurso de Maquetes do curso de Arquitetura do Centro Universitário de Itapira UNIESI

O aluno do 1º. ano do curso de Arquitetura, Fabio Forte de Andrade, venceu o Concurso de Maquetes promovido pelo Centro Universitário de Itapira  UNIESI em comemoração ao dia do Arquiteto. Concorreram para o prêmio  mais de 20 trabalhos de ótima qualidade desenvolvidos por alunos e que  tiveram como base o desenvolvimento de maquetes em terrenos simulados reais da cidade de Itapira-SP.

O projeto vencedor apresentou uma Casa Modelo, um Escritório e Área de Lazer.

Fotos Relacionadas

Exposição de Maquetes no UNIESI Comemora o dia do Arquiteto e Urbanista

No dia 15 de dezembro comemora-se o Dia do Arquiteto e Urbanista. Em homenagem à data, o UNIESI realizará uma Exposição de Maquetes construídas pelos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo como parte da disciplina Projeto Arquitetônico, conduzida pela professora Camila Almeida. As maquetes apresentam os projetos de uma residência unifamiliar para uma cidade do porte de Itapira. Como base, os futuros arquitetos utilizaram um terreno da cidade e, dessa forma, tiveram contato com uma situação real para praticar os elementos fundamentais de realização de um bom projeto arquitetônico.

A entrada para a Exposição de Maquetes será gratuita e a atividade acontecerá no pátio do UNIESI, Campus II-Santa Terezinha, em Itapira - SP. A exposição estará aberta nos dias de semana, das 09h às 22h, de 3 a 15 de dezembro.

Exposição de Maquetes no UNIESI Comemora o dia do Arquiteto e Urbanista


Alunos de Direito realizam defesa de TCC no Uniesi

No dia 10 de novembro de 2018, após um café da manhã comemorativo, trinta e três alunos do Curso de Direito do UNIESI, por meio de cinco bancas distintas, das quais participaram os professores Cecília Nogueira Stefanini, Cristiane de Sousa, Denise de Souza Ribeiro, Fernanda Parentoni Avancini e José Antonio Tibúrcio, defenderam seus respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso, com temas relativos ao Direito de Família, Direito do Consumidor, Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual, Direito Desportivo e Direito Aeronáutico.

Fotos Relacionadas

Banners da história do Direito são expostos no UNIESI

Os alunos do Curso de Direito, sob a orientação do Prof. Roberto Batista de Souza, que ministra a disciplina História do Direito, organizaram banners informativos sobre diversas áreas jurídicas de interesse para a população em geral. Os banners foram expostos aos alunos do Ensino Médio recepcionados no Campus Santa Terezinha do Centro Universitário de Itapira, em especial aos candidatos que ali realizaram as provas do ENEM.

Fotos Relacionadas

Curso de Direito do UNIESI realiza audiência simulada

No dia 28 de outubro 2018, os alunos do curso de Direito do UNIESI participaram de uma audiência simulada, sob orientação da profa. Alessandra G. Varisco responsável pela disciplina Comunicação Jurídica.

Os alunos organizaram cinco grupos – autor, réu, Ministério Público e Assistente Social Judicial e testemunhas – e a audiência foi mediada pela advogada Jaqueline Lério Pereira da Silva, como magistrada.

A coordenadora do curso, Me. Denise de Souza Ribeiro, participou do evento. A simulação permitiu que os alunos identificassem o procedimento de uma AIJ (Audiência de Conciliação e Julgamento), os papéis jurídico-sociais dos agentes envolvidos e verificassem como a argumentação jurídica é fundamentalmente relevante para o operador do Direito. Toda a sala envolveu-se com a simulação de um dos ambientes a que poderão estar expostos em sua vida profissional. A vinculação do conhecimento dos alunos com a prática é uma das características dos cursos do UNIESI e visa prepara os futuros profissionais para o mercado de trabalho.

Fotos Relacionadas

Debate sobre o tema Trabalho Social com Famílias

As novas configurações das famílias e suas diferentes abordagens foram o eixo central do debate, que aconteceu na noite do dia 07 de novembro de 2018, no Campus I do UNIESI - Itapira.

O evento reuniu cerca de 30 profissionais das áreas da Assistência Social, do Judiciário, da Saúde, da Educação, além de Egressos, contando com troca de experiências, estudos e práticas que tratam dos diferentes arranjos e rearranjos familiares na contemporaneidade.

Agradecemos imensamente a delicadeza e atenção das alunas graduandas do curso de Serviço Social, bem como a participação impecável das profissionais Telma, Fátima e Zânia - Assistentes Sociais - e Sandy - Psicóloga.

Fotos Relacionadas

Palestra Auditoria

Conselho Regional de Ciências Contábeis ministra palestra aos alunos do curso de Ciências Contábeis no Centro Universitário de Itapira – UNIESI.

No dia 05 de novembro de 2018, o UNIESI, em parceria com o CRCSP, realizou palestra voltada aos alunos com o tema "Auditoria", a qual foi ministrada pelo Professor e Conselheiro do CRCSP Cláudio Gonçalo Longo. Além dos alunos, estiveram presentes professores e representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo em Itapira.

Após a palestra houve homenagem e entrega de Diploma concedido pelo CRCSP à ex-aluna Beatriz Ferraz Cezar pelo excelente desempenho acadêmico e aprovação no Exame de Suficiência Contábil.

Por fim, livros relacionados à matéria contábil foram sorteados aos alunos, finalizando o evento com uma confraternização.

Fotos Relacionadas

Sipat da Santa Casa de Misericórdia de Itapira

Nos dias 18 e 19 de outubro de 2018, a Professora Elaine Ribeiro e os alunos do 7º e do 8º períodos do curso de Graduação em Enfermagem do Uniesi desenvolveram ações educativas junto aos colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Itapira durante SIPAT, enfatizando questões voltadas à Saúde da Mulher, em comemoração ao “OUTUBRO ROSA”.

Fotos Relacionadas

Curso de Enfermagem participa de projeto de ação educativa na Casa da Criança

O curso de Enfermagem do UNIESI desenvolveu em novembro um trabalho voltado para educação e saúde com os familiares da entidade Casa da Criança.

A temática trabalhada foi a Prevenção e Orientação ás Doenças mais comuns na infância e a importância Do Calendário de Vacinação na vida das crianças. O trabalho contou com a colaboração do grupo de multiprofissionais que compõem a equipe de atendimento da entidade.

Fotos Relacionadas

Professor da Universidade Paulista ministrou palestra motivacional

Na noite de 08 de novembro de 2018, o Professor Elvis Wanderley dos Santos, esteve no Centro Universitário de Itapira ministrando palestra sobre motivação com o tema “Novos tempos para novas Atitudes.” aos alunos dos cursos de Direito, Administração, Recursos Humanos, Gestão Comercial, Logística e Serviço Social.

Com uma temática inovadora, os alunos receberam a palestra como incentivo ao estudo continuo, ao colaboracionismo e à integração de uma nova jornada pós faculdade.


Lançamento da Cartilha do Idoso na OAB/SP

No dia 07(sete) de novembro de 2018, houve o lançamento oficial da Cartilha do Idoso na antiga sede da OAB em São Paulo. Na ocasião, realizou-se uma palestra organizada pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, em especial pelas Dras. Adriana Maria de Fávari Viel, Daniela Colli Luiz e Sandra Rossi, que apoiaram desde o início a construção do projeto.

Os alunos do Curso de Direito do Centro Universitário de Itapira – UNIESI/UNIP, Marcos Tadeu Martuci Camargo, Édina Aparecida Ferreira de Oliveira, Elisângela Simoneti de Lima Ferreira, Maria Cláudia Zancan e Rivael Domingos da Silva e as Professoras Cecília Nogueira Stefanini, Fernanda Parentoni Avancini, José Antonio Tibúrcio, a Coordenadora Denise de Souza Ribeiro e o Vice-Reitor da Instituição, Prof. William Antonio Zacariotto fizeram a apresentação e a entrega das Cartilhas.

Na mesma ocasião, o aluno Rivael, responsável pelas ilustrações e diagramação, leu o poema de sua autoria que compõe a contracapa do trabalho. O Dr. Marcos da Costa, que redigiu o prefácio da Cartilha recepcionou os alunos com grande atenção e gentileza no Gabinete da Presidência do OAB/SP . O Presidente da Subseção da OAB/Itapira e Conselheiro do UNIESI, Dr. Thomaz Antonio de Moraes, o Presidente da Vigésima Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP, Dr. Marco Aurélio Vicente Vieira, e a Dra. Ana Lúcia Pacheco Augusto, da Subseção Lapa da OAB/SP, acompanharam a recepção, o que muito honrou a todos os presentes.

O lançamento da Cartilha do Idoso, desenvolvido por catorze alunos do Curso de Direito do UNIESI em parceria com as Dras. Adriana, Daniela e Sandra, da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa e supervisão das Profas. Cecília, Denise e Fernanda, com o integral apoio do Prof. William, resultou de um trabalho de dois anos de pesquisa. A Cartilha, em um texto instrutivo e em linguagem acessível, conscientiza os idosos sobre seus principais direitos.

A coordenadora do curso agradeceu especialmente a Profa. Alessandra Gomes Varisco, que, com a aluna Maria Cláudia, fez a revisão ortográfica, e o Prof. Carlos Roberto Gomes Júnior, que confeccionou a impressão dos exemplares com a gráfica Everesty assim como à Reitora do UNIESI, Dra. Marília Ancona Lopez, que apoiou e autorizou a Cartilha do Idoso e sua impressão. Um novo lançamento será realizado em breve no UNIESI. A Cartilha do Idoso encontra-se no site www.uniesi.edu.br e no site da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/SP. Ela será distribuída às entidades e à população interessada.

Fotos Relacionadas

Palestra - Comportamento no Ambiente de Trabalho e nas Redes Sociais

A Consultora Renata Godoy promoveu no dia 05 de novembro de 2018, uma palestra no estilo “bate papo” para os alunos do curso de Arquitetura do UNIESI em Itapira.

A palestrante abordou as principais regras de comportamento no ambiente de trabalho e nas redes sociais. "Para ser um profissional qualificado é necessário possuir conhecimentos técnicos e profissionais, que envolvem as habilidades e capacidades na execução das atividades, e também conhecimentos pessoais, que envolvem o cuidado com a imagem, a postura e o comportamento diante de outras pessoas. A falta de um comportamento adequado pode comprometer a conquista de um cliente, um grande negócio ou um bom emprego", explicou Renata.

Fotos Relacionadas

Cartilha do Idoso

O envelhecimento é um direito personalíssimo, e sua proteção, um Direito Social.
Confira aqui mais informações


Ação Social junto às Crianças e Adolescentes do SEPIN

Os graduandos do curso de Farmácia do Centro Universitário de Itapira - UNIESI arrecadaram balas, doces, pirulitos e chocolates para a realização de doações a Crianças e Adolescentes que participam de projetos da entidade do SEPIN (Serviço de Proteção à Infância e Adolescência).

As doações aconteceram na semana da Criança junto às festividades propostas pela entidade e foram entregues pelos graduandos do UNIESI, nos períodos da manhã e da tarde, em clima de interação e divertimento. Toda a ação foi organizada e programada pelos graduandos, o que mostra que as Ações Sociais do UNIESI fazem diferença e buscam sempre a formação profissional dinâmica e de forma ativa. ​

Fotos Relacionadas

UNIESI visita o Banco de Leite Humano em Itapira

Os alunos do 6° período do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Itapira – UNIESI, acompanhados pelo Prof. Paulo Preto, realizaram no dia 11 de outubro de 2018 uma visita técnica ao Banco de Leite Humano no Hospital Municipal de Itapira, onde foram recebidos pela Enfermeira Daniela Nunes Rodrigues. O Banco de Leite Humano é referência para a região, fornecendo leite humano aos municípios de Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Estiva Gerbi.

O Hospital Municipal de Itapira é reconhecido pela UNICEF, da qual recebeu o título de Hospital Amigo da Criança O Banco de Leite Humano é o terceiro do Estado de São Paulo e foi reconhecido pelo  Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IBERBLH) na categoria Ouro.  A visita dos alunos  foi positiva, pela alta relevância no contexto social e de saúde.

Fotos Relacionadas

Polo Unip Interativa - Uniesi realiza ação de extensão comunitária

Na semana de 10 de outubro de 2018, as alunas do curso de Pedagogia do polo EAD/UNIP – UNIESI visitaram a Instituição Lar São José para conversar com as crianças sobre  Relações e Redes: cuidados e consequências do uso precoce e excessivo da tecnologia.

Na ação foram realizadas:  a dinâmica Caixa do Desafio, encenação teatral, palestra, esclarecimento de dúvidas das crianças, brincadeiras e doação de alimentos e produtos de limpeza para a instituição.

Fotos Relacionadas

Curso de Pedagogia do UNIESI participa de peça de Teatro em Mogi Guaçu

Com o objetivo de enriquecer as Atividades Práticas Supervisionadas e em busca de experiências para uma formação que dê aos alunos autonomia e fundamentação prática e teórica, o curso de Pedagogia do UNIESI esteve no Teatro Tupec no dia 03 de outubro de 2018 para assistir à peça de Teatro Sherek, que abriu o festival de teatro de Mogi Guaçu.​

Fotos Relacionadas

Ação solidária “Arquitetando o bem” para ONG Protetora dos Animais

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Itapira realizou ação em prol da União Internacional Protetora dos Animais (UIPA). A ação foi realizada no dia 6 de outubro de 2018, e os alunos conseguiram a doação de 535 KG de ração. A campanha intitulada “Arquitetando o bem” atendeu ao pedido da ONG, que conta hoje com 130 animais, sendo que há alguns casos graves de abandono.

A iniciativa dos alunos atingiu seu maior objetivo, que foi a união das pessoas para fazer o bem. Assim inicia-se a jornada para a formação de um profissional cidadão.

Fotos Relacionadas

Seminário do Empreendedor

No dia 17 de setembro de 2018, os alunos do 5º/6º semestres do curso de Administração do UNIESI apresentaram seus trabalhos no Seminário do Empreendedor. A atividade foi desenvolvida sob orientação do Prof. Rômulo Ferrari pela disciplina Empreendedorismo e Plano de Negócios.

Os grupos compartilharam com os seus colegas informações importantes e inspiradoras para quem tem o sonho de ter um negócio próprio. Os temas estudados e levados para a sala de aula foram:

  • Investidores-anjos
  • Novas startups com grandes potenciais de crescimento
  • Startups que se tornaram grandes empresas 
  • Empreendedores brasileiros de sucesso
  • Sebrae
  • Endeavor
  • Negócios sociais

Além de conceitos e definições, os grupos compartilharam exemplos práticos de novos negócios, instituições de fomento ao empreendedorismo, histórias inspiradoras e um objeto/imagem que representava os seus trabalhos.

O Seminário foi muito útil para o desenvolvimento de algumas importantes competências do empreendedor, como trabalho em equipe, capacidade de sintetizar ideias, criatividade, dinamismo e persuasão.

Seminário do Empreendedor


Ação em prol do Coração na Praça Bernardino Ribeiro

No dia 29 de setembro de 2018, os alunos dos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem do Centro Universitário de Itapira - UNIESI desenvolveram uma ação de conscientização à população em comemoração ao dia Mundial do Coração, juntamente com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - SOCESP, com a participação do médico cardiologista Dr. Valentin Valério e o enfermeiro e instrutor Gilson Nascimento de Souza. A atividade aconteceu na Praça Bernardino de Campos, no centro de Itapira e contou com a presença do Prefeito Municipal José Natalino Paganini. Os alunos do curso de Enfermagem do UNIESI fizeram a aferição da pressão arterial, o cálculo de massa corporal e o teste de glicemia na população presente. Os alunos do curso de Farmácia orientaram as pessoas sobre o descarte correto de medicamentos. Os alunos do curso de Fisioterapia entregaram panfletos, orientaram sobre os riscos para o coração e a importância da realização de atividades física regulares como prevenção para as doenças cardíacas e realizaram uma sessão de alongamento com a população ali presente. Por sua vez, os profissionais da SOCESP utilizaram bonecos para ensinar de forma lúdica como fazer massagem cardíaca e como oferecer os primeiros socorros às vítimas de parada cardíaca.​ As atividades foram um sucesso e os alunos e profissionais puderam colaborar com a comunidade transmitindo seus conhecimentos. Participaram do evento alunos dos períodos diurno e noturno, professores e funcionários do UNIESI.

Fotos Relacionadas

Dia Nacional da Luta pela inclusão da pessoa com Deficiência

No dia 21 de setembro de 2018, foi realizado um evento no Parque Juca Mulato, em Itapira-SP, em comemoração ao "Dia Nacional da Luta pela Inclusão da Pessoa com Deficiência", organizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COMDEF, do qual fazem parte a coordenadora do curso de Fisioterapia, Monica Furquim de Campos, e a professora do curso de Pedagogia, Dra. Cristina Bressaglia Lucon, representando o Centro Universitário de Itapira - UNIESI.

Este dia importante, para prestigiar os trabalhos que têm sido realizados no município de Itapira, contamos com a apresentação artística e cultural das instituições CAHEK, SENAC, SEPIN, APAE, ADI e núcleo do CRAS III; contou também com a participação de alunos dos cursos de Pedagogia e Fisioterapia do UNIESI.

Convite semana de estudos Administrativos e Humanos UNIESI


Sipat - Trânsito e Vida

Na última semana de setembro de 2018, o Vice-Reitor do UNIESI, Prof. William Antônio Zacariotto, esteve ministrando palestra e exemplos práticos na Sipat da Escola Técnica João Stevanatto em Itapira. Além de discorrer sobre os principais problemas de trânsito, dicas de como evitar os acidentes e como se proteger, foram apresentados exercícios práticos de proteção e como proteger as pessoas na direção de motos, carros e pedestres.

Participaram do evento alunos dos períodos diurno e noturno, professores e funcionários do UNIESI.

Fotos Relacionadas

UNIESI – Congratulação da Câmara Municipal de Itapira

O Centro Universitário de Itapira – UNIESI, recebeu no dia 25 de setembro de 2018, dois votos de congratulação oferecidos pela câmara Municipal de Itapira, apresentado pelo projeto da Vereadora Professora Marisol o que teve aprovação unanime.

O primeiro voto foi dado a transformação do IESI em Uniesi o Centro Universitário de Itapira, o qual foi citado como gestão de boa qualidade, compromisso, respeito e seriedade junto à comunidade regional, foram citados as reitorias, diretorias, funcionários, coordenadores, professores e alunos os quais forma elogiados por diversos vereadores.

O segundo voto foi relativo a semana Jurídica, citado pela professora Marisol como uma atividade de excelência em prática jurídica com simulações e palestras do mais alto nível.

Fotos Relacionadas

Curso de Direito visita Museu Universitário Paulista e o Tribunal Regional de Trabalho

No dia 11 de setembro de 2018, cinquenta e três alunos, oriundos de todos os semestres do Curso de Direito do UNIESI, fizeram uma visita técnica em São Paulo, acompanhados pela coordenadora do curso, Profª. Denise de Souza Ribeiro.
No período da manhã, os alunos visitaram o Museu Universitário Paulista, sediado no antigo complexo do Carandiru, onde tiveram a oportunidade de conhecer a história do sistema penitenciário no Brasil, em especial no estado de São Paulo. Observaram também as atividades realizadas dentro dos presídios, tendentes à ressocialização dos presos, como artesanato e artes plásticas e utensílios por ele criados, tanto para melhor acomodação nas celas, a exemplo de um “micro-ondas” improvisado, quanto instrumentos para fuga e defesa pessoal.
Já no período da tarde, visitaram as dependências do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, momento em que tiveram uma palestra informativa sobre o funcionamento daquele órgão do Poder Judiciário, onde são atendidas as demandas trabalhistas dos Municípios da Grande São Paulo e litoral paulista. Foram eles recebidos pelo Desembargador Presidente, Dr. Wilson Fernandes, que, com sua usual simpatia, fez diversas orientações sobre as carreiras jurídicas. Na oportunidade, conheceram o salão de julgamento do órgão especial e tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão de julgamento.


Uniesi Cultural recebe o egresso Adilson Araújo Lins

Na noite de 20 de setembro de 2018, a quinta cultural contou com a presença do músico e aluno formado em Direito pelo Centro Universitário de Itapira – UNIESI Adilson Araújo Lins. Adilson tocou diversos estilos e foi muito aplaudido.

As quintas culturais acontecem quinzenalmente na praça de alimentação do Campus Santa Terezinha do UNIESI.

Podem se apresentar alunos e ex-alunos do Centro Universitário de Itapira apenas enviando um e-mail para: vicereitoria.uniesi@gmail.com.

Fotos Relacionadas

Livro - Ser e Principio

O professor do Curso de Direito do Centro Universitário de Itapira – UNIESI, Luiz Felipe Nobre Braga, abriu a palestra da Semana Jurídica, no dia 31 de agosto de 2018, para realizar breve exposição sobre o conteúdo de seu livro, “Ser e Princípio”, que foi lançado na ocasião.

Fotos Relacionadas

Docente e aluna participam de Simpósio em Florianópolis-SC no 16º SENADEn e 13º SINADEn

No período de 5 a 8 de junho de 2018, a docente Profa. Msc. Elaine Ribeiro e a aluna Denise Santos, do 7º semestre do curso de Graduação em Enfermagem do UNIESI, participaram do 16º SENADEn - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e do 13º SINADEn – Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem, realizados na cidade de Florianópolis-SC.
Foram apresentados dois trabalhos em e-pôster, além da participação em reuniões, palestras e cursos.
Os dois eventos articularam uma programação sobre os desafios contemporâneos da formação profissional em Enfermagem, socializando experiências acerca da integração ensino-serviço-comunidade como estratégia para a formação profissional e a consolidação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Também, fomentam conhecimentos do Processo de Enfermagem no que tange aos referenciais teórico-metodológicos, raciocínio clínico e sistemas de linguagem padronizada.

Participaçao de docente e aluna em Simpósio em Florianópolis-SC no 16o SENADEn e 13o SINADEn


I Feira de Ciências da Escola Estadual Maria de Lourdes Lima em Conchal-SP

O Centro Universitário de Itapira - UNIESI - esteve presente no dia 5 de setembro de 2018 na I Feira de Ciências da Escola Estadual de tempo integral E.E. Profª. Maria de Lourdes Lima. Na ocasião, foram apresentados trabalhos discorrendo sobre as diversas temáticas de cursos e profissões, além de uma palestra ministrada pelas coordenadoras Mônica Furquim de Campos e Mara Fernandes Alves Ortiz.

Fotos Relacionadas

11º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar Relacionada à Saúde

No período de 29 a 31 de agosto de 2018, a docente Profa. Msc. Elaine Ribeiro, juntamente com os alunos Allan Sartori, Jessica Martins e Miryam Ariel Bulgarelli Tonon, do 6º semestre do Curso de Graduação do UNIESI, participaram do 11º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar Relacionada à Saúde, em São Paulo –SP.

Foi apresentado um e-pôster sobre Hipotermia Peri operatória, além da participação em reuniões, palestras e cursos. O evento articulou uma programação sobre os desafios contemporâneos do enfermeiro em relação aos processos de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar Relacionada à Saúde.

Fotos Relacionadas

Curso de Direito do UNIESI faz Júri Simulado no Fórum de Itapira

Na noite de 29 de agosto de 2018, os alunos do curso de Direito do Centro Universitário de Itapira – UNIESI - realizaram Júri Simulado nas dependências do Fórum Municipal de Itapira, gentilmente cedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por meio da juíza diretora do foro, Dra. Hélia Regina Pichotano. Participaram do Júri Simulado alunos de todos os anos do curso de Direito. Na ocasião, eles puderam executar um caso real em processo de simulação, contando com juízes, advogados de defesa, promotores, réus, testemunhas, além do Conselho de Sentença, que é o Júri popular, escolhido dentre os alunos do curso de Engenharia Civil desta instituição, inclusive com a participação da sua Coordenadora, Profa. Marina de Oliveira Ferreira. “A proximidade e a prática são importantes e aproxima os alunos de casos reais, agregando mais conteúdo e fixando temáticas precisas aos estudantes”, afirma a Coordenadora do curso de Direito do UNIESI, Profª. Denise de Souza Ribeiro.

Fotos Relacionadas

UNIESI Cultural

UNIESI informa 101:Professores , alunos e comunidade podem ser convidados para se apresentarem no UNIESI CULTURAL, que acontecerá às Sextas-Feiras das 20h40min às 21h (intervalo) na praça de convivência do Campus Santa Terezinha. Para maiores informações ou inscrições, entrar em contato pelo e-mail: vicereitoria.uniesi@gmail.com

UNIESI Cultural


Curso de Fisioterapia da UNIESI tem renovação de reconhecimento aprovada

O Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Itapira- UNIESI, obteve a Renovação de Reconhecimento de Curso publicado no diário Oficial da União, no dia 01 de agosto de 2018 através da portaria 528. Atualmente o curso é coordenado pela Profa. Me. Monica Furquim de Campos, possui corpo docente altamente qualificados com mestres e doutores, laboratórios amplos e equipados para atender todos os alunos, onde é possível o aluno vivenciar na prática todo o conhecimento teórico desenvolvido em sala de aula. Possuímos uma Clínica de Saúde que atende a comunidade e proporciona aos alunos um amplo conhecimento prático das diversas áreas de especialidade da fisioterapia como Fisioterapia Neurofuncional Adulto e Pediátrica, Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional, Fisioterapia Cardiorrespiratória Hospitalar, Fisioterapia em Saúde Coletiva, Fisioterapia Geriátrica e Desportiva.


Engenharia de Produção visitou a CATERPILLAR em junho de 2018

Buscando uma maior integração dos alunos do curso de Engenharia de Produção com o ambiente fabril, ferramentas de gestão e seis sigma, no dia 25 de junho foi realizada a visita técnica na empresa Caterpillar de Piracicaba/SP.

A Caterpillar é uma empresa de mais de 90 anos, líder mundial de equipamentos de construção e mineração, motores diesel e a gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas. A unidade de Piracicaba é a maior planta da Caterpillar no mundo e em conjunto com a unidade de Campo Largo possui 3000 colaboradores.

A apresentação da Caterpillar, sua estrutura e produtos foi feita por Murilo Puydinger, enquanto Tiago Ferreira, Master Black Belt, expôs os conceitos de seis sigma destacando a importância e os impactos quando esta ferramenta é bem implantada.

Durante a visita à área fabril chamou atenção a limpeza, organização dos processos e preocupação com a qualidade. Outro destaque foi a oportunidade dada a todos indistintamente, era comum observar soldadores, montadores e operadores de máquinas de ambos os sexos, evidenciando a preocupação com a diversidade.

Agradecemos a Caterpillar por nos receber de portas abertas, em especial aos senhores Murilo Puydinger e Tiago Ferreira por viabilizarem a visita e contribuírem com a formação de nossos alunos.

Fotos Relacionadas

Engenharia de Produção realiza concurso de logotipos

Aproveitando a nova fase da faculdade que se tornou Centro Universitário e agora é UNIESI, nos meses de maio e junho foi aberto o concurso do novo logotipo do curso de Engenharia de Produção. Os alunos puderam expor sua criatividade e contribuíram com o curso. A atividade foi dividida em duas etapas, a primeira foi a inscrição das propostas de logotipo e a segunda a fase de votação. No total foram apresentadas 8 propostas que seguem abaixo.

Concurso de logotipos


Engenharia de produção desenvolve Seminário de Processos de Fabricação

Durante o primeiro semestre, os alunos do 5°/4° semestre do curso de Engenharia de Produção do UNIESI realizaram uma pesquisa de processos de fabricação cuja apresentação ocorreu no dia 8 de junho de 2018. A atividade proposta pela disciplina Processos de Fabricação era um requisito parcial de aprovação e consistiu em realizar uma pesquisa, contatar empresas e apresentar processos de fabricação de um determinado produto. Os temas apresentados foram:

  • Fabricação de papelão
  • Processamento de milho
  • Fabricação de eixos

Os trabalhos foram desenvolvidos em etapas: na primeira, os alunos fizeram a pesquisa e apresentaram em formato de artigo o conteúdo aprendido, na segunda, houve exposição da pesquisa em forma de apresentação oral com perguntas ao final. Além do conhecimento adquirido, a proposta foi capacitar o aluno para redação cientifica na forma de artigo, desenvolver a habilidade de apresentação em público e, por fim, estimular o aluno a debater ideias.


Docente e aluna do Uniesi participam de Simpósio em Florianópolis-SC

Nos dias 5 a 8 de junho de 2018, a docente Profa.  MCS. Elaine Ribeiro, juntamente com a aluna Denise Santos do 7º semestre do curso de Graduação em Enfermagem da Uniesi participaram do 16º SENADEn - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 13º SINADEn – Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem, realizado na cidade de Florianópolis-SC.

Foram apresentados dois trabalhos em formato e-pôster, além da participação em reuniões, palestras e cursos. Os dois eventos articularam uma programação sobre os desafios contemporâneos da formação profissional em Enfermagem, socializou experiências acerca da integração ensino-serviço-comunidade como estratégia para a formação profissional e a consolidação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, além de fomentar conhecimentos do Processo de Enfermagem no que tange aos referenciais teórico-metodológicos, raciocínio clínico e sistemas de linguagem padronizada.
Fotos Relacionadas

Comunicado sobre boletos no modo PDF para pagamento 

A partir do dia 18 de outubro de 2017 os boletos de pagamento das mensalidades do IESI serão gerados em PDF. O objetivo é evitar sites maliciosos e vírus, dando assim mais segurança aos alunos do IESI.


UNIESI participa do evento Gestão Democrática da Educação

O diretor do UNIESI – Centro Universitário de Itapira, participou no dia 24 de maio de 2018 na Câmara Municipal de Itapira do evento de Gestão Democrática a qual se deu por meio de uma audiência pública com a participação da Secretaria de Educação do Município e das Vereadoras Marisol e Beth. O evento desenvolveu ainda uma comissão para apoio e desenvolvimento de uma gestão democrática em prol da cidade de Itapira.

O diretor da UNIESIi, William Antonio Zacariotto e a Gerente de Campus, Patricia Baumann Polli participaram efetivamente e além de fazer parte da comissão estarão cedendo as dependências do UNIESI para os próximos encontros.

Uniesi participa do evento Gestão democrática da Educação


Professor do UNIESI defende dissertação de Mestrado

No dia 04 de maio de 2018, o Prof. Júlio César Muniz, do curso de Direito do UNIESI, defendeu sua dissertação de Mestrado, nomeada "Direito fundamental à educação: Análise sobre o binômio inclusão e exclusão social e o paradoxo do Estado Democrático de Direito", sob a orientação da professora Dra. Cláudia Mansani Queda de Toledo, junto à Faculdade de Direito do Sul de Minas, tendo sido aprovado com sucesso.

Fotos Relacionadas

Visita técnica em Itaipu

Os alunos do 9º. semestre de Engenharia Civil do Centro Universitário de Itapira – UNIESI – realizaram no dia 18 de maio de 2018 uma visita técnica junto a Usina Hidrelétrica de Itaipu. O local é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 e 1982, a operadora da usina, é a líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,5 bilhões de megawatts-hora (MWh) desde o início de sua operação. Os alunos conheceram internamente a sala das maquinas, a estrutura da construção, seu formato, sua sustentação, os conceitos de engenharia empregados, depois puderam ver de perto um gerador em funcionamento, a sala de controle de geração e a visita externa ao vertedouro e todo local de armazenamento de agua.

A usina detém o recorde anual de produção de energia, ocupando o primeiro lugar ao superar seu próprio recorde que era de 98,6 milhões de MWh. Em 2016, a usina de Itaipu Binacional realizou um feito histórico ao produzir, em um único ano calendário, mais de 100 milhões de MWh de energia limpa e renovável.

Fotos Relacionadas

Não seja bixo no trânsito foi um sucesso

No dia 12 de maio de 2018, o Centro Universitário UNIESI, desenvolveu o tradicional NÃO SEJA BIXO NO TRANSITO, na praça central, com diversas barras de orientação a população. Havia um circuito desenvolvido pelo Engenharia, Ciências da Computação que utilizaram os brinquedos desenvolvidos pela Pedagogia. 

Também foram passadas informações sobre multas de trânsito do Ciências Contábeis, Orientações jurídicas pelo EAJ- Escritório de Assistência Jurídica do IESI, os principais problemas em um acidente pelo curso de Fisioterapia e orientações de saúde pelos cursos de Enfermagem e Farmácia que distribuíram panfletos, brindes e faixas no sinal pedindo mais respeito no trânsito

Fotos Relacionadas

Fisioterapia da UNIESI na feira das profissões

Os alunos do curso de Fisioterapia do UNIESI compareceram a feira de profissões da ETEC nos dias 19 e 20 de abril. Apresentaram técnicas da fisioterapia como TENS, ausculta pulmonar, liberação de pontos gatilhos, aos visitantes, além da exposição de peças anatômicas do corpo humano. Mostram a importância da fisioterapia no processo de reabilitação física e no tratamento da dor.

Fotos Relacionadas

Palestras com Dr. Joaquim Antunes Neto

O Prof. Joaquim Antunes Neto, docente do Centro Universitário de Itapira - UNIESI ministrou, no dia 19 de abril de 2018, no Colégio Objetivo de Itapira, durante o mês de palestras voltadas às profissões, a temática "Multidisciplinaridade Biológica no Ensino Superior", enfocando como as matrizes curriculares de cursos com formação biológica integram suas disciplinas. As questões norteadoras da palestra foram: qual é a biologia que se aprende nos diferentes cursos voltados à área de saúde. As disciplinas Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Biologia Celular, Histologia e outras desenvolvem quais conteúdos nas diferentes formações profissionais onde reside a diferença da proposta das matrizes curriculares. Na ocasião, o professor enfocou as matrizes tradicionais de cursos de Biologia, Educação Física e Fisioterapia, apontando os conceitos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. Estiveram presentes alunos do colégio, além da rede pública de ensino.

Fotos Relacionadas

Feira das profissões na ETEC de Itapira

Em continuidade à exposição, no espaço UNIESI na Feira das Profissões da ETEC João Maria Stevanatto, em Itapira –S.P., no dia 20 de abril de 2018, alunos do 6º/7º Semestres do Curso de Direito, sob a supervisão da Profa. Fernanda Parentoni Avancini, divididos em dois grupos, trabalharam temas relevantes da área do Direito.
Enquanto uma equipe fez folhetos explicativos, chaveiros e até mesmo uma página no facebook sobre o Direito do Trabalho, a outra se dedicou a orientar o público sobre os principais direitos dos consumidores, com exposição e folhetos.

Além disto, novamente o Escritório da Assistência Jurídica esteve presente para consultas e orientações ao público.

“Parabéns acadêmicos, pelo belo trabalho” relatou a coordenadora Denise Ribeiro sobre os dias de participação da feira.

Fotos Relacionadas

Uniesi feira das Profissões da ETEC de Amparo

Representando o UNIESI na Feira de Profissões da ETEC João Belarmino em Amparo –S.P., no dia vinte e cinco de abril, estiveram os Cursos de Arquitetura, através de sua Coordenadora, Profa. Eliane Cristina Gallo Aquino; bem como o Curso de Farmácia, através de seu Coordenador, Prof. Paulo José de Campos Nogueira e da Profa. Jussara Aguiar.

Também presentes alunos do Curso de Direito, que supervisionados pela Profa. Denise de Souza Ribeiro fizeram folhetos explicativos sobre o Código de Defesa do Consumidor, e percorreram todo evento, distribuindo o material e fazendo explicações.

Agradecimentos especiais para os funcionários que para lá se deslocaram e em especial aos alunos que fizeram questão de representar o UNIESI, mesmo fora de sua sede.

Fotos Relacionadas

Seminário Instrumentos Técnicos Operativos

Alunos e egressos do curso de Serviço Social da UNIESI/ Itapira,   participaram na data de 19 de abril de 2018 do Seminário Instrumentos Técnicos e Operativos em Serviço Social: Laudos, Pareceres e Relatório Social, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia - SOCESP / Departamento Técnico de Serviço Social.

Os alunos do aferido curso participam periodicamente dos eventos deste departamento,  dada a importância deste profissional na equipe multidisciplinar qual seja sua área de atuação:  Jurídica, Saúde, Assistência Social, Terceiro Setor.

Com o objetivo de maior aproveitamento da viagem, foi realizada Visita Técnica na ONG  ACTC - Casa do Transplantado, onde foram recebidos pela Coordenadora e Assistente Social Sra. Sandra S. Cruz, a qual apresentou a instituição proporcionando a promoção, intensificação na troca de experiências e ainda a  correlação à disciplina de Projetos Sociais no Terceiro Setor, bem como a discussão técnica acerca dos trabalhos em desenvolvimento na Instituição.

Fotos Relacionadas

Curso de Direito expõe “crime da mala” na Feira das Profissões da Etec

Utilizando-se  do espaço UNIESI na Feira das Profissões da ETEC João Maria Stevanatto, em Itapira – SP, no dia 19 de abril de 2018; alunos do 4º/5º
Semestres do Curso de Direito, sob a supervisão da Profa. Denise de Souza Ribeiro, organizaram uma apresentação detalhada sobre diversas áreas do Direito, como o Direito do Trabalho, Direito do Consumidor, e Legislação de Trânsito, dentre outras.

Também distribuíram folders com orientações básicas sobre tais temas. Duas alunas da mesma turma fizeram um folheto explicativo sobre o “crime da mala”, cujo julgamento do homicida, inaugurou o Salão dos Passos Perdidos, no Tribunal de Justiça de São Paulo. Também apresentaram a questão para o público em geral, inclusive reproduzindo a cena em que o corpo foi encontrado.

Destaque ainda para o Escritório de Assistência Jurídica, coordenado pela Profa. Fernanda Parentoni Avancini, que através de seus estagiários, muito esclareceu as pessoas que passaram pelo local.

Fotos Relacionadas

Café pedagógico UNIESI

Mais que um café um encontro de ideais e possíveis discussões para melhoria da sociedade.

O Café Pedagógico do UNIESI tem a natureza de encontros que possuem uma estrutura mais informal e aberta à participação da sociedade. 
Trata-se de um espaço que tem o objetivo de promover diálogos genuinamente interdisciplinares e abrangentes em torno de questões que mobilizam vários campos de conhecimento.

Este ano já foram realizados os diálogos:  Ética e crimes virtuais com a mediação do  Dr. Rodrigo Cotrim Arantes  e Suicídio na adolescência: orientação a professores, mediado pela. Dra. Adriana RotelliResende Rapeli.

Fotos Relacionadas

Engenharia civil oferece aos alunos curso de TQS pela primeira vez na região

O curso ministrado pelo professor Rogério Chaves foi oferecido em 3 módulos e os alunos puderam na prática aprender sobre o software de cálculo estrutural mais utilizado no mercado hoje.

Foi a primeira vez que o curso foi ministrado na região, e terá novas turmas no próximo semestre.

Fotos Relacionadas

Feira das profissões da Etec Itapira ​

Curso de Enfermagem: alunos do 7º semestre (em estágio), acompanhados da prof.ª Raiza, estiveram na ETEC Itapira com diversos materiais dos laboratórios explanando aos alunos e interessados sobre abordagens práticas da área da saúde, ressuscitação cardiopulmonar, câncer de mama e colo de útero, além da distribuição de camisinhas em prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. 

Fotos Relacionadas

Engenharia Civil inova e monta um Canteiro de Obras na feira de Profissões da ETEC

Os alunos na engenharia civil do Centro Universitário de Itapira – UNIESI apresentaram aos participantes da feira das profissões da ETEC João Maria Estevanatto de Itapira um pouco do dia a dia de um profissional da área. No Stand ao ar livre, os visitantes aprenderam sobre a importância da qualidade do material em obra, fizeram testes de umidade e  de transferência de temperatura entre bloco de concreto e bloco cerâmico, puderam aprender um pouco sobre todas as etapas de um projeto através de uma modelagem 3D e para finalizar o circuito, tiveram contato com equipamentos de topografia que são utilizados em levantamentos topográficos.

Fotos Relacionadas

Serviço Social atuou na feira de profissões da Etec de Itapira

As alunas do curso de Serviço social apresentaram diversos trabalhos relacionados à assistência social, afro descendência e a discussão sobre a violência doméstica na feira das profissões da Etec João Belarmino de Itapira.

Os trabalhos puderam mostrar a importância da profissão junto a comunidade e a necessidade fluente de discussões da área.

Fotos Relacionadas

Enfermagem e Fisioterapia realizam doação junto ao SEPIN

No dia 20 de Abril de 2018, os alunos dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem  do UNIESI Centro Universitário de Itapira, entregaram ao Sepim a arrecadação de leite, produtos de higiene pessoal e de limpeza como incentivo ao Trote Solidário das turmas de 2018.

As coordenadoras dos cursos acompanharam a entrega e a ação coletiva.

Fotos Relacionadas

Feiras das Profissões da ETEC

O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Uniesi – Centro Universitário de Itapira, participou na semana passada da feira das profissões na ETEC joão Belarmino em Itapira.

O evento contou com diversas exposições e o curso apresentou uma exposição de maquetes baseadas na obra do arquiteto japonês Sou Fujimoto. As maquetes foram desenvolvidas pelos alunos do 1º. Semestre de arquitetura e já apresentam um ótimo trabalho descreve a Prof. Dra. Eliane Gallo, coordenadora do curso.

Fotos Relacionadas

Produção trabalhando com paquímetro

Produção trabalhando com paquímetro


Nota de pesar pelo falecimento da Aluna Mariana Saraiva Torres Machado

É com extremo pesar que o Centro Universitário de Itapira – Uniesi – Instituto de Ensino Superior de Itapira, comunica o falecimento da  aluna Mariana Saraiva Torres Machado que cursava o último período do curso de Serviço Social.

O Centro Universitário de Itapira por meio de sua administração, professores, funcionários, colegas e comunidade, lamenta intensamente esta fatalidade e neste momento de perda e dor, transmite os sentimentos aos familiares, amigos e colegas. ​

Prof. William Antonio Zacariotto 
Uniesi- Centro Universitário de Itapira 


Professor de Direito participa no fórum internacional de segurança

O Professor do Curso de Direito, Antônio Carlos Ribeiro, participou no dia 02 de abril de 2018 do Fórum Internacional: A Segurança Humana na América Latina.

Este fórum promovido pela ONU e órgãos Internacionais, contou com a participação de várias autoridades internacionais, como: Marcio Elias Rosa (Secretário Estadual de Justiça e Cidadania de São Paulo), Valéria Ribeiro (Coordenadora de Educação do Instituto Legislativo) representando o Senado Federal, Simão Jatene (Governador do Estado do Pará), María Cecília Sánchez Romero (Diretora do ILANUD), Yukio Takasu (Conselheiro Especial do Secretário Geral da ONU para Assuntos de Segurança Humana), Eugenio Raúl Zaffaroni (Juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA), Luis Roberto Barroso (Ministro do STF), Thomas Stelzer (Embaixador da Áustria representando a Diplomacia Internacional), Irene Giner Reichl (Embaixadora da Áustria representando os Diplomatas estrangeiros no Brasil) e Eduardo Cesar Leite (Secretário Executivo do COPLAD e Secretário Geral do Fórum Internacional - A Segurança Humana na América Latina).”

Fotos Relacionadas

Alunos do Engenharia de Produção visitam a NB maquinas agrícolas

No dia 16 de março de 2018, os alunos do 5°/4° Semestres de Engenharia de Produção realizaram uma visita técnica na NB Máquinas Agrícolas, um dos maiores grupos de implementos forrageiros do mundo. O objetivo da visita foi dar vivências aos principais processos de fabricação visto em sala de aula.

O Engenheiro Maurício Souza, que também é Professor no IESI, acompanhou os alunos na visita técnica explicando importantes processo de fabricação como conformação mecânica, corte, solda, tratamentos térmicos e fundição.

Além de conhecerem os processos de fabricação, a visita deu oportunidade para que os alunos se familiarizem com a dinâmica de uma indústria, conhecendo a logística e organização de uma empresa.

Agradecemos a NB pelas portas abertas e por contribuírem com a formação de nossos alunos.

Alunos do Engenharia de Produção visitam a NB maquinas agrícolas


Alunos criam Bafômetro

Alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção criam bafômetro em aula de Química Aplicada.

Realizaram, no dia 01 de março de 2018, experimentos químicos  colocando em prática toda teoria das primeiras aulas do semestre.

Além do bafômetro, que foi executado com a Oxidação de álcool com dicromato de potássio, também fizeram a avaliação de um processo de oxidação  pela redução de cobre com ferro.

Alunos criam Bafômetro


Doação de ovos a casa da Criança

No dia 28 de março de 2018, alunos do Curso de Direito e Engenharia de Produção do IESI entregaram para o representante da Casa da Criança,Celencina Caldas Sarkis, duzentos e cinquenta ovos de Páscoa, em pequena cerimônia onde além dos alunos de ambos os Cursos, estiveram presentes o Diretor Prof. William Antonio Zacariotto, o Coordenador de Engenharia de Produção, Prof. Daniel Marcus Gigliori de Oliveira e a Prof.ª. do Curso de Direito, Cecília Nogueira Stefanini.

Tais ovos foram utilizados para presentear as crianças assistidas pela Instituição, por ocasião da comemoração dos festejos de Páscoa.

Pelos segundo ano consecutivo, os alunos de ambos os Cursos colaboraram de forma muito eficiente com a campanha promovida pelo Coordenador do Curso de Engenharia de Produção, chegando a arrecadar praticamente um ovo por aluno matriculado.

Parabéns aos acadêmicos pelo empenho.

Fotos Relacionadas

Doação à casa Transitória

No dia 24 de março de 2018, as turmas dos cursos superiores de Administração e Recursos Humanos do IESI realizaram a ação solidária com intuito de  colaborar com a "Casa Transitória Flávio Zacchi" de Itapira, foi doado materiais de limpeza  e produtos de higiene pessoal: como pomadas para assadura das crianças, luvas descartáveis, lenços umedecidos e papel higiênico. 

Doação à casa Transitória


Professor do IESI ministra palestra no Conselho regional de Ciências Contábeis

O professor Marcos Pelizer, dos cursos de Ciências Contábeis e Administração de empresas do IESI, ministrou palestra pelo Conselho Regional de Contabilidade no Estado de São Paulo na Cidade de São Carlos no dia 09 de março de 2018.

O tema da Palestra realizada foi sobre “ICMS (Impostos Sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação)”.

Na oportunidade foram abordados os Temas sobre Emenda Constitucional 87/2015, Decretos 45.490/2000 Regulamento ICMS/SP, Lei 6.374/89 e Lei Complementar 87/96.

O evento tinha como público alvo profissionais da Contabilidade e Estudantes de Ciências Contábeis da Cidade de São Carlos e Região.

O evento contou com a presenta do Delegado do CRC de São Carlos Jorge Luiz e do Coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unicep de São Carlos, Sr. Aristides.

Fotos Relacionadas

IESI realiza evento do Dia da Mulher na praça de Itapira

No dia 08 de março de 2018, cerca de cinquenta alunos do IESI, acompanhados da enfermeira Andressa Gomes Melo e dos Profs. Paulo Roberto de Oliveira Preto, Mônica Furquim de Campos, Suenimeire Vieira, João Paulo M. de Souza, Cecília Nogueira Stefanini e Denise de Souza Ribeiro, e com o apoio de diversos funcionários, liderados pela gerente de campus, Patrícia Baumann Poli estiveram na Praça Bernardino de Campos, no Centro de Itapira, para participar do evento em homenagem ao Dia da Mulher.

Organizado pela Prefeitura Municipal e suas Secretarias, com o apoio do Sindicato dos Funcionários Públicos de Itapira, o encontro foi destinado a homenagear as mulheres pelo seu dia e a trazer esclarecimentos para a população como um todo.

Nesta linha, os alunos dos Cursos de Enfermagem e Fisioterapia, montaram uma tenda no local, onde aferiram a pressão arterial dos que por ali passavam e se utilizando de peças de seus laboratórios, explicaram detalhadamente o auto-exame para a prevenção do câncer de mama, bem como deve ser realizado o exame preventivo para o câncer de colo de útero.

Foram ofertados kits com produtos preventivos das doenças sexualmente transmissíveis, também abordadas pelas explicações dos alunos.
Também foram dadas orientações sobre a incontinência urinária e colocada a clínica de saúde à disposição de todos.

Os alunos do Curso de Serviço Social distribuíram folhetos explicativos sobre a prevenção à Violência contra a mulher, acompanhados de um pequeno brinde.
E os alunos de Direito fizeram um varal contendo a biografia das principais personalidades femininas, famosas ou não, ao longo da História, distribuíram brindes e ajudaram a equipe do Sindicato na entrega de flores.

Ofereceram orientações jurídicas e colocaram o Escritório da Assistência Jurídica à disposição dos interessados.

Foi muito enriquecedor para todos que tiveram a oportunidade de participar.

Fotos Relacionadas

Curso de Fisioterapia do IESI fecha parceria com Atletas do Esporte da Prefeitura de Itapira

No dia 1 de março de 2018, foi firmado um convênio entre a Secretaria de Esportes de Itapira, gerenciada pelo Secretário Marcos Gasparino Schimit, e a Clínica de Fisioterapia do Instituto de Ensino Superior de Itapira coordenado pela professora Monica Furquim de Campos.  O convenio tratará de atendimentos em fisioterapia desportiva a todos os atletas da Secretaria.

As modalidades esportivas envolvidas são Atletismo, Basquete, Ginástica artística, Ginástica rítmica, Futebol, Futsal, Handebol, Tênis de mesa, Vôlei e Judô.

A Fisioterapia Desportiva tem como foco tratar as lesões decorrentes do esporte, bem como identificar o mecanismo de lesão, trabalhando de forma preventiva.

Os atendimentos ocorrerão em nossa Clinica de Saúde e Fisioterapia, localizada na Avenida Rio Branco, 99 – Centro - Itapira.

Curso de Fisioterapia do IESI fecha parceria com Atletas do  Esporte da Prefeitura de Itapira


Pós graduação do IESI tem nova coordenação 

Os cursos de Pós Graduação do Instituto de Ensino Superior de Itapira –SP , passarão a ser coordenados pela Profª. Denise de Souza Ribeiro , atual coordenadora do curso de Direito.
Duvidas, sugestões e contatos podem ser realizados as quartas feiras a noite na sala ao lado da direção e pelo e-mail posgraduacaoiesi@gmail.com
Também na Secretaria, contara com um atendimento exclusivo pelo colaborador Paulo Ricardo Bento(de segunda a sexta das 13 às 22 horas). Coordenação e a secretaria da pos estão localizados na Rodovia SP 147, Km 40, 7 - Esquina com a Rua Santa Terezinha, 1381.Telefone (19) 3843-1913. ​


Pós Graduação em Fisioterapia Respiratória

Pós Graduação em Fisioterapia Respiratória


Mapa do Campus

Mapa do Campus


Novos Cursos no Iesi

Nutrição, Ciências da Computação  e Arquitetura e Urbanismo são os novos cursos em funcionamento no IESI.

No dia 20 de fevereiro de 2018 iniciarão as novas turmas de Calouros dos cursos de Nutrição, Ciências da Computação, Arquitetura e Urbanismo no IESI.

Em 2018 o IESI tem 11 novas turmas de ingressantes nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia e Recursos Humanos.

Os novos cursos vão trazer muito mais profissionalismo ao IESI e agregar ainda mais o apoio à comunidade regional, com ações sociais, ações culturais e projetos que possam ajudar as empresas, comércios, prestadores de serviços e associações afirma o diretor William Antonio Zacariotto. 


Alunas do curso de Pedagogia do IESI são as primeiras classificadas nos concursos das Prefeituras

Em 2017, uma aluna do curso de Pedagogia do IESI ficou em 1º Lugar no concurso de vagas para professores da Prefeitura Municipal de Itapira, agora novas alunas se classificaram entre as melhores do concurso do Município de Jacutinga-MG e região.

As alunas e formandas do curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior de Itapira -IESI:
Ellen Juliana Toledo Becudo, se classificou em 1º em português e em 6º para PEB 2;
Helen Aparecida Costa Pimenta passou em 3º para supervisora e em 7º para PEB 2;
Mariane Hebreias Silveira passou em 8º para PEB 2 e 12º para monitora; 
Marcia Lopes da Conceição passou em 1º para PEB 1 e
Viviane de Jesus Caldeira Andrade 21º para PEB1.

Em um concurso concorrido novamente as alunas do curso de pedagogia foram destaque, outro ponto a destacar é que destas duas alunas nem mesmo se formaram e foram muito bem classificadas.


Curso de Direito tem renovação de reconhecimento aprovada

O curso de Direito do Instituto de Ensino Superior de Itapira -IESI recebeu a renovação do reconhecimento pelo Ministério da Educação através da publicação no Diário Oficial da União da portaria 61 de 2 de fevereiro de 2018 o qual permite o ingresso de 100 vagas anuais.  O curso é coordenado pela Prof.ª Denise de Souza Ribeiro, e está sendo totalmente remodelado, levando em conta a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho, com competências e acima de tudo respeito aos princípios éticos e ao atendimento às pessoas necessitadas da sociedade.

O EAJ- Escritório de Assistência Jurídica também está sendo reformulado, a nova sede está localizada no Campus I na Avenida Rio Branco, 99 Centro de Itapira-Sp.

O escritório passa a ser coordenado pela Prof.ª Fernanda Parentoni Avancini.  A ideia é criar novos gabinetes e dar mais condições para atuação dos profissionais da área afirma à direção e coordenação.


Participação da Itapirense na Copa São Paulo mobilizou até torcedores da região

Terminou com sensação de vitória a participação da Sociedade Esportiva Itapirense em sua primeira participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a principal competição nacional do gênero. A partida que assinalou a despedida da equipe foi disputada no dia 12 de janeiro de 2018, contra a forte equipe do Avaí de Santa Catarina, que venceu por 3x2 e se qualificou para a fase de oitavas de finais. Apesar da derrota, a equipe vermelhinha foi aplaudida em pé por quase quatro mil torcedores que foram ao Estádio Chico Vieira acompanhar ao jogo, que por si só foi repleto de emoções. A equipe visitante chegou a abrir 2x0 no primeiro tempo; ampliou para 3x0 no início da segunda etapa e quando tudo sinalizava para uma goleada (o Avaí figurou entre as melhores campanhas da primeira fase) da equipe catarinense, a garotada da Esportiva Itapirense foi buscar forças onde já não existia mais e diminuiu o marcador para 3x2. Empurrada pela torcida, teve ainda chance de empatar o jogo (que levaria para a disputa de pênaltis), mas se a vitória não veio, o reconhecimento chegou na forma de uma carinhosa manifestação dos torcedores, poucas vezes vistas no lendário estádio.

O grupo 19 da Copa São Paulo, sediado em Itapira, tinha ainda as equipes do Fortaleza (CE), Volta Redonda (RJ) e Estanciano (SE). A participação itapirense começou no dia 04 de janeiro, uma quinta-feira, com vitória por 3x2 sobre o Estanciano. No jogo seguinte, disputado em 07 de janeiro, empatou em 2x2 com o Volta Redonda e na quarta-feira, 10, novo empate em 2x2 com o Fortaleza, que lhe valeu a classificação em segundo lugar do grupo, atrás do Volta Redonda, em critérios de desempate.

Um dos legados mais positivos que a competição trouxe a Itapira foi a forma carinhosa com que a cidade abraçou sua equipe (patrocinada pelo IESI), comparecendo em peso aos jogos. Torcedores de cidades vizinhas como Mogi Guaçu, Lindóia, Jacutinga e, especialmente Mogi Mirim, foram vistos durante a realização das partidas, o que sinaliza com a possibilidade de que em 2019, a cidade possa repetir a dose e ser escolhida novamente como uma das sedes do torneio.

A equipe da Esportiva Itapirense, patrocinada pelo IESI, foi “adotada” pela torcida

Participação  da Itapirense na Copa São Paulo mobilizou até torcedores da região

 

O jogo contra o Avaí acabou assinalando a desclassificação da equipe, que atuou com desmedida raça e empolgou os torcedores

Participação  da Itapirense na Copa São Paulo mobilizou até torcedores da região


Iesi lança a terceira edição da revista CONSCIESI

O Instituto de Ensino Superior de Itapira, lança a sua terceira edição da Revista técnica Consciesi , Volume 2 , terceira Edição.

A revista esta publicada no site www.consciesi.com.br e conta com artigos das graduações, pós-graduações e de convidados.

A supervisão da revista é do Prof. Joaquim M F Antunes Neto. 


Árvore de Natal do IESI

Árvore de Natal do IESI teve todos os panfletos dos últimos 17 anos de vestibular.

Fotos Relacionadas

Ciências da Computação tem reconhecimento renovado com conceito 4

O Curso de ciências da computação do Instituto de Ensino Superior de Itapira - IESI, obteve conceito 4 na avaliação de renovação de reconhecimento do curso, sendo elogiado em diversos quesitos, de projetos, laboratórios, biblioteca e infraestrutura.  Os projetos “Internet meu primeiro emprego” e o “Linux day” deverão ser empregados já na nova turma 2018 visando parcerias com empresas de grande porte.

O Curso foi reconhecido pela portaria nº 1345 de 15 de dezembro de 2017.

O coordenador e diretor do Instituto, William Zacariotto, apontou que o curso é inovador e está de acordo com as necessidades do mercado e da região, temos a certeza que formaremos alunos que darão bons frutos na área de tecnologia das empresas.


Caminhada pela vida com a Indústria PENHA S.A

No dia 26 de Novembro de 2017, os de Enfermagem e Farmácia do IESI, participaram  de forma ativa no  evento organizado e  realizado pela Industria PENHA S.A.

O evento “Caminhado pela VIDA” teve como objetivo promover a Orientação e Prevenção voltada para o Câncer de Mama e Próstatas, fechando assim em nosso município os eventos  relacionado ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul.

A caminha contou com a participação de mais de 400 pessoas, todas com camisetas alusivas a campanha.

O IESI foi um dos apoiadores do evento, através do convite realizado pela Aluna de Enfermagem Silmara Machado, uma das idealizadoras e organizadora junto com   a equipe de segurança do Trabalho  e o Ambulatório de Saúde da Indústria PENHA.

Os alunos de Enfermagem e Farmácia participaram da Caminhada e ofereceram  orientações especificas em stands  preparado para atendimento ao publico presente.

O evento foi muito elogiado pelos participantes, pela organização sendo enfatizado o caráter Social e de Educação em Saúde.

Fotos Relacionadas

IESI participa da Feira Interdisciplinar de Excelência Acadêmica ensinando sobre profissões

O Instituto de Ensino Superior de Itapira - IESI esteve participando da I Feira Interdisciplinar de Excelência Acadêmica na escola EE Padre Longuino Vastbinder. No local, os professores William Zacariotto, José Simão Júnior, Tristana Cesaretto e Samira Schiavon ministraram palestras e montaram um stand para tirar dúvidas dos alunos.

Fotos Relacionadas

IESI recebe novamente o selo de Instituição Socialmente Responsável

Pelo quinto ano consecutivo, o Instituto de Ensino Superior de Itapira – IESI recebeu o selo da ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior. Em 2017 todos os cursos participaram e organizaram ações sociais. O curso de Serviço Social realizou a ação social de atendimento ao Núcleo de Combate à Violência Doméstica. Alunos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Engenharia Civil, Direito e Engenharia de Produção doaram chocolates para Páscoa Solidária. Alunos dos cursos de Gestão realizaram coleta de óleo. E alunos de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Engenharia Civil realização as Ações da Família e Trânsito.

Selo Responsabilidade


Mba Gestão Empresarial recebe palestra sobre importância da linguagem nas empresas

No dia 14 de novembro de 2017, no curso de Pós-Graduação da Universidade Paulista em parceria com o Instituto de Ensino Superior de Itapira - IESI foi realizada a palestra “A importância da linguagem para a gestão empresarial”, ministrada pela professora Alessandra Varisco. Na palestra pode-se discutir que a linguagem é inerente a qualquer comunicação humana; e a língua materna deve ser mais bem trabalhada pelos profissionais gestores, de modo a auxiliar nas mediações e nos processos resolutivos em geral.

“O trabalho dos tipos de linguagem e os contexto, além de algumas dicas de língua portuguesa, auxiliam os administradores no dia a dia e no formato de comunicação”, afirma o coordenador da Pós-Graduação, Prof. William Antonio Zacariotto.

Mba Gestão Empresarial  recebe palestra sobre importância da linguagem nas empresas


Siccob Meet Cooper

No dia 9 de novembro de 2017, aconteceu na cidade de Águas de Lindóia, o “Meet Cooper”, um evento desenvolvido pela Sicoob - Sistema de Cooperativa de Créditos do Brasil. Nesse evento foi lançada a nova marca regional Sicoob Circuito das Águas. Foram destacados os futuros investimentos financeiros aos quais tem transformado a Sicoob em uma das principais cooperativas regionais. 
Por fim, todos os presentes puderam acompanhar a palestra com Leandro Karnal que discorreu sobre planejamento e estratégia para o futuro.

O IESI foi um dos parceiros do evento de capacitação, pensando no futuro e na necessidade qualificar profissionais da região.

Fotos Relacionadas

A Lei Maria da Penha no Contexto das Novas Relações Sociais

Núcleo Observatório da Violência do curso de Serviço Social do IESI debateu a lei Maria da Penha e as novas relações sociais

No dia 25 de outubro de 2017, os alunos do Observatório da Violência Doméstica - OBVID do curso de Serviço Social, comandados pelo 6º período do Instituto de Ensino Superior de Itapira - IESI, proferiram palestra sob o título “A Lei Maria da Penha no Contexto das Novas Relações Sociais”, para pais e alunos da Instituição Jovem em Ação, parceria esta solicitada através do Departamento de Serviço Social.

A Temática abordou as diversas formas e intensidades recorrentes e presentes no mundo todo, motivando crimes e graves violações dos direitos humanos. Esses são problemas atuais de toda a sociedade.

Fotos Relacionadas

Atividades práticas supervisionadas de Engenharia Civil são no laboratório e tem concreto real

Os alunos do 3º ano de Engenharia Civil executam concretos experimentais no laboratório de Materiais da Construção Civil e dão início ao Núcleo de Pesquisa da Engenharia Civil do IESI.

Cada grupo executou o concreto com um componente adicional diferente, inserindo novas características a um concreto comum. Os grupos escolheram aditivos como pó de aço, pó de ferro, detergente e aditivo plastificante, adicionaram ao traço de concreto, e estudarão os resultados.

Os aditivos podem agregar resistência adicional ao concreto ou melhorar a plasticidade da massa.

A concretagem resultará em 4 artigos científicos que serão publicados assim que os estudos forem finalizados.

Atividades práticas supervisionadas de Engenharia Civil sao no  laboratório e tem concreto real


Engenharia Civil tem palestra com o presidente do INAEP

O curso de Engenharia Civil recebeu no dia 17 de outubro de 2017, o Eng. Fabio Albino de Souza - Presidente do INAEP (Instituto Nacional de Estruturas Protendidas). Ele palestrou sobre “Radier Simples, Armado e Protendido”. Eng. Fabio Albino de Souza é também escritor do primeiro livro brasileiro sobre o assunto. Na palestra, presenteou os alunos com 10 exemplares de seu livro.

O livro foi lançado no dia 30 de outubro de 2017, no IBRACON, Congresso que recebe todos os grandes nomes da Engenharia Civil no Brasil.

Engenharia Civil tem palestra com o presidente do INAEP


Enfermagem visita o Banco de Leite Humano em Itapira

Os alunos do 6º período do curso de Enfermagem do IESI, acompanhados do Prof. Paulo Preto, realizaram no dia 30 de outubro de 2017 uma visita técnica ao Banco de Leite Humano no Hospital Municipal de Itapira. Os alunos foram recebidos pela Enfermeira Juliana Simonetti Belinello e a funcionária Daniela Nunes Rodrigues.

O Banco de Leite Humano é referência para a região. A unidade fornece leite humano (preparado de forma específica e pasteurizado) aos municípios de Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira e Estiva Gerbi. O ponto forte do banco é a realização de atividades de apoio às mães, aos recém-nascidos e ao aleitamento materno, buscando através de  ações educativas fortalecer a doação de leite humano.

Graças ao seu elevado nível de atendimento, o Hospital Municipal de Itapira tem reconhecimento da UNICEF, da qual recebeu o título de Hospital Amigo da Criança, sendo que o Banco de Leite Humano pelas atividades realizadas junto ao HMI recebeu pelo terceiro ano consecutivo, o reconhecimento do Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano (IBERBLH) a categoria ouro.

Fotos Relacionadas

Ciências da Computação do IESI obteve conceito 4 no reconhecimento do MEC

No dia 16 de outubro de 2017, o IESI passou pelo reconhecimento do curso de Ciências da Computação. Na visita os avaliadores levam em conta infraestrutura, projetos, biblioteca, laboratórios, coordenação, professores e Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

O curso coordenado pelo Professor William Antonio Zacariotto, dispõe de núcleos de desenvolvimento, projetos inovadores, meu primeiro emprego e projetos de inclusão social. Os avaliadores disseram que o IESI “apresenta um perfil de qualidade” e o curso obteve conceito final 4 (as notas vão de 1 a 5). Isso demonstra a qualidade dos serviços educacionais oferecidos pelo Instituto de Ensino Superior de Itapira.

Ciências da Computação do IESI obteve conceito 4 no  reconhecimento do MEC


Enfermagem do IESI Participa de Forma Ativa em Sipat Santa Casa e Itapira

Durante os dias 18,19 e 20 de outubro de 2017, alunos de Enfermagem do Instituto de Ensino Superior de Itapira - IESI participaram de forma ativa do SIPAT 2017 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) na Santa Casa de Itapira.

As atividades desenvolvidas foram relacionadas ao Outubro Rosa (campanha de conscientização e prevenção do diagnóstico precoce de câncer de mama) e o Novembro Azul (campanha de conscientização e prevenção do diagnóstico precoce de câncer de próstata).

A apresentação contou com exposição de banners, bancadas organizadas bonecos para simulação de exames específicos e direcionado, além de orientações dos graduandos de Enfermagem sobre os temas das atividades. Também foram entregues kit de preservativo e materiais com símbolos representando os temas das atividades.

O evento contou com o apoio da Coordenadora de Enfermagem Camila Parentoni, dos docentes  que compõem o grupo de Enfermagem, da equipe do IESI e do Diretor Willian Zacariotto.

Ao final da SIPAT, o  projeto recebeu elogios e aprovação dos envolvidos e participantes.

Fotos Relacionadas

Alunos do 6º Período de Enfermagem Realizam Visita Técnica em Serviço de Saúde

Os alunos do sexto período de Enfermagem do Instituto de Ensino Superior de Itapira - IESI realizaram visitas técnicas ao Departamento de Vigilância Epidemiológica da região, onde também encontram alocados os Serviços de Saúde Especializados no recebimento, acondicionamento e distribuição de vacina do Município.

O evento está ligado à Disciplina Políticas de Saúde da Criança e do Adolescente, e a proposta da visita técnica tem por objetivo qualificar o processo de ensino através da prática e rotina especifica.

Para os alunos, a proposta de visitas técnicas amplia o horizonte na construção do conhecimento, propondo uma reflexão sobre a atuação e condição profissional e seus diversos campos de atuação.

Fotos Relacionadas

Graduandos De Farmácia Do Iesi Participam Da Caminhada Outubro Rosa

Graduandos do curso de Farmácia do IESI participaram da Caminhada Outubro Rosa, evento que aconteceu dia 7 de outubro de 2017, tendo início na Praça Bernardino de Campos e seguindo para Parque Juca Mulato. No local os presentes foram informados sobre como prevenir e combater o câncer de mama.

Os graduandos foram acompanhados pela Professora e Farmacêutica Jussara Aguiar e pelo Professor e Enfermeiro Paulo Preto, e com o apoio do Coordenador Paulo Nogueira e do Diretor Willian Zacariotto.

Segundo os graduandos que participaram do evento, a experiência e a aprendizagem qualificam e encantam através das ações práticas e troca de experiências.

Fotos Relacionadas

Alunos de Farmácia do IESI Realizaram Ação de Pratica Educativas Relacionado ao Projeto de “Descarte De Medicação Correta”

O projeto teve como objetivo promover ações educativas relacionada a orientação especifica sobre ao Projeto de “Descarte de Medicação Correta” em parceria com a campanha desenvolvida pelo Município no mês de setembro.

Os alunos de Farmácia desenvolveram atividades de orientação e saúde voltada ao bem-estar e qualidade de vida tendo como foco o uso indevido de medicações, o conhecimento sobre os mesmos e a forma de armazenamento e descarte correto das medicações.

Através da informação oferecida a população, buscou se a conscientização   sobre a importância do uso correto de medicações e do seu descarte, motivados os a adoção de hábitos corretos e saudáveis e propondo uma melhoria da qualidade de vida.

Para os alunos a realização deste projeto propicia a troca de experiência e qualifica a formação profissional abrindo horizonte para um mercado de trabalho dinâmico e ativo.

Para o Enfermeiro Paulo Preto e a Farmacêutica Jussara Aguiar organizadores do evento, o sucesso do projeto está relacionado a soma de esforço comum entre as Instituições participantes e ao incentivo do Coordenador de do Curso de Farmácia Professor Paulo Nogueira, assim como do Diretor do IESI Professor Willian Zacarioto.

Fotos Relacionadas

Professor do IESI participa de congresso Internacional

Entre os dias 07 e 09 de setembro de 2017, o Professor José Antônio Tibúrcio do curso de Direito do IESI participou do III Congresso de Extensão Universitária da AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevideo) na Universidade Nacional do Litoral em Santa Fé na Argentina. O professor Tibúrcio apresentou o trabalho “Bacia do Alto Paranapanema: Direitos Fundamentais ao Desenvolvimento Sustentável e o Controle da Erosão do Solo”, com intermediação de professores argentinos e participação de professores do uruguaios.

Na foto o professor Tibúrcio junto ao banner do Congresso, na qual teve seu trabalho publicado.

Para mais informações, acesse: http://www.unl.edu.ar/extension17/.

Professor do  IESI participa de congresso Internacional


Curso de Nutrição tem nova coordenadora

A partir do dia 23 de outubro de 2017, a Professora Patrícia Elaine Belini, graduada em Nutrição pela PUCCAMP (1995) será a nova coordenadora do curso de Nutrição do Instituto de Ensino Superior de Itapira – IESI. Professora Patrícia é Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM (1996), Mestre em Ciências e Saúde pela UFPI (2011), tem experiência em Bioquímica da Nutrição, Técnica Dietética, Nutrição e Dietética, Nutrição Desportiva e Nutrição Clínica.

A coordenadora já conta com os laboratórios de técnicas dietéticas, pesos e medidas, anatomia, microscopia e de informática nutricional.

A direção acredita que em 2018 já haverá a primeira turma de Nutrição que virá complementar os serviços da Clínica de Saúde e aumentar o número de atendimentos à população da região.

Curso de Nutrição tem  nova coordenadora


Curso de Fisioterapia tem nova coordenadora

O curso de Fisioterapia do Instituto de Ensino Superior de Itapira – IES apresentou a nova coordenadora do curso, a professora Monica Furquim de Campos, graduada e, Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2010), Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2013) com ênfase na área de Reabilitação Cardiovascular, Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória em unidade de terapia intensiva: adulto, neonatal e pediátrica pela Universidade de Marília - UNIMAR (2013).

O Prof. Dr. Joaquim Maria Ferreira (ex-coordenador do curso de Fisioterapia), passará a coordenar o curso de Licenciatura em Educação Física e tem a missão de desenvolver o novo projeto pedagógico para o curso. Joaquim continuará assessorando o curso, mas tem esta nova missão junto ao IESI. “O comprometimento e o reconhecimento de ambos só têm a acrescentar qualidade aos cursos de Fisioterapia e Educação Física do IESI”, afirma o diretor William Antonio Zacariotto.

Curso de Fisioterapia tem nova coordenadora no IESI


Visita Técnica ao Museu da Academia da Polícia Civil

No dia 13 de setembro de 2017, quarenta alunos entre o 1º e o 10º semestres do curso de Direito, acompanhados das Profas. Cecília, Fernanda e Denise, realizaram uma visita técnica ao Museu da Academia da Polícia Civil (“Museu do Crime”), onde tiveram uma palestra sobre a função, funcionamento e hierarquia interna da Polícia Civil e de como é realizado o concurso para ingresso na carreira.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o acervo, dividido em diversas seções: veículos antigos; armas de fogo (inclusive as fabricadas pelos prisioneiros); explicações sobre os efeitos de várias drogas conhecidas, bem como os locais onde são usualmente escondidas para o tráfico; e o setor mais procurado, que contém objetos e o histórico dos crimes mais famosos cometidos no Estado de São Paulo, bem como uma galeria com o histórico dos criminosos mais famosos.

Para completar a visita, analisaram a cena de um crime e ajudaram a desvendá-la com ajuda do investigador de polícia, que monitorou a visita.

Na sequência visitaram o Tribunal de Justiça, onde após uma palestra sobre as carreiras jurídicas, concursos e funcionamento do Judiciário em geral, assistiram às sessões de julgamentos, com a oportunidade de participar da sessão plenária onde o Órgão Especial, composto por vinte e cinco desembargadores (que representam os demais julgam questões de ordem pública).

Os alunos ainda conheceram a biblioteca e dois museus internos. A visita foi finalizada com uma palestra sobre o histórico da criação e construção da sede do Tribunal (um prédio histórico tombado pelo órgão estadual de defesa do patrimônio cultural).

Essa visita foi muito educativa e enriquecedora para os alunos do curso de Direito.

Fotos Relacionadas

Alunos do Curso Engenharia fazem visita técnica no novo campus do IESI

No dia 02 de setembro de 2017, o curso de Engenharia Civil fez visita técnica ao Campus Santa Terezinha. A visita teve o propósito de mostrar aos alunos como o galpão foi recebido, e todas as reformas e novas obras que foram concebidas. O Diretor William Zacariotto orientou e mostrou aos alunos a concepção dos projetos e os planos de expansão.

Os alunos tiveram a oportunidade de observar e acompanhar de perto os métodos construtivos, o cronograma, a organização da obra e desenvolvimento do projeto.

Fotos Relacionadas

Novo campus do IESI

O IESI informa que a partir do dia 11 de setembro de 2017 (segunda-feira), todos os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia e os cursos de menor duração CST Gestão de Recursos Humanos, CST Gestão Comercial e CST Logística terão aulas no novo endereço situado na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva (SP 147) com a Rua Santa Terezinha.

A entrada de carros, ônibus, vans, motos e alunos serão pelo acesso da Rua Santa Terezinha. O novo endereço conta com estacionamento próprio em brita.
Em reunião com a prefeitura de Itapira, ficou confirmado que a linha de ônibus circular convencional (Prados e Recreativa - não se trata de ônibus exclusivo é ônibus de linha) atuará até às 22h40 para atender ao novo campus. Também estão sendo acertados os detalhes para aquisição do passe estudante, os quais poderão fazer o cadastro no próprio instituto a partir de terça-feira, dia 12 de setembro à noite, visando facilitar a adequação ao transporte estudante.

O IESI informa os novos telefones do Campus Santa Terezinha

(19) 3813-4544 / 3843-1255 / 3843-1811 / 3843-2085 / 3843-2156 / 3843-2177​


Coordenadora de Pedagogia do IESI apresenta trabalho no Encontro Internacional  de Educação em Salvador-Ba

A professora Doutora Mara Fernanda Alves Ortiz, coordenadora de Pedagogia do IESI apresentou trabalho no VIII ENELUD - Encontro Nacional de Educação e Ludicidade e I EINELUD - Encontro Internacional de Educação e Ludicidade na UFBA em Salvador. O evento aconteceu entre os dias 13 e 15 de setembro de 2017. O trabalho da Profa. Dra. Mara foi sobre Comunicação Oral e a importância do brincar para o desenvolvimento da aprendizagem.

Encontro  Internacional  de Educação em Salvador-Ba


Curso de Administração do IESI recebe selo de Qualidade do Guia do Estudante

O curso de Graduação em Administração do Instituto de Ensino Superior de Itapira recebeu em agosto de 2017 o selo de qualidade do Guia do Estudante (GE), sendo estrelado na avaliação de cursos superiores do ano de 2017. A avaliação constará na publicação “GE Profissões Vestibular 2018”, que passará a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro de 2017. A direção do IESI parabeniza coordenadores, professores, colaboradores e alunos.


Curso de Enfermagem do IESI recebe selo de Qualidade do Guia do Estudante

O curso de Graduação em Enfermagem  do Instituto de Ensino Superior de Itapira recebeu em agosto de 2017 o selo de qualidade do Guia do Estudante (GE), sendo estrelado na avaliação de cursos superiores do ano de 2017. A avaliação constará na publicação “GE Profissões Vestibular 2018”, que passará a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro de 2017. A direção do IESI parabeniza coordenadores, professores, colaboradores e alunos.


Curso de Pedagogia recebe selo de Qualidade do Guia do Estudante

O curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto de Ensino Superior de Itapira recebeu em agosto de 2017 o selo de qualidade do Guia do Estudante (GE), sendo estrelado na avaliação de cursos superiores do ano de 2017. A avaliação constará na publicação “GE Profissões Vestibular 2018”, que passará a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro de 2017. A direção do IESI parabeniza coordenadores, professores, colaboradores e alunos.



Iesi tem nova coordenadora de enfermagem 

A partir do dia 1 de agosto de 2017, o curso de Enfermagem do Instituto de Ensino Superior de Itapira – IESI terá a Profa. Mestre Camila da Costa Parentoni como nova coordenadora do curso. Graduada em Enfermagem pela Faculdade Estadual de Medicina de São José do Rio Preto, Especialista em Geriatria (UNICAMP), Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP) na área de Saúde da Criança e do Adolescente e atua com crianças e adolescentes com câncer em cuidados paliativos. Trabalhou em 2015 e 2016 com dependência química no serviço do CAPS ad do município de Itapira em São Paulo.  

 


Segunda Edição da Revista CONSCIESI

A segunda edição da Revista Digital do Instituto de Ensino de Ensino Superior de Itapira - IESI, intitulada “CONSCIESI” está no ar e conta com a colaboração de diversas faculdades e universidades.

A revista pode ser acessada pelo site www.consciesi.com.br.

A edição v. 2 - n. 2 (2017) conta com artigos das áreas de Administração e Negócios, Direito, Serviço Social, Educação e Saúde. Além dos professores e alunos do IESI, a revista conta com atividades dos alunos da FATEC e de outras seis faculdades e universidades.

Segunda Edição da Revista CONSCIESI


Enfermagem do Iesi apresenta trabalho em evento internacional de enfermagem

A professora Elaine Ribeiro do curso de Enfermagem do Instituto de Ensino Superior de Itapira – IESI apresentou trabalho sobre “Processo de Enfermagem, Raciocínio Clínica de Enfermagem e a Era Digital” no 1º Encontro Internacional de Processo de Enfermagem (ENIPE).

O trabalho foi desenvolvido com a participação do aluno Clovis Alexandre Barbosa Faria do 5º semestre do curso de Enfermagem e apresentado pela professora no dia 22 de junho de 2017.

Enfermagem do Iesi apresentam trabalho em evento  internacional de enfermagem


Conselho Regional de Biblioteconomia elogia a biblioteca do IESI

O Conselho Regional de Biblioteconomia enviou Ofício 08/311 de 2017 ao IESI parabenizando pelo excelente trabalho na organização da Biblioteca “Prof. Gilberto Brihy”. O Conselho reconheceu a importância da bibliotecária Edilza Orse e de seus auxiliares na plena atualização e gestão do acervo.

A biblioteca do IESI conta hoje com um acervo de 35.000 exemplares. O acervo conta com mais de 18 mil livros, 3.500 periódicos on-line, 696 volumes audiovisuais e 10.000 livros virtuais (acervo que pode ser acessado através de duas bibliotecas virtuais). Desta forma, os alunos podem acessar os periódicos e livros das bibliografias atuais sem sair de casa.

Além da área de acervo, a biblioteca é composta por uma sala de estudos com 14 mesas de estudos para até 5 alunos, 6 gabinetes individuais, 2 gabinetes de reuniões e estudo em grupo e 11 computadores. 

Fotos Relacionadas

IESI tem novo laboratório de Informática

O IESI recebeu em junho de 2017 um novo laboratório de Informática com tecnologia de última geração, que passa a auxiliar todos os cursos do Instituto. Agora o IESI conta com quatro laboratórios de informática, além das maquinas nas salas de estudo e na biblioteca os quais os alunos poderão utilizar e desenvolver as atividades. ​

IESI tem novo laboratório de Informática


Curso De Fisioterapia - Doação para APAE

O Trote Solidário realizado pelos alunos do curso de Fisioterapia do IESI arrecadou produtos de higiene pessoal e limpeza. Foram arrecadados mais de 500 itens, entre sabão em pó, sabão em barra, pasta de dente e sabonete. Os produtos foram destinados ao APAE de Itapira.

Curso De Fisioterapia -  Doação para APAE


Curso de Fisioterapia e Direito doa Ovos de Páscoa

Os cursos de Fisioterapia e Direito do IESI doaram ovos de páscoa aos moradores do condomínio Morada Nova no bairro Tonolli em Itapira. Com essa ação, os alunos quiseram proporcionar uma páscoa mais agradável aos moradores da comunidade.

Fotos Relacionadas

Engenheiro na Prática

No dia 16 de março de 2017, os alunos dos 5° e 7° semestres de Engenharia de Produção do IESI deram mais um passo para a formação ao desenvolverem atividades técnicas na NB Máquinas Agrícolas.

A NB Máquinas Agrícolas é um dos maiores grupos de implementos forrageiros do mundo, possuindo mais de 50 anos de experiência. A visita técnica aconteceu na unidade de Itapira/SP.

Esta é uma atividade que faz parte de ações promovidas pelo IESI para integrar os alunos de Engenharia com a prática das indústrias e inseri-los ao mercado de trabalho. O objetivo é dar visão prática dos conceitos aprendidos em sala, familiaridade com os processos que acontecem em uma indústria.

A visita foi acompanhada pelo Eng. Maurício Souza, que explicou sobre os produtos fabricados pela NB, mostrando os processos de fabricação que vão desde soldas, conformação mecânica, injeção de plástico, corte de chapas, entre outros.

Agradecemos a atenção da NB, em especial a atenção do Eng. Mauricio Souza que também é docente do IESI e compartilhou todo o conhecimento técnico com os alunos e pode contribuir com a formação dos alunos do Instituto.

Engenheiro na Prática


Fisioterapia na Sipat Usina Virgulino Oliveira 

No mês de novembro de 2016, os alunos João Pedro Expedito de Almeida e Larissa Daiane Poletini, juntamente com outros alunos do sexto semestre do curso de Fisioterapia participaram da SIPAT das organizações Usina Virgolino de Oliveira S/A e Santa Casa de Itapira, sob a supervisão dos Professores Paulo Cavenaghi e Thaís Casellato Leitão e a Fisioterapeuta Gislaine Zago.

Os alunos desenvolveram atividades sobre orientação postural e de ergonomia, assuntos relevantes e importantes para os trabalhadores dessas organizações.

Fotos Relacionadas

IESI firma convenio de descontos com ETEC de Itapira

O Instituto de Ensino Superior de Itapira – IESI firmou parceria com a ETEC João Maria Estevanato de Itapira. A parceria concederá desconto aos ex-alunos da ETEC que estejam interessados em estudar no IESI. O desconto será de 10% para aqueles que ingressarem no início de 2017.

Também usufruirão do desconto professores e colaboradores do IESI.

Esse convênio não é valido para alunos que já matriculados no IESI, apenas para ingressantes em 2017 – 1º semestre. 

Iesi firma convenio de descontos com ETEC de  Itapira

Iesi firma convenio de descontos com ETEC de  Itapira


IESI Lança Revista Científica “CONSCIESI”

O Instituto de Ensino Superior de Itapira – IESI concretizou mais uma grande ação acadêmica: o lançamento da Revista Científica CONSCIESI. O editor chefe da revista, Prof. Dr. Joaquim M. F. Antunes Neto, também coordenador do curso de Fisioterapia, explica que o nome da revista vem de sua missão que é “a discussão ‘conscientizadora’ da produção científica, sobretudo, no âmbito da graduação”. O mesmo salienta: “o processo de produção da pesquisa científica nas Instituições de Ensino Particulares, historicamente, tende a ser elemento secundário ao ensino, uma vez que não há a cultura do docente/pesquisador disponibilizado para a viabilização de projetos que surgem no âmbito da sala de aula. Portanto, o lançamento da revista é uma vitória para o nosso Instituto”.

O Diretor do IESI, Professor Ms. William Antonio Zacariotto, que é o editor gerente da CONSCIESI, ressalta que o Instituto busca se voltar, por intermédio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, para a criação, a produção de conhecimento e a disseminação do saber. “O IESI tem a preocupação em como disseminar competentemente os conhecimentos surgidos, assumindo, assim, o compromisso em concretizar essa comunicação e criar condições propícias para a divulgação da produção intelectual”, afirmou Zacariotto.

A CONSCIESI é uma revista multidisciplinar, tendo os seguintes editores associados de áreas: Administração e Negócios (Prof. Jonathas Tognolo e Prof. Evandro Rossi Canivezi), Direito e Serviço Social (Profa. Denise de Souza Ribeiro e Profa. Patrícia da Fonseca), Educação (Profa. Mara Fernanda Alves Ortiz e Prof. Bibiano Francisco Elói Júnior), Engenharia e Tecnologia (Profa. Marina de Oliveira Ferreira e Prof. Daniel Marcus Giglioli de Oliveira) e Saúde (Profa. Daniela Cristina Sandy Turole e Profa. Mônica Furquim de Campos).

O editor chefe ressalta que o Conselho Editorial é formado por vinte e sete docentes de diferentes Instituições de Ensino Superior do Brasil, mestres e doutores, vinculados a Universidade Metodista de Piracicaba, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Universidade Federal de São Paulo, Faculdade Santa Lúcia de Mogi Mirim, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, Universidade Federal de Campina Grande, Instituto Federal de São Paulo – Bragança Paulista, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – Itapira, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Lavras, Faculdade São Francisco e Instituto de Ensino Superior de Itapira.

Os artigos submetidos para o primeiro volume da CONSCIESI contemplam as áreas de “Administração e Negócios”, “Educação” e “Saúde”, ficando evidente o envolvimento de alguns dos alunos e docentes orientadores do IESI, seja na graduação ou especialização, que entenderam que o trabalho de conclusão de curso não é apenas uma última etapa de formalidade da sua formação, mas sim a possibilidade de gerarem a divulgação científica e projetarem seus nomes junto à comunidade científica. O primeiro volume da revista contou com a confiança e colaboração de pesquisadores de projeção em suas respectivas áreas de investigação. A revista pode ser acessada pelo endereço www.consciesi.com.br.

IESI Lança a Revista Científica “CONSCIESI”

Fotos Relacionadas

Alunos do IESI aliam conhecimento à solidariedade

Durante a disciplina de Planejamento Estratégico, alunos dos cursos de Gestão utilizaram ferramentas aprendidas em aula para organização de campanha social.

As turmas do último ano dos cursos de Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial e Gestão de Logística quando iniciaram o semestre, em agosto de 2016, foram desafiadas a organizarem uma ação social para entidades de Itapira e, paralelamente, teriam que colocar na prática os conhecimentos apreendidos em sala de aula.

Segundo o professor da disciplina, Rômulo Ferrari “esta disciplina exige a abordagem de temas relacionados à análise de mercado e desenvolvimento de estratégias, com discussões que englobam ferramentas de gestão, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.”.

Neste contexto, as turmas fizeram um estudo sobre as entidades, sugerindo novas declarações institucionais com base em seus valores e objetivos, além de identificarem os principais itens de consumo diários. 

Para coroar a ação, as turmas aplicaram uma das ferramentas aprendidas em sala de aula, a 5W2H, para auxiliá-los na organização de uma campanha. Todas as turmas receberam uma meta a ser alcançada quanto à arrecadação dos itens escolhidos.

Ao final do semestre, surpreendentemente, as três turmas mais do que dobraram a meta inicial. Os alunos de Gestão de RH ajudaram o Educandário Nossa Senhora Aparecida com 194 unidades de sabonete e 278 rolos de papel higiênico.

O Lar Espírita Gracinda Batista foi beneficiado pelos alunos de Gestão de Logística com 85 litros de água sanitária e 85 litros de desinfetante.
Já os alunos de Gestão Comercial atenderam as necessidades da Casa do Pão com a doação de 160 litros de leite e 19 potes de manteiga.
Fotos Relacionadas

Coordenadora Do Curso De Direito Recebe Prêmio Láurea De Mérito Docente Da OAB 2016

Denise de Souza Ribeiro, coordenadora e professora do curso de Direito, recebeu no dia 26 de novembro de 2016 o prêmio Láurea de Mérito Docente, fornecido pela Ordem dos Advogados do Brasil. Prêmio pelo excelente trabalho realizado frente à Educação Superior no Brasil.

“O prêmio é uma honra para o Instituto de Ensino Superior de Itapira – IESI”,  afirma o Diretor William Zacariotto. “Denise é comprometida, luta pelo magistério e pela advocacia e é um orgulho para o Instituto.”, completa.
Fotos Relacionadas

IESI entrega bolsa de estudo do concurso de 12 de Novembro de 2016

O candidato Marco Aurelio Solinani  é o mais novo calouro do IESI do curso de Direito. Ele foi o primeiro colocado do Concurso de Bolsas e recebeu bolsa integral de 100%.  A bolsa foi entregue pelo Diretor William Zacariotto, que parabenizou o candidato e reafirmou o compromisso do IESI com a educação. O diretor lembrou ainda que a bolsa é sinônimo de qualidade e que o aluno não pode ter nenhuma DP, caso tenha ele perde o direito a bolsa.

“É uma alegria estudar com 100% de desconto hoje, em momentos de crise, o IESI está presente dignificando o estudo dos melhores.”

IESI entrega bolsas de estudo do concurso de 12 de Novembro  de 2016


Logistica do IESI faz visita técnica a Movimat em São Paulo

Realizada todos os anos em São Paulo, a Movimat é uma das maiores feiras de logística do Brasil. A feira sempre apresenta as tendências tecnológicas e soluções para o mercado logístico global.

A participação do IESI neste evento teve como objetivo mostrar as novidades e inovações do mercado de logística aos alunos do Instituto, desde um software inteligente até mesmo equipamentos para operação.

Na feira tinham expositores nacionais e internacionais, além de diversas palestras gratuitas.

Os maiores expositores no evento foram das linhas de empilhadeiras, onde era possível observar a inovação tecnológica das máquinas e a preocupação do conforto do operador no trabalho do dia a dia.

Tinha uma pista de test-drive para quem tivesse a curiosidade de operar uma empilhadeira mesmo não tendo experiência. Nos setores de acondicionamento de cargas pode-se ver a variedade de embalagens em plástico, madeira e ferro.

O stand mais elogiado pelos alunos foi o de RFID, onde mesmo tendo sido mostrado em aula sobre o funcionamento do equipamento, os alunos puderam ver de perto o quanto isso ajuda as empresas nos processos de recebimento e expedição de mercadorias.

Este é um evento que precisa fazer parte do calendário anual do IESI, pois além de motivar o aluno, faz com que o aluno confie cada vez mais na Logística e possa crescer profissionalmente, passando a entender que a logística não é somente caminhão e mercadoria.​

Fotos Relacionadas

Graduandos de Enfermagem desenvolvem trabalho na Associação Down de Itapira

Nos dias 20, 24 e 27 de outubro de 2016, os alunos de graduação em Enfermagem do IESI, deram continuidade ao projeto relacionado à disciplina de APS e realizaram visita técnica à Instituição ADI.

Após diagnóstico situacional com a equipe de profissionais que atuam na entidade, foi sugerido e proposto um trabalho técnico de orientação e treinamento voltado a primeiros socorros com atendimento específico em engasgamento e parada cardiorrespiratória.

O treinamento e as orientações aconteceram na sede da entidade e contou com a participação dos usuários e da equipe multiprofissional.

O projeto foi concluído com êxito, sendo aprovado pelas pessoas envolvidas e estabelecendo um vínculo positivo na troca de experiência e aprendizagem entre comunidade de pais, Instituição e alunos de Enfermagem do IESI.
Fotos Relacionadas

Alunos De Graduação Em Enfermagem Realiza Visita Técnica À Casa Dos Amigos Helen Keller (CAHEK)

Nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2016, através do projeto de APS Enfermagem da Família, graduandos de Enfermagem do IESI realizaram visita técnica e desenvolvem trabalho educativo relacionado à prevenção da hipertensão arterial e do diabetes na Entidade CAHEK.

Equipe técnica e alunos do IESI realizaram um trabalho educativo com usuários e familiares do serviço. O tema foi abordado através de orientações em grupo e individuais.

O trabalho contou com a participação ativa do grupo de multiprofissionais que compõem a equipe de atendimento da entidade.

Fotos Relacionadas

Alunos de Graduação em Enfermagem IESI desenvolve Atividade Prática Supervisionada na Entidade Casa da Criança de Itapira

Nos dias 22, 23 e 30 de setembro de 2016, os alunos  do quarto semestre de Enfermagem do IESI, desenvolveram trabalho com famílias e funcionários da Entidade Casa da Criança.

O trabalho está relacionado à APS (Atividade Prática Supervisionada) dentro da disciplina Saúde da Família. O trabalho contou com visita à Instituição, contato com a comunidade escolar e com os familiares.

Durante o processo foi feito um levantamento e diagnóstico de todo o cenário e a partir daí surgiu o tempo para o ciclo de palestras: “Higiene, Saúde e Qualidade de Vida”.
Fotos Relacionadas

Alunos de Graduação em Enfermagem através do Projeto de APS desenvolvem atividade educativa na Entidade Educandário N.S. Aparecida

Nos dias 15, 22 e 29 de setembro de 2016, o curso de  Enfermagem do IESI desenvolveu trabalho de Educação e Saúde voltada aos pais e familiares da Instituição Educandário N. Sra. Aparecida, dando sequência ao Projeto de APS, voltado para a Enfermagem da Família. O tema abordado através de palestra e apresentação de matéria específica foi “Prevenção e orientação às doenças mais comuns na infância”.

O trabalho contou com a participação ativa do grupo de pais, da comunidade escolar e do grupo de multiprofissionais que compõem a equipe de atendimento da entidade.
Fotos Relacionadas

IESI , Usina Virgulino de Oliveira e Prefeitura de Itapira plantarão arvores na mata ciliar

No próximo sábado dia 12 de Novembro, às 10 Horas, os Coordenadores, Professores, colaboradores , Alunos do Instituto de Ensino Superior de Itapira e munícipes, em conjunto com a Usina Vírgolino de Oliveira e a  Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Itapira-SP, estarão plantando arvores em uma área de proteção permanente, recompondo a mata ciliar de um córrego sem denominação que passa pelo distrito de Barão Ataliba Nogueira, um afluente importante do Rio do Peixe visando a proteção desse local. 

O evento visa a restauração dessa área que segundo o biólogo Anderson Martelli, responsável técnico pelo plantio favorecerá na preservação desse corpo hídrico, formação dos corredores ecológicos, redução de processos erosivos e assoreamento, favorecimento da área verde e uma melhor qualidade de vida da população. O diretor do IESI William Antonio Zacariotto, lembra da necessidade do plantio de arvores e da responsabilidade social que cada aluno deve ter ao atuar profissionalmente no futuro. Não há emprego, empresa ou serviço sem que haja condições de respeito mutuo com o ambiente. ​

IESI , Usina Virgulino de Oliveira e Prefeitura de Itapira plantarão  arvores na mata ciliar


Projeto Pioneiro para Avaliação da Qualidade de Vida foi Trazido pelo Curso de Fisioterapia do IESI

O projeto “Analisando Aspectos da Qualidade de Vida em Universitários, Familiares e Colaboradores do IESI” foi outra ação inovadora e de sucesso trazida pelo curso de Fisioterapia.

O objetivo do projeto é conhecer e relacionar exames clínicos sanguíneos com questionário já validado em estudos desenvolvidos pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Joaquim Antunes Neto. Um dos aspectos a ser analisados é a prevalência de fatores relacionados a síndrome metabólica, conhecida como silenciosa.

Ao todo, o projeto envolveu 300 voluntários que executaram mais de 7.000 análises, tais como: hemograma completo, concentração total da enzima creatina quinase, níveis das enzimas hepáticas TGO e TGP, creatinina, ureia, ácido úrico, triglicerídeos, colesterol total (LDL e HDL), cálcio, vitamina D. Todos os exames foram executados com o padrão já certificado pelo Laboratório São José e parceria da Progenos Biothecnology.

No momento, o projeto encontra-se na fase de final de coleta de dados e início dos tratamentos estatísticos. Os pesquisadores envolvidos já possuem congressos científicos planejados para 2017 e publicações em fase de elaboração.


Curso de Gestão Comercial tem Renovação de Reconhecimento Aprovada 

No dia 30 de Setembro de 2016 o curso de Gestão Comercial do Instituto de Ensino Superior de Itapira foi reconhecido novamente através da portaria no. 578. Parabéns Coordenadores, professores e alunos pela luta constante em melhorar o processo educacional. 


O IESI conta com uma Biblioteca de Qualidade

O IESI conta hoje com 35.000 exemplares, com mais de 8.000 títulos diferentes em todas as áreas correlatas aos cursos do Instituto. Os alunos podem utilizar as dependências para pesquisa, aulas e projetos, contam ainda com salas individualizadas de reunião, sala de estudos coletivas, computadores com acesso Web e com pesquisas de periódicos.

Seu horário de funcionamento é das 13h00 às 22h30 nos dias de semana e aos sábados das 09h00 as 13h30, tudo gratuito e acessível ao nosso aluno que pode emprestar os títulos para ampliar a sua pesquisa em casa.

Fotos Relacionadas

Novos Coordenadores no IESI

O IESI terá dois novos coordenadores a partir do dia 01 de Agosto de 2016, o Professor Daniel Marcus Giglioli de Oliveira é o novo coordenador do Curso de Engenharia de Produção e a Profª. Marina de Oliveira Ferreira coordenadora de Engenharia Civil, cujo foco é atender as demandas de cada curso em separado dando mais atenção a área especifica de cada.

O instituto recebeu ainda dois novos laboratórios e investiu mais de R$ 300 mil reais em equipamentos e bibliografia no curso, serão desenvolvidos seminários técnicos e visitas ao longo do semestre letivo.

Novos Coordenadores no IESI


Egressa de Pedagogia passou em primeiro lugar no Concurso Publico da Prefeitura de Itapira

A Egresso Erika Germano passou em primeiro lugar no concurso publico da Prefeitura Municipal de Itapira para o cargo de Professor Adjunto de Ensino Fundamental. Outras alunas se classificaram logo abaixo e também passaram no concurso demonstrando o quanto o projeto pedagógico de pedagogia atende aos currículos e necessidades para atuação no mercado de trabalho.  Segundo o Diretor William Zacariotto , se percebe o quanto nossas alunas são dedicadas e o quanto tem se transformado a cada dia, uma vitória dos colaboradores, professores, coordenadores e alunos.


Iesi terá curso de Arquitetura e Urbanismo a partir de Fevereiro de 2016

selo de entidade responsável fornecido pela ABMES

 

O Iesi recebeu novamente em 2016 o selo de entidade responsável fornecido pela ABMES, Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Este é o oitavo ano consecutivo que o Instituto recebe o selo que comprova o quanto o mesmo esta engajado em ações sociais ponto chave para o desenvolvimento dos alunos, afirma o Diretor William Zacariotto.

O Selo este ano originou da operação Rapa tudo em parceria do IESI e da Prefeitura de Itapira, coordenador pela Professora Denise Ribeiro (Direito) com participação de todos os cursos do IESI e supervisionado pelo Professor Dr. Joaquim F. Maria Neto.


Trabalhos selecionados do curso de Serviço Social para apresentação no Congresso Brasileiro de Cardiologia

Foram selecionados 14 trabalhos do curso de Serviço Social para serem apresentados no Congresso Brasileiro de Cardiologia. A coordenadora,  professores e alunos irão apresentar os trabalhos em posters e em apresentações nas salas temáticas livres do congresso.

Abaixo segue a lista dos autores e trabalhos classificados :

Título: A implementação do Núcleo de Estudos Afrodescendentes no IESI- Instituto de Ensino Superior de Itapira\SP.
Autor(es): Patrícia da Fonseca, ANGELA CRISTINA DE ANDRADE , GISLAINE APARECIDA PARREIRAS , JOÃO PAULO MARTINS
Dados de Apresentação: 26 de Maio de 2016 das 16:15:00 às 18:00:00 no[a] Área de E-Pôster Pavilhão - DEPARTAMENTOS - Forma de Apresentação: E-Pôster

Título: A inserção do Serviço Social na Educação
Autor(es): Patrícia da Fonseca, Monise Bosso, Gustavo Henrique Faustino
Dados de Apresentação: 26 de Maio de 2016 das 16:15:00 às 18:00:00 no[a] Área de E-Pôster Pavilhão - DEPARTAMENTOS - Forma de Apresentação: E-Pôster

Título: A utilização do método SOAP no processo de intervenção do Serviço Social
Autor(es): Suellen Cristina de Jesus Silva, Elaine Fonseca Amaral da Silva, Camila Nagarol
Dados de Apresentação: 26 de Maio de 2016 das 16:15:00 às 18:00:00 no[a] AUDITÓRIO 19 - Forma de Apresentação: Oral

Título: Abordagem Social: recurso de melhora na adesão ao tratamento em pacientes idosos.
Autor(es): Pompiani, M., Silva, J.M.
Dados de Apresentação: 26 de Maio de 2016 das 16:15:00 às 18:00:00 no[a] AUDITÓRIO 19 - Forma de Apresentação: Oral

Título: Ações educativas em saúde pública
Autor(es): SILVANA DE MARTINO FANTI, Sandra Cruz
Dados de Apresentação: 26 de Maio de 2016 das 16:15:00 às 18:00:00 no[a] AUDITÓRIO 19 - Forma de Apresentação: Oral

Título: ADOLESCENTES CARDIOPATAS: EXPECTATIVAS E CONSTRUÇÃO DO FUTURO
Autor(es): Eliane Moreira da Silva, Vera Lucia Frazão de Sousa
Dados de Apresentação: 26 de Maio de 2016 das 16:15:00 às 18:00:00 no[a] AUDITÓRIO 19 - Forma de Apresentação: Oral

Título: Impactos da Lei 11645\08 na Formação do Ensino Superior Brasileiro
Autor(es): Patrícia da Fonseca, Angela Cristina Andrade
Dados de Apresentação: 26 de Maio de 2016 das 16:15:00 às 18:00:00 no[a] AUDITÓRIO 19 - Forma de Apresentação: Oral

Título: INFARTO AGÚDO DO MIOCÁRDIO EM JOVEM PORTADORA DE ATEROSCLEROSE: RELATO DE CASO
Autor(es): Dorvalino, Joselaine dos Santos, Tófano, Ricardo José , Kinoshita, Sergio Koodi
Dados de Apresentação: 26 de Maio de 2016 das 16:15:00 às 18:00:00 no[a] Área de E-Pôster Pavilhão - DEPARTAMENTOS - Forma de Apresentação: E-Pôster

Título: O Serviço Social na Enfermaria Pediátrica: espaço privilegiado para orientações quanto as Políticas Sociais de proteção à criança.
Autor(es): Hebert Luz
Dados de Apresentação: 26 de Maio de 2016 das 16:15:00 às 18:00:00 no[a] AUDITÓRIO 19 - Forma de Apresentação: Oral

Título: O trabalho do Serviço Social junto às equipes de resolução de conflitos judicias
Autor(es): Patrícia da Fonseca
Dados de Apresentação: 26 de Maio de 2016 das 16:15:00 às 18:00:00 no[a] AUDITÓRIO 19 - Forma de Apresentação: Oral

Título: Programa de referência e contrarreferência: alta ambulatorial de um hospital de cardiologia terciário.
Autor(es): Clélia Rodrigues da Silva Nascimento, Elaine Fonseca Amaral da Silva
Dados de Apresentação: 26 de Maio de 2016 das 16:15:00 às 18:00:00 no[a] AUDITÓRIO 19 - Forma de Apresentação: Oral

Título: Qualidade de vida dos idosos institucionalizados e não institucionalizados: um estudo comparado
Autor(es): Laíza Buffoni Euzébio da Silva, Maycon Alex Miguel
Dados de Apresentação: 26 de Maio de 2016 das 16:15:00 às 18:00:00 no[a] Área de E-Pôster Pavilhão - DEPARTAMENTOS - Forma de Apresentação: E-Pôster

Título: SERVIÇO SOCIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM PROGRAMA DE ATENDIMENTO DOMICILIAR A IDOSOS DEPENDENTES EM SÃO PAULO
Autor(es): Silva, J. M., SILVA, E. F. A.
Dados de Apresentação: 26 de Maio de 2016 das 16:15:00 às 18:00:00 no[a] AUDITÓRIO 19 - Forma de Apresentação: Oral

Título: Violência intra familiar: o difícil acesso à privacidade da família
Autor(es): Patrícia da Fonseca, Paulo Ricardo Bento, Tamara Caroline de Oliveira
Dados de Apresentação: 26 de Maio de 2016 das 16:15:00 às 18:00:00 no[a] AUDITÓRIO 19 - Forma de Apresentação: Oral


Oficina de Reciclagem Medicinal

O Instituto de Ensino Superior de Itapira (IESI), através da coordenação do curso de graduação em pedagogia, em parceria com o Museu de História Natural de Itapira desenvolveu no dia 17 de abril de 2016, das 8h30 às 11h30 uma oficina pedagógica em que foram trabalhados 2 conceitos de educação ambiental: Reciclagem e plantas medicinais.

As alunas desenvolveram com os visitantes um vaso confeccionado a partir de caixa de leite, onde será feito o plantio de mudas de hortelã. Cada visitante plantará a sua muda e poderá levar o vaso para casa.

No verso da caixa, haverá um rótulo com as propriedades medicinais da planta.

Ainda em relação a parceria com o museu, as alunas do 3º ano desenvolveram desde o dia 6 de março outras oficinas pedagógicas, sempre aos domingos, com os seguintes temas:

  • Animais Polinizadores;
  • Dengue;
  • Animais ameaçados de extinção;
  • Combate ao tráfico de animais silvestres.


MBA em Gestão Empresarial

MBA em Gestão Empresarial


Iesi tem dois novos cursos de Pós Graduação Semipresencial: psicopedagogia e Direito Processual

Na tarde de 19 de Novembro de 2015, o Instituto de Ensino Superior de Itapira , divulgou os dois novos cursos de Pós Graduação Semi Presencial : Psicopedagogia Institucional e Direito processual .

O curso de Psicopedagogia tem como objetivo proporcionar o aprofundamento de conhecimentos técnicos e instrumentais necessários para que o psicopedagogo possa não apenas intervir junto aos problemas de aprendizagem e deficiências das instituições escolares, mas principalmente considerar o contexto multidisciplinar no qual interage o sujeito que aprende, de modo a prevenir novas dificuldades, melhorar o desempenho dos aprendizes e aumentar as potencialidades de aprendizagem. A Carga do Curso é de 384 Horas e será coordenado pela Professora Mara Fernanda Alves Ortiz de Almeida.

A pós graduação de Direito Processual, tem como programa o aperfeiçoamento e profissionalização dos graduados na área do Direito Processual, especificamente do Direito Processual Civil, dando enfoque às principais inovações e institutos recentemente incorporados ao nosso ordenamento jurídico; permitindo proporcionar a visão histórica-crítica, bem como o conhecimento dos institutos fundamentais do Processo Civil, para possibilitar a análise crítica de conceitos e a reflexão sobre as suas implicações jurídicas, sociais e políticas; O curso tem carga horária de 360 Horas e é coordenado pela Professora Denise de Souza Ribeiro.

O Instituto ainda oferecerá as tradicionais pós semi presenciais criadas em 2014, MBA - GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS, MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL, FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL, GESTÃO EM SAÚDE,DIREITO EMPRESARIAL E DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR .

Valores :

Ex Alunos: R$ 190,07 x 12 parcelas
Candidados Gerais: R$ 223,62 x 12 parcelas


Iesi terá curso de Arquitetura e Urbanismo a partir de Fevereiro de 2016

Na tarde de 19 de Novembro de 2015, o Instituto de Ensino Superior de Itapira , divulgou o novo curso de Arquitetura e Urbanismo que foi autorizado pela portaria 877 de 16 de Novembro de 2015. O Curso já começa a funcionar em Fevereiro de 2016 e contará com laboratórios de maquetes, topografia , conforto ambiental e infomática (Autocad , Coreldraw, Photoshop e outros) .

Segundo a direção do IESI foram investidos mais de 400 mil para a criação do novo curso, tendo bibliografia atualizada e laboratórios de primeiro mundo. O curso nasceu e estava previsto no PDI Projeto de Desenvolvimento Institucional, o qual foi desenvolvido para atender uma demanda da comunidade regional, e atendendo ao pedido das pesquisas realizadas pós ENEM 2012 à 2014.


IESI recebe selo ABMES 2015/2016 de responsabilidade social

Instituto de Ensino Superior recebeu o Selo da ABMES certificando a participação na 11S Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A certificação é válida por um ano (um ciclo da campanha) e poderá ser utilizada até outubro de 2016, quando um novo Selo será conferido, caso a instituição torne a participar da campanha. O Instituto desenvolveu e participou em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapira das campanhas de Educação de trânsito, Não seja bixo no trânsito, É Casa limpa e de combate á dengue, além das participações em Sipats, projetos de Brinquedoteca aos domingos e outras campanhas em paralelo, um marco para o IESI que demonstra seu papel perante a sociedade.


IESI obtém conceito 4 na visita Institucional do MEC

O Instituto de Ensino Superior de Itapira, passou entre os dias 05 e 09 de Outubro de 2015, pela visita institucional de recredenciamento efetuada pelos avaliadores do Ministério da Educaçao (MEC). Na visita sao avaliados o projeto Institucional, as políticas de ensino, produçao academica, as açoes de responsabilidade social, culturais, produçao artística e inclusao, a comunicaçao com a sociedade, as políticas do pessoal, plano de carreira, condiçoes de trabalho, os colegiados de cursos, núcleos, a infra estrutura física, biblioteca, salas de aula, laboratórios, as auto avaliaçoes realizadas pela comissao permanente de avaliaçao, a politica de atendimento aos discentes e a sustentabilidade financeira.

O resultado foi divulgado na última semana sob conceito 4 e expressou que o Instituto tem um perfil além do que expressa no referencial mínimo de qualidade. A nota que vai de 1 a 5, é considerada Muito Bom, é a melhor da regiao, e é uma conquista da equipe do instituto, levando em conta a gestao e o ensino do instituto.

A avaliaçao realizada in loco, faz a análise dos documentos, uma visita a toda a estrutura física da instituiçao e também os projetos pedagógicos, conversando ainda com colaboradores técnicos administrativos, professores, coordenadores, comissao permanente de avaliaçao, alunos e egressos.

Segundo o Diretor William Zacariotto, é uma nota que comprova a excelencia do Instituto, a uniao coletiva (mantenedora, colaboradores, coordenadores, professores e alunos), até mesmo do ex-alunos (egressos) que nos ajudam a cada dia a melhorar, cada profissional colaborou no processo de melhoria contínua do instituto que demonstra que cresce a cada dia. O Diretor citou ainda que o suporte dado pela mantenedora, os núcleos Afrodescentente, as açoes sociais, os projetos pedagógicos, a biblioteca atualizada, laboratórios excelentes, atendimento psicopedagógico, o clima organizacional e o corpo docente altamente comprometido foi ponto chave para o conceito.


Alunas IESI se destacam na aprovaçao de Concurso Público

Alunas do quarto e sexto semestre de Pedagogia do IESI - Itapira, sao aprovadas em concurso público de Lindóia , o qual teve 252 inscritos para o cargo de PBI e 207 inscritos para PBI adjunto.

Alunas:
Professor de Educaçao Básica I - Inscriçoes

  • 31º Ana Maria Damas - 2º ano
  • 48º Suelen Kutlak - 2º ano
  • 55º Fernanda Coli Dematei - 2º ano
  • 80º Laura Tereza Renzo - 2º ano
  • 109º Marina de Fatima Ribeiro do Sacramento - 3º ano
  • 122º Julya Tavares da Silva - 3º ano
  • 123º Jade Francoso Labigalini

Professor de Educaçao Básica I - Adjunto - Inscriçoes
  • 11º Fernanda Coli Dematei - 2º ano
  • 67º Julya Tavares da Silva - 3º ano
  • 72º Roberta da Silveira - 2º ano
  • 87º Laura Tereza Renzo - 2º ano
Alunas do 6s semestre


Administração IESI: curso estrelado pelo "Guia do Estudante"

O curso de Administração de Empresas do IESI recebeu o certificado de 3 estrelas do Guia do Estudante 2015, que comprova a excelência do curso.


Aluno do IESI participará do Programa Estágio Visita em Brasília

O Aluno Kelvin Richard Feliciano, do 1º Ano de Administração irá participar do Estágio Visita na cidade de Brasília /DF. O aluno participará durante cinco dias de palestras, debates, visitas, vivências e simulações que possibilitarão o desenvolvimento de conhecimentos sobre a democracia e o papel do Legislativo.

O projeto está aberto a todos necessitando de uma inscrição e de uma indicação de um deputado para participar.

Fotos Relacionadas

Mec divulga reconhecimento do Curso de Graduação Enfermagem do IESI

Nesta ultima semana o Mec- Ministério da Educação divulgou através do Diário Oficial o reconhecimento do Curso Superior de Enfermagem do Instituto de Ensino Superior de Itapira.

O curso foi autorizado pela portaria no. 1617 de 13 de Novembro de 2009 , e foi atualmente reconhecido pela Portaria 618 de 30 de Outubro de 2014.

O curso de Graduação em Enfermagem tem duração de 4 anos que possibilita a formação plena do aluno, atua sob a coordenação da Profa. Daniela Sandy Turole, conta com diversos laboratórios de práticas clínicas, sendo: Laboratórios de Enfermagem; Laboratório de Microbiologia, Laboratório Multidisciplinar, Laboratório de Informatica, além de uma Clínica de Saúde para o desenvolvimento das habilidades.

Para os estágios contamos com diversas parcerias para o aprimoramento teórico prático dos alunos, como: Hospital geral, hospital psiquiátrico, Unidades Básicas de Saúde (UBS); CAP´s; empresas, além de uma Clínica de Saúde equipada para as práticas clínicas e atendimento a comunidade.

Com uma ampla área de atuação o aluno de graduação consegue uma formação generalista tornando- os capazes de desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.

A Valorização e envolvimentos dos aluos na pesquisa e extensão também são contempladas pelas parcerias com a Prefeitura Municiapal de Itapira; Secretaria Municipal de Saúde e empresas que possibilitaram ao longo desses anos desenvolvimento de projetos de pesquisa, coleta de dados e seus desdobramentos como apresentaçãos de trabalhos nos principais eventos científicos da área da saúde, como: Congresso Paulista de Enfermagem; Congresso Brasileiro de Psiquiatria; Jornada Científica de Enfermagem CAISM - Unicamp, entre outros.

Fotos Relacionadas

Aluna do Curso de Fisioterapia tem artigo publicado em revista internacional

O artigo intitulado "Estresse Oxidativo e suas Implicações do Portador de Doença Pulmonar", defendido pela aluna formada na primeira turma do curso de Fisioterapia, Patrícia Danisa Alves, foi publicado na revista argentina "Lecturas (efdeportes.com, n. 197, 2014)". O artigo tratava do mecanismo de estresse mais complexo e relevante no desencadeamento de doenças pulmonares e crônico-degenerativas. O orientador, Prof. Dr. Joaquim M. F. Antunes Neto, resssaltou a dedicação da aluna em se comprometer com a temática: "Trata-se de uma ação orgânica altamente complexa e difícil de ser abordada ainda na graduação, mas a aluna teve competência o suficente para finalizá-lo e ter ainda seu trabalho publicado", ressaltou o orientador.
Link do artigo: Estresse oxidativo e suas implicações no portador de doença pulmonar obstrutiva crônica

Fotos Relacionadas

Coordenador do Fisioterapia publica artigo em revista de Biomedicina internacional

O Coordenador do Curso de Fisioterapia, Prof. Dr. Joaquim M. F. Antunes Neto, teve artigo publicado na prestigiada revista científica "Brazilian Journal of Biomotricity", intitulado "Oxidative Stress and Muscle Cell Damage Biomarkers Monitoring in Male Volleyball Athletes During a Competitive Season". O respectivo trabalho fecha um ciclo de ensaios laboratoriais que buscam determinar parâmetros de lesões musculares no esporte de alto rendimento. O autor ressalta que o mais importante é o monitoramento de marcadores confiáveis, que possam dar a dimensão da condição muscular do atleta. "No esporte de alto nível de rendimento atlético, as questões de intensidade, duração e frequência de treino são determinantes para o sucesso nos resultados. Um método confiável de mensuração do potencial lesivo muscular é buscado por vários pesquisadores no mundo todo. Creio que contribui com esse processo, uma vez que tenho muitas citações minhas por vários grupos importantes, tanto no Brasil quanto no exterior". O próximo passo é a divulgação desta metodologia no Congresso Olímpico, que será realizado no período dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro - 2016.

Fotos Relacionadas

IESI terá 7 cursos de pós-graduação em 2015

O IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira), em parceria com a UNIP (Universidade Paulista), abrigará sete cursos de pós-graduação no próximo ano. Dentre eles, seis serão semipresenciais, sendo: MBA em Gestão de Recursos Humanos; MBA em Gestão Empresarial; Docência de Ensino Superior; Fisioterapia Dermatofuncional e Gestão de Saúde e Direito Empresarial, todos com duração de um ano. O curso de Enfermagem na UTI terá a duração de um ano e meio com presenças quinzenais.

Estarão disponíveis 60 vagas para cada curso da pós, e as inscrições poderão ser realizadas a partir do mês de novembro. Os cursos serão oferecidos nos dois campi do IESI localizados no centro.

“A grande vantagem é que todos os cursos terão preços acessíveis, de R$ 190 à R$ 300. É algo que não encontramos na região, e nós teremos o prazer de disponibilizar àqueles que querem ter uma pós-graduação no currículo”, acrescentou o diretor geral do IESI, William Zacariotto.
Além dos cursos de pós-graduação, a faculdade também terá o novo curso superior de Farmácia. Atualmente a faculdade dispõem de 11 cursos superiores em funcionamento, com 19 autorizados pelo MEC (Ministério da Educação).


Trabalho do curso de enfermagem será apresentado em Jornada de Enfermagem na Unicamp

Título do Trabalho: CONTINUIDADE DA AMAMENTAÇÃO APÓS ALTA HOSPITALAR: DESAFIO DE UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA

Autores: Professores da Graduação em Enfermagem Daniela Sandy Turole; Elaine Ribeiro; João Paulo M. Souza; Thuê Ornellas, aluna do 6 semestre enfermagem Janaína Camargo.

QUANDO SERÁ: Campinas - SP

LOCAL DO EVENTO: UNICAMP / CAISM
DATA DO EVENTO: Dia 08 e 09 de OUTUBRO de 2014

NOME DO EVENTO: XVII Jornada de Enfermagem do CAISM/UNICAMP

IMPORTANCIA PARA O CURSO NA VISAO DA COORDENAÇÃO*:

Um trabalho científico sempre é realizado com intuito de contribuir, apontar, levantar reflexões sobre determinada temática. O IESI possui um corpo docente qualificado e diversificado nas várias áreas de atuação da enfermagem. Isso contribui para a sólida formação do futuro profissional enfermeiro.

A participação na Jornada Científica do CAISM/ UNICAMP, por se tratarem de atividades educacionais fora da sala de aula, oferece aos participantes a convivência com outros cenários, outras realidades que, somadas ao nosso cotidiano, se transformam em aprendizagem.
*Parecer da Coordenadora Daniela Turole


Curso de Administraçao IESI recebe premio de Melhores Universidades do Guia do Estudante


Cursos de Pedagogia, Ciências Contábeis e Fisioterapia do IESI são reconhecidos

No ultimo dia 28 de julho de 2014, foram publicados através do Diário Oficial da União mais três reconhecimentos de cursos superiores do IESI, foram reconhecidos o Curso de Ciências Contábeis (Portaria 425/2014) e os cursos de Pedagogia e Fisioterapia (Portaria 431/2014).

Com esta publicação o IESI conta com 8 cursos reconhecidos (Administração, Direito, Comunicação Social, Turimo e Superior em Gestão Comercial).

No ano de 2013 foram realizadas as demais visitas e devem sair os resultados ainda esse ano dos demais cursos.

Na foto abaixo - Os coordenadores dos cursos reconhecidos (Luciano Cesar Moraes - Ciências Contábeis, Jaqueline Lixandrão dos Santos - Pedagogia e Joaquim Antunes Neto - Fisioterapia).

Fotos Relacionadas

Pronatec

O IESI abriu nesta semana 200 vagas totalmente gratuitas para o curso de técnico em Logística no período da manhã com inicio imediato já neste mês de setembro próximo.

Segundo o diretor William A Zacariotto , o convenio firmado com o governo federal, oferecerá neste momento vagas através do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e emprego as quais serão quatro salas com 50 alunos cada.

Para se matricular os alunos devem se cadastrar no site do IESI , www.uniesi.edu.br, através do link Pronatec Cursos Profissionalizantes e realizar o pré cadastro. Após o cadastro o aluno terá ainda de realizar a matricula local com a entrega de documentos junto à Secretaria do IESI.

O único pré requisito é ter cursado o Ensino Médio, desta forma, os alunos podem se pré inscrever e já iniciar o curso neste semestre.

O curso de logística será realizado no próprio Iesi , localizado na Av. Rio Branco, 99 Centro de Itapira, com as mesmas estruturas oferecidas ao ensino superior, inclusive com acesso a Biblioteca com mais de 20 mil títulos e laboratórios de informática.

A escolha do curso de logística na região foi pela possibilidade de atuação e do grande mercado regional, estamos em crescimento e o desenvolver competências para estratégias de transporte e logística são vitais para as empresas, não basta produzir, é necessário armazenar e distribuir eficientemente hoje, certamente com os altos custos de transportes , o profissional pode ser ponto chave para as empresas na cadeia de processos produzindo performance, cumprindo prazos e até mesmo gerando economia.

Possibilidades de Atuação do profissional de logística.

  • Auxiliar na elaboração de laudos, perícias, pareceres, relatórios e planos, inclusive de incorporação de novas tecnologias;
  • Desempenhar atividades de cunho gerencial;
  • Apoiar a gestão eficiente das atividades logísticas de organizações, tanto no varejo, no segmento industrial, no segmento público bem como nas operações globais;
  • Atuação nas áreas de pesquisa, inovação, desenvolvimento de novos produtos e marketing;
  • Auxiliar a administração de sistemas de controle de qualidade;
  • Interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, tático e operacional, aplicáveis à gestão organizacional.

Matriculas

  • PRONATEC – Bolsa Formação: oferta de bolsa 100% gratuita para cursos técnicos.
  • Público alvo para a 1º e 2º chamada: brasileiros que concluíram o Ensino Médio, com idade entre 16 e 59 anos, COM obrigatoriedade de nota do ENEM.
  • Público alvo para a 3º chamada: brasileiros que concluíram o Ensino Médio, com idade entre 16 e 59 anos, SEM obrigatoriedade de nota do ENEM.
Fotos Relacionadas

Alunos do Fisioterapia do IESI tem trabalhos publicados em revista internacional

A revista internacional Lecturas, Educación Física y Desportes (Leituras, Educação Fisíca e desportes), selecionou e publicou dois artigos de Trabalhos de Conclusão de Cursos de alunos do Fisioterapia do IESI.

Os trabalhos são "Esclerose Múltipla, Fadiga e Atividade Física", de Jonathan Mancini Scaglia, e "A Importância do Atendimento Domiciliar para a Criança com Paralisia Cerebral e seu Cuidador", de Elisabete Ap. de Oliveira Almeida, e estão disponiveis no site da revista digital acessado por http:// www.efdeportes.com.

Segundo o coordenador do Curso, Prof. Dr. Joaquim M. F. Antunes Neto, os alunos são estimulados, logo nas primeiras ações de estágio, a aprofundarem-se na literatura científica especializada, o que favorece a concepção de excelentes trabalhos de conclusão de curso.

Fotos Relacionadas

Alunos do Curso de Ciência da Computação do IESI desenvolvem projetos de tecnologia sociais e educacionais

Os alunos do curso de Ciência da Computação do IESI, desenvolveram ótimos projetos de tecnologia voltados para área de educação e para a sociedade Itapirense.

Um dos projetos de conclusão de curso abordou o desenvolvimento de um sistema que irá auxiliar a Cooperativa no cadastro de cooperados, controle de recebimento de coletas, Estoque dos produtos coletados, Venda das Coletas, Pagamento dos cooperados pelas coletas que entregaram e Controle Financeiro.

Foram desenvolvidos ainda três belíssimos projetos de avaliação Institucional e de professores para serem utilizados todos do modo Freeware, gratuito.

A qualidade dos projetos e dos sistemas puderam ser acompanhados de perto pelo Coordenador Antonio Tupinambá, pela coordenação pedagogia e direção.

Fotos Relacionadas

O Iesi participou do Dia do Desafio na cidade de Itapira-SP

Nesta quarta-feira, 28 de maio de 2014, foi realizado o Dia do Desafio. A cidade de Itapira terá como adversário o município de Huaraz, do Peru. O ISI Instituto de Ensino Superior de Itapira promoveu 30 minutos de dança para os alunos no bloco B do Campus I.

Fotos Relacionadas

Alunos do IESI recebem homenagem na Câmara de Itapira

Os alunos do IESI receberam uma homenagem na Câmara municipal de itapira pelos eventos realizados de Educação de Transito "Não seja Bixo no trânsito e doação de bombom na pascoa solidária do IESI 2014.

Fotos Relacionadas

Professora do IESI é destaque em Jornal de Grande Edição Nacional

A professora do IESI Maria Carolina Soliani Pereira foi destaque no Jornal Correio Popular em Campinas no dia 10 de maio de 2014. A professora apresentou uma palestra e discorreu sobre a lei da copa. Confira na imagem abaixo.

Fotos Relacionadas

IESI firma parceria com a Livraria Saraiva

O IESI acabou de firmar um novo convenio para desconto dos alunos nas compras junto com a Livraria Saraiva. Os alunos terão descontos em livros e produtos da Saraiva no link: http://www.livrariasaraiva.com.br/iesi/PAC_ID=129311

 


Alunos de Direito realizam visita técnica ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) em São Paulo

No dia 29 de abril de 2014, quarenta alunos do primeiro ao décimo semestre do Curso de Direito do IESI estiveram no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para uma visita técnica.

Após calorosa recepção, foram encaminhados para a sala de imprensa, onde o Dr. Itagiba Franco, Delegado Chefe da Divisão de Homicídios fez uma explanação sobre o funcionamento do Departamento, inclusive distribuindo aos alunos um organograma sobre todas as suas divisões. Nesta ocasião, após rever a aluna Teresinha Anella, amiga há mais de quarenta anos, em emocionante reencontro, contou sobre sua carreira na polícia e relatou diversos casos importantes resolvidos pelo Departamento.

Também compareceu ao encontro, a Dra. Elisabete Sato, Diretora Geral do DHPP, que incentivou os alunos a atingirem seus ideais, comentou sobre sua trajetória e fez uma explanação geral sobre o Departamento que comanda e onde trabalham mais de setecentos profissionais.

Na sequência houve a exposição de alguns casos por um dos peritos criminais e os alunos divididos em grupos se dirigiram ao gabinete de cinco delegados que separaram alguns inquéritos para análise pelos estudantes, que ainda foram orientados sobre a rotina da investigações, por um período de mais de duas horas.

Após breve pausa para o almoço, os alunos conheceram algumas instalações do prédio, em especial o setor de Artes Forenses, onde tiveram contato com equipamentos tecnológicos sofisticados e conheceram dois casos de reconstituição facial e reconhecimento de cadáveres.

Houve um breve despedida no gabinete do Dr. Itagiba Franco, e os alunos retornaram à Itapira.

Nossos mais sinceros agradecimentos ao Dr. Itagiba Franco, que além de organizar o evento, dedicou todo um dia de trabalho para atenção exclusiva aos alunos, que muito aprenderam com esta visita.

Fotos Relacionadas

Aluno do IESI se destaca na proteção dos rios

O Aluno do Curso de Direito Cleofas Viana esta engajado em diversas comunidades com o foco na economia de água, mortandade de peixes e acompanhamento de perto da qualidade dos rios da região, em especial o de Mogi Guaçu. O aluno participou no ultimo final de semana junto com o Grupo Eco 21(fundado pelo Edmax Santiago) e a Tv Mogiana de uma ação de fiscalização no Rio Mogi Guaçu.

De barco coletaram amostras de água em dois pontos do Rio onde são despejados as águas dos tratamentos da principais empresas da cidade. As amostraras serão encaminhadas aos órgãos competentes e em 20 dias sairá o resultado oficial

O foco é verificar a qualidade dos tratamentos e se há ou não contaminação do rio , outras ações foram desenvolvidas pela comunidade que vão desde a limpeza dos rios, verificação de mortandade de peixes e emissão de alertas, todas ações comunitárias sem fins lucrativos preservando o meio ambiente.

Fotos Relacionadas

Congresso Paulista de Enfermagem

A coordenadora e os professores do curso de Enfermagem do IESI, estarão apresentando nos dias 23 a 26 de Abril de 2014 três artigos científicos no renomado congresso Paulista de Enfermagem a ser realizado no palácio de convenções do Anhembi. Os trabalhos foram desenvolvidos pelos professoras Daniela Turole; Elaine Ribeiro; João Paulo m. Souza; Thuê Ornellas, são: O papel da equipe de enfermagem na adesão ao tratamento farmacológico: O hipertenso em foco, O cumprimento e medida de segurança judicial em unidade psiquiátrica e as relações familiares: Limites e possibilidades do profissional enfermeiro para reinserção familiar e auditoria em centro cirúrgico : Uma ferramenta de gestão.

Fotos Relacionadas

Melhores Alunos

Melhores alunos


IESI é destaque entre as melhores faculdades de Administração do país

O Instituto de Ensino Superior de Itapira é destaque entre as melhores faculdades de Administração do país conforme aponta o Guia do Estudante da editora abril na edição de 14 de Outubro de 2013 .

O comprometimento da coordenação, Professores e alunos foi ponto chave para repetir novamente o conceito 5 afirma o diretor.

Confira: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/melhores-faculdades/category/administracao/


Iesi lança novo curso de Logística

Nesta ultima semana foi autorizado pela portaria 620 de 22 de novembro de 2013 o curso Superior de Tecnologia em Logística, um curso de duração de dois anos com diploma de graduação. Serão ofertadas 100 vagas e os vestibulares já podem ser realizadas por agendamento pelo site www.uniesi.edu.br.

O Curso Superior de Tecnologia em Logística tem por objetivo formar profissionais capazes de planejar, colocar em operação e controlar as atividades de logística de uma empresa, utilizando as metodologias e tecnologias atualizadas de gestão e identificando oportunidades de redução de custos, aumento da qualidade dos serviços em geral e aumento da qualidade de cumprimento do prazo.

O profissional sairá preparado para otimizar os processos de aquisição, armazenamento e distribuição de materiais dentro do conceito de cadeia de suprimento (supply-chain), bem como para analisar aspectos de dimensão e localização de Centros de Distribuição, visando à minimização de custos operacionais e tributários, sem perda na qualidade dos serviços, e possibilitando vantagens competitivas para a empresa.

Esse tecnólogo, que visa a aprimorar o desempenho organizacional das empresas, avalia, projeta e implementa sistemas de transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos, de forma econômica, rápida e segura. Com seus conhecimentos, gerencia as pessoas para que o processo funcione da melhor maneira ao longo da cadeia de suprimentos. Ele pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística.


Telhas do antigo telhado são doadas à UIPA (União Internacional de Proteção Animal)

O Campus I do IESI foi reformado e todas as telhas foram substituídas por novas. Uma grande quantidade de telhas antigas foram doadas à UIPA e farão parte dos canis para os animais, um ponto forte para o apoio a entidade para que continue realizando este maravilhoso trabalho de retirar e tratar dos animais da cidade de Itapira.

Fotos Relacionadas

IESI lança Cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Serviço Social.

O IESI tem três novos cursos aprovados para funcionamento , são eles Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Serviço Social. Os cursos serão oferecidos no período noturno e tem 100 vagas disponíveis , agende já o seu vestibular.


IESI - ITAPIRA recebe selo “IES SOCIALMENTE RESPONSÁVEL”

IES SOCIALMENTE RESPONSÁVEL

O IESI - Instituto de Ensino Superior de Itapira recebeu, nesta sexta feira, o selo de “IES Socialmente Responsável” fornecido pela ABMES - Associação Brasileira Mantenedoras de Ensino Superior.

O selo é fornecido às faculdades que desenvolveram ações sociais ao longo do exercício de 2008 e, em especial,  no dia 27 de Setembro (dia da responsabilidade social).

As ações sociais foram desenvolvidas pelos alunos do instituto em conjunto com o corpo docente e funcionários. Foram arrecadadas e doadas 2.000 fraldas geriátricas aos idosos, uma balança e 1.100 quilos de ração animal.

Outro destaque são as festas de recreação desenvolvidas para os idosos de duas entidades e uma festa com o público infantil, que permitiram a integração dos alunos com o trabalho voluntário. Há ainda uma parceria da Prefeitura de Itapira e do Instituto que promove cursos de informática, para a terceira idade.

Novas ações já estão em andamento, que tratarão de viagens para as crianças, recreação e campanhas de venda de ingressos.

O prêmio, segundo a coordenação,  é uma conquista coletiva dos alunos e professores que tanto têm se dedicado a desenvolver trabalhos voluntários.